No cenário de compras de hoje, os negócios que se destacam são aqueles que prosperaram em ambientes omnicanal, ou seja, em diferentes canais de vendas.
Os consumidores têm uma riqueza de opções, desde onde compram um produto até quando o recebem e como entram em contato com o atendimento ao cliente. As empresas que oferecem atendimento multicanal, entendem seus mercados variados e têm fortes soluções digitais em vigor para automatizar e gerenciar as diferentes fontes de dados envolvidas.
Esse tipo de gerenciamento de canais de vendas costumava ser difícil, mas a tecnologia de hoje o tornou mais acessível do que nunca. Na verdade, as empresas que não conseguem adotar estratégias omnicanal geralmente ficam para trás da concorrência.
Se você não estiver usando vários canais e gerenciamento de estoque, estará deixando dinheiro na mesa. Embora possa parecer um processo complexo, elaboramos um guia que vai te salvar no mercado competitivo. Confira!
Você já tentou equilibrar vários pratos ao mesmo tempo? Gerenciar diferentes canais de venda é basicamente isso: uma tarefa que exige foco, organização e as ferramentas certas para garantir que nenhum "prato" caia e, principalmente, que seus clientes tenham a melhor experiência possível em todos os pontos de contato com sua marca.
Hoje, com tantas opções — lojas físicas, e-commerce, marketplaces, redes sociais, entre outros —, oferecer uma experiência consistente e integrada em todos os canais é o grande desafio para empresas que desejam crescer e fidelizar clientes. Mas não se preocupe, vamos apresentar como fazer isso de maneira produtiva.
Primeiro, vamos alinhar os conceitos. Canais de venda são os meios por onde seus produtos ou serviços chegam até os clientes. Eles podem ser:
O cliente que compra na sua loja online espera o mesmo nível de atendimento e eficiência se for até a loja física. E sabe o que pode arruinar essa experiência? Falta de integração. Se um cliente vê um preço no site e encontra outro na loja, ou se um pedido feito online não pode ser trocado presencialmente, ele vai ficar frustrado.
Diante desse cenário, você pode perder não só a venda, mas também a confiança desse cliente. Por isso, integrar e gerenciar seus canais de venda de forma estratégica é fundamental para criar experiências fluidas e fortalecer a relação com o consumidor.
Quer esteja diante de estratégias de marketing, vendas ou gestão de reclamações de clientes, o CRM multicanal é a garantia de organizar melhor os dados dos seus clientes e centralizar tudo num único ponto de referência: uma ‘’mais-valia’’ para melhor coordenar as suas equipas e evitar perdas de energia.
Implementar uma estratégia que combine canais pode levar tempo, mas, no médio prazo, representa ganhos reais de produtividade para a empresa. Aliás, isso nem sempre precisa ser complicado, já que o Zoho CRM, aliado ao treinamento da WebPeak Consultoria, partner premium da Zoho no Brasil, resolve boa parte dos problemas que poderiam surgir.
Mas antes de falarmos sobre isso, confira o que você precisa fazer:
A palavra pode parecer complicada, mas o conceito é simples: omnichannel significa integrar todos os seus canais de venda para criar uma experiência consistente. Por exemplo, com essa estratégia:
Aqui, a integração é a estrela do show. Quando seus canais de venda “conversam” entre si, o cliente percebe um atendimento mais eficiente e se sente valorizado.
Se você já tentou gerenciar um time de vendas com anotações em papeis e planilhas soltas, certamente já se frustrou. É praticamente impossível acompanhar todas as interações e manter o controle. Por isso, usar um CRM (Customer Relationship Management) é tão importante.
O Zoho CRM, por exemplo, é uma solução completa que centraliza informações, automatiza tarefas e permite que você gerencie todos os seus canais de venda em um único lugar. Com ele, você pode:
Esse tipo de ferramenta não só facilita a gestão, mas também ajuda a melhorar a experiência do cliente, permitindo personalização e respostas rápidas.
A tecnologia é a melhor aliada quando o assunto é otimizar a gestão dos seus canais de venda. Com o CRM Zoho, você poderá agilizar desde o envio de e-mails até notificações sobre interações importantes, como um cliente abrindo uma proposta ou respondendo a uma campanha.
Além de obter relatórios detalhados das compras realizadas, atendimento em tempo real, e telefonia integrada. Por essas e muitas outras, uma ferramenta como o Zoho CRM faz toda a diferença.
Com os canais de comunicação detalhados neste artigo, as empresas podem otimizar suas estratégias de CRM, proporcionando uma experiência personalizada e integrada para seus clientes.
Mas para aproveitar ao máximo esses canais de CRM, você precisa da plataforma certa para gerenciá-los. O Zoho CRM é projetado para ajudar empresas a gerenciar seus canais de forma integrada e personalizada, ou seja, prepare-se para transformar seus canais de venda em um diferencial competitivo.
Gostou das dicas? Compartilhe sua experiência nos comentários ou entre em contato para saber mais sobre o Zoho CRM e veja sua empresa crescer!
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