O tráfego qualificado está entre as estratégias que envolvem maiores potenciais de conversão. Isso porque essa técnica envolve pessoas que possuem interesse pelo conteúdo que está sendo debatido no site ou página. Dito isso, confira algumas dicas para gerar tráfego qualificado com SEO a seguir.

Conquistar um tráfego qualificado com certeza agrega muito valor ao seu conteúdo, além de gerar engajamento e elevar a autoridade da marca. Nesse sentido, essa é uma estratégia interessante para melhorar o seu potencial de conversão.

No caso do marketing digital, gerar tráfego e qualificar os leads (potenciais compradores) são etapas estratégicas cruciais para o seu negócio. Inclusive, as duas possuem uma certa ligação.

Como o foco do marketing digital costuma ser tornar os resultados otimizados, eficientes e ágeis, um dos seus objetivos deve ser gerar tráfego qualificado. Assim, confira algumas dicas para atingir essa meta.

Definição de um tráfego qualificado

A priori, é interessante trazer uma definição sobre o que é o tráfego qualificado. Assim, esse tráfego é formado por visitantes reais, que se interessam pelo conteúdo postado e com potencial para adquirir o seu produto ou contratar o serviço. Isto é, o tráfego qualificado é o que traz retorno sobre o investimento.

Dentre as suas características mais marcantes sobre os visitantes, podemos citar:

- Os visitantes interessados pelo conteúdo da página, do site ou blog estão realizando alguma pesquisa por interesses pessoais;

- Visitantes que já são clientes, porém, visitam o conteúdo por lealdade ou por gostar da marca;

- Interação dos visitantes, de forma positiva, que retornam a fim de consumir o seu conteúdo, além de compartilhar; e

- Visitantes cujo propósito é fazer alguma compra rápida.

Assim, é possível interpretar de diferentes formas o tráfego qualificado, a depender do negócio e as suas particularidades. Até porque cada negócio tem o seu próprio segmento e, por consequência, personas distintas.

Por isso, definir uma persona é uma etapa primordial para todos os negócios. Com isso, você tem em mãos as características necessárias para entender sobre a produção de conteúdo.

Tipos de tráfegos que podem ser gerados

Para que você entende ainda melhor o que é o tráfego qualificado, entenda outros tipos de tráfego que podem ser gerados:

- Tráfego orgânico: o tráfego orgânico é um dos mais conhecidos, pois é gerado sem nenhum impulsionamento pago, mas depende da frequência e relevância do conteúdo;

- Tráfego pago: já o tráfego pago é gerado nos cliques de anúncios e nas mídias pagas;

- Tráfego direto: quando o visitante digita na barra de pesquisa e não há intermediário para direcionar esse cliente ao conteúdo;

- Tráfego social: nas redes sociais;

- Tráfego de referência: quando a visita surge de um link postado nos sites, páginas ou blog; e

- Tráfego de e-mail marketing: a partir da assinatura de newsletters.

Com a variedade de tráfegos existentes, o blog e o site geram tráfegos, de maneira involuntária, ou não. Assim, com a definição eficiente da persona, você pode ter uma estratégia de qualidade.

A importância de um tráfego qualificado

Ter um tráfego qualificado é muito importante, pois ele impulsiona o seu negócio, como com a conversão de vendas. No momento em que um conteúdo é produzido, a ideia é que os visitantes interajam com esse texto.

Logo, o visitante qualificado passará mais tempo para interagir com esse conteúdo, além de curtir e compartilhar com os seus conhecidos. Essas interações fazem com que o site tenha uma relevância maior em buscadores, como o Google. O que, por consequência, gera visitantes qualificados.

Em resumo, o tráfego qualificado apresenta um enorme potencial de conversão, gera negócio, melhora a visibilidade do site e conecta esse conteúdo a contatos qualificados.

Dicas para um tráfego qualificado

Após essa contextualização sobre o tema, confira algumas dicas para um tráfego qualificado. Mas saiba que ele depende da relevância, veracidade dos dados e frequência.

Procure por palavras-chave que estejam em alta

A primeira dica é que você procure por palavras-chave que estejam em alta, e isso é crucial na produção de conteúdo. Nesse momento, é de suma importância levar em consideração os questionamentos do seu lead, além das necessidades, com base no funil de marketing.

Saiba, ainda, que há uma certa concorrência de palavras-chave em buscadores, e as que estão sendo mais utilizadas tendem a tornar essa produção mais difícil. Por isso é importante que você faça uma curadoria eficaz.

Esteja sempre revisando a sua persona

A persona pode ser definida como o seu cliente ideal, logo, ela costuma trazer especificações e detalhes. No entanto, isso não significa que você não possa mudar algumas informações. Assim, esteja sempre revisando essa persona, a fim de melhorar a produção de conteúdo.

Faça o link Building com técnicas de SEO

É importante que o seu site, página ou blog esteja repleto de técnicas de SEO, que melhoram o ranqueamento desse link. Isso significa dizer que você vai utilizar as palavras corretas para formar links e outras técnicas.

Contudo, é importante destacar que as técnicas de SEO nem sempre são simples de aplicar, e precisam de profissionais da área para melhorarem o seu texto. Isso vai aumentar a taxa de conversão de leads, atrair e fidelizar os seus clientes, melhorando a performance do negócio.

Quer ver mais conteúdos exclusivos como esse? Assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!

aumente sua presença digital

Tem um negócio?
Aumente seu Tráfego Orgânico.

icone - consultoria de SEO WebPeak