Conheça os 5 KPIs de vendas para melhorar seu desempenho e garantir seus resultados! Adicione-os à sua lista de métricas agora.
"Se você não pode medir, não pode melhorar."
Esta famosa citação vem de William Thomson, mais conhecido como Lord Kelvin, um famoso físico e engenheiro escocês do século XIX. Mas qual é a relação entre essa famosa frase e os indicadores de desempenho (KPI) de vendas?
A sigla KPI corresponde aos termos em inglês “ Key Performance Indicator ”, ou literalmente em português, “Indicadores de desempenho”.
Neste artigo você verá que os KPIs de vendas são utilizados, como o próprio nome sugere, para medir o desempenho dos processos de negócio, permitindo assim uma melhor gestão, mas também melhorá-los.
Antes de escolher e definir corretamente os indicadores de desempenho, primeiro é importante conhecer os principais tipos.
Você já os conhece? Caso não seja o caso, não se preocupe, ao final deste artigo você já estará apto para implementar todos esses indicadores na sua empresa!
Entender o que são indicadores de desempenho é uma tarefa relativamente simples.
Você já conhece o significado da sigla KPI e do termo frequentemente usado em português “Indicador de Desempenho”. Porém, na prática, o que isso significa?
É importante lembrar que os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são ferramentas para auxiliar a gestão comercial. Essas ferramentas fazem parte de um processo maior de monitoramento e melhoria de processos.
Graças a esta definição, você poderá entender o que são os KPIs de vendas:
Os indicadores-chave de desempenho são ferramentas de gestão amplamente utilizadas pelas empresas em todo o mundo para medir e avaliar o desempenho dos seus processos e gerenciá-los da forma mais eficaz possível. E o objetivo é atingir metas e objetivos previamente definidos pela empresa.
Observe que existem vários tipos de KPIs de vendas, cada um com uma finalidade e para serem utilizados em uma circunstância específica.
Estas ferramentas podem ser quantitativas ou qualitativas, o que significa que, dependendo da intenção do gestor e dos tipos de indicadores-chave de desempenho escolhidos, ele pode avaliar os processos quantitativamente, bem como a sua execução qualitativamente.
O potencial de ferramentas de gestão de processos você já sabe que possui, no entanto, também são excelentes vetores de comunicação na empresa. Com efeito, qualquer que seja o nível hierárquico da pessoa envolvida com essas tarefas, os desenvolvimentos realizados serão facilmente comunicados.
Nesta fase de desenvolvimento, um bom plano de comunicação interna também pode ser útil. Com efeito, os diferentes tipos de indicadores de desempenho permitem transmitir simultaneamente a missão, a visão e os valores da empresa a todos os colaboradores.
Através desta comunicação, suas equipes estarão melhor integradas na empresa e tomam consciência, neste contexto coletivo, da importância do seu papel.
Os indicadores são fundamentais para desenvolver melhorias no seu negócio. Para te ajudar, leia a seguir. Veja quais são os principais KPIs de vendas que você deve conhecer:
O Ticket Médio é um dos KPIs quantitativos fundamentais para acompanhar a evolução da produtividade de vendas. Ele representa o valor médio das vendas realizadas pela empresa, permitindo analisar o desempenho dos seus vendedores mensalmente ou anualmente.
O Custo de Aquisição por Cliente (CAC) indica quanto a empresa gasta para adquirir um novo cliente. Este indicador é essencial para avaliar a eficácia das estratégias de marketing e vendas e garantir que os custos de aquisição estejam alinhados com o valor que o cliente traz para o negócio ao longo do tempo.
O Lifetime Value (LTV) é o valor total que um cliente gera para a empresa durante todo o seu relacionamento. É importante para entender o retorno do investimento em aquisição de clientes e orientar as estratégias de retenção e fidelização.
O Tempo Médio de Venda indica o tempo médio necessário para fechar uma venda, desde o primeiro contato com o cliente até o fechamento do negócio. Monitorar o tempo médio de venda é útil para identificar gargalos no processo de vendas e implementar melhorias para acelerar as conversões.
A taxa de conversão representa a proporção de leads ou clientes potenciais que realizam uma determinada ação desejada, como fazer uma compra ou assinar um contrato. Essa taxa é essencial para avaliar a eficácia das estratégias de vendas e marketing e identificar oportunidades de otimização.
Os KPIs de vendas fornecem uma análise regular do progresso de suas negociações, dessa maneira, permite ajustes e melhorias ao longo do tempo. Através do Zoho CRM, a integração de indicadores possibilita o monitoramento e melhorias no desempenho comercial.
Ao implementar um CRM, as empresas podem criar KPIs personalizados para medir uma variedade de métricas importantes. Desde a receita média anual por representante de vendas até a taxa de conversão de leads, o Zoho CRM garante flexibilidade para adaptar os indicadores de acordo com as necessidades de cada negócio.
Para começar a utilizar KPIs no Zoho CRM, é simples. Basta seguir alguns passos simples de configuração, como selecionar o estilo de KPI desejado, escolher as métricas e definir os critérios de comparação.
Aproveite ainda outras funcionalidades. Por exemplo, o sistema permite o envio de e-mails personalizados com base no histórico de compras dos clientes, incentivando a lealdade e o engajamento. Além disso, o CRM rastreia as preferências e interações dos clientes, fornecendo insights valiosos para aprimorar as estratégias de vendas.
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