Gerar Leads para sua empresa é o início da estratégia de Inbound Marketing, que é o oposto de Outbound Marketing, definido por ser o marketing tradicional (outdoors, propagandas publicitárias em comerciais televisivos, em revistas, etc.). O Inbound trata-se de atrair visitantes e materiais educativos para converter esses visitantes em Leads.
Neste conteúdo vou te mostrar como gerar leads para sua empresa!
Vamos lá!
Tenho certeza que você deve estar pensando que esta dica é super óbvia, mas não é. Quero chegar em alguns pontos deste passo a passo para você alcançar sucesso em suas estratégias. Existe uma regra básica no marketing digital que é “Conteúdo é tudo”.
Isso mesmo, tudo parte de um bom investimento em conteúdo qualificado, que seja interessante para direcionar e engajar pessoas. Deixando de lado esta regra base, como oferecer informações?
Neste primeiro momento você quer atrair novos leads e não deve deixar de considerar que no topo do processo decisório de um potencial consumidor está o estágio que denominados como estágio da informação. Aqui o consumidor não deseja receber conteúdos sobre o seu produto ou serviço, o que ele realmente quer é compreender melhor sobre os seus próprios anseios, o seu problema de consumo e como pode solucioná-lo. Ele quer uma solução.
Ao oferecer um conteúdo de qualidade para seus leitores nessa etapa, você está legitimando uma ótima maneira de conseguir novos leads que se interessam por algum de seus materiais.
Sabe onde se encontra os erros de algumas marcas?
Na insistência descabida, que estão em ligar demais as informações oferecidas aos seus produtos, ofertas e outros. Em um estágio tão inicial da relação com o potencial cliente, esse tipo de comportamento da empresa afasta pessoas, muito pelo contrário de atraí-las.
A produção de conteúdos somente com foco de obter novos clientes não é válida, NÃO é recomendada. Produza conteúdos que dê conselhos, dicas, assistência, guias sobre o problema que seu leitor está passando, não sobre o seu produto ou serviço. As oportunidades para este momento irão surgir mais na frente do processo decisório e assim você poderá fazer isso e alcançar a tão sonhada conversão do lead em cliente.
Busque gerar e nutrir leads até a efetivação de vendas, saiba que é um processo mais demorado, de médio e longo prazo, mas que vai gerar mais retorno no futuro. Então, tenha muita paciência e foque em um trabalho eficiente.
Se tratando da internet, sem dúvidas nenhuma: as pessoas vão recorrer ao Google! E para que você direcione o tráfego e gere leads é preciso ter relevância nos buscadores investindo em ferramentas e conceitos de direcionamento de tráfego.O SEO (search engine optimization) deve ser adequado ao tamanho e objetivo da sua empresa, e nele está incluso inúmeras técnicas para que você esteja nas melhores posições do Google.
O CRM faz referência a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias que focam no cliente. Esta prática é utilizada por pequenas empresas e startups até médias e grandes organizações, e cabe muito tempo à negócios que buscam por praticidade e eficiência, pois é utilizada para gerenciar e analisar as interações com seus clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas e a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes. O CRM cumpre a função de armazenar informações de clientes atuais e potenciais, a partir de dados como nome, endereço, entre outros. Não possui tanta relação com SEO, mas certamente é uma excelente forma de você potencializar seus leads a partir de boas ações.
Para conseguir maior sucesso nas estratégias de SEO, realize pesquisas de termos e busque identificar palavras-chave únicas do seu segmento e específicas do seu negócio.
Estamos tratando da era Inbound Marketing, logo, o blog é uma das melhores e mais efetivas ferramentas para gerar leads. O blog é segmentado e deve mostrar a voz da sua marca de forma leve e com uma frequência que proporcione facilidade aos leitores que vão acompanhar seu conteúdo.
A linguagem de suas postagens não deve estar centralizada na oferta de produtos, como já disse acima, e sim na proposta de solução para seu potencial cliente. Um blog gera admiradores que tendem a acompanhar as marcas mais autênticas e ser uma fonte para criar um bom mailing. Diante disso, tenha no blog uma seção para assinaturas de newsletter ou cadastros. Além de informações da marca (logos, produtos, links…) nas laterais, cabeçalho e rodapé do blog, tudo muito visual para que você garanta o alcance de seu público-alvo.
Este é o momento em que muitas pessoas são atraídas por vídeos e imagens, e esses formatos estão entre os conteúdos mais acessados nas redes, com índices de compartilhamento, engajamento e aceitação muito altos.
O cenário é agradável para empresas que investem no âmbito visual, qualquer estratégia para atrair tráfego e gerar leads deve contemplar estes formatos. O mais importante nisso tudo é pensar numa identidade visual coerente e que possa ser usada em diversas plataformas e formatos, para criar identificação e o reconhecimento mais fácil e intuitivo da marca na navegação que os usuários fazem pelos conteúdos oferecidos.
Que tal investir no desenvolvimento com sua equipe em webinars, entrevistas, vídeos aulas, anúncios, campanhas e muitas outras possibilidades?
As imagens também são boas ações para alcance do seu público, invista em fotos e infográficos, pois são as que mais fazem sucesso na rede. As opções não faltam, opte por aquelas que mais cabem na dinâmica de seu negócio e Boa sorte.
Já falei sobre webinars acima, mas quero insistir: webinars, palestras ou seminários online são formatos em expansão que geram grandes empatias e acessos, proporcionando à marca maior proximidade com sua empresa.
Para que um participante se inclua neste movimento, é comum o preenchimento de um cadastro, por isso essa é uma excelente forma de gerar leads e criar uma rede qualificada de contatos. Crie cursos com conteúdos atrativos e até mesmo seriados para que possam ser acompanhados pelos consumidores e compartilhados através de redes sociais ou outras plataformas.
Ao final de cada palestra através dos webinars, a marca deve divulgar informações de contato e direcionar o lead para outro conteúdo (ebook, site…), relacionadas a outras etapas da jornada que envolve o consumo.
Este formato é mais utilizado para B2B, porém, é uma excelente opção para outros formatos. O ebook proporciona um conteúdo mais profundo sobre um assunto ligado ao segmento da marca, que além de demonstrar now-how, credibilidade e percepção de valor, proporciona uma boa experiência ao usuário pela praticidade de acesso.
Um consumidor satisfeito é a melhor propaganda que uma marca pode ter na rede para gerar leads e futuros clientes.É comum pessoas buscarem informações com outras que já tiveram uma experiência com a marca e seus produtos ou serviços através de relatos que o consumidor faz, reconhecendo suas necessidades e soluções possíveis para os seus problemas.
Um lead que é gerado a partir de uma recomendação de um conhecido é considerado um lead qualificado e mais propenso a realizar compras, as chances são muito altas. Mantenha uma relação constante e realize o feedback das suas vendas. Esta é uma forma para demonstrar interesse e preocupação para os seus clientes. Crie maiores laços no relacionamento, identifique com atenção os problemas do seu produto ou serviço, incentive outras compras e, por fim, engaje o cliente a ser um divulgador da marca, que tal pedir avaliação nas redes sociais como o Facebook?
Será um excelente caminho para auxiliar a empresa a gerar mais leads para futuras vendas.
Já passei por esse assunto acima, porém vamos lá: formulários ou cadastros são as portas geradoras de leads. É a partir do preenchimento desses recursos que um visitante irá se tornar um Lead e demonstrar que é um real interessado pelas informações que você disponibilizou. Graças aos formulários que você tem acesso aos dados de contato para nutrir esse lead até que o cliente entre para conversão.
Deixe o formulário bem visível para preenchimento prático, bem posicionado no site, blog e outras plataformas. Ofereça benefícios em troca de informações, como conteúdos completos. Utilize a criatividade ao criar uma landing page.
Criar parcerias com segmentos complementares ao seu negócio, e que não sejam competitivos, ou até mesmo incentivar uma rede de divulgadores de links dos seus conteúdos, fazendo uma estratégia eficaz de Link Building, é uma das melhores formas de gerar leads para sua empresa.
Esta ação permite que você aumente a autoridade da marca na rede, assim como relevância para os buscadores, melhorando assim o seu posicionamento nas pesquisas e direcionando maior tráfego para os seus conteúdos na rede.
Não se esqueça dos relacionamentos com parceiros (o co-marketing e cross-promotion), eles servem para aumentar a exposição da empresa, agregar valor a produtos e serviços. A criação de conteúdos que vão abordar questões comuns aos parceiros, trocar experiências e contatos já existentes é uma boa pedida para co-marketing e cross-marketing.
Uma coisa que sempre digo é: não subestime o Call to Action (CTA). Tudo bem que é algo que está no marketing há algum tempo, porém, dá super certo.
Cada conteúdo criado e disponibilizado pela empresa deve ser elaborado dentro de estratégias que irão atrair potenciais consumidores e os guiá-los no processo de decisão final. Desse modo, o CTA é fundamental para levar um visitante a se tornar um lead (fornecendo dados de contato através de formulário ou outro) e precisa ser adequado ao conteúdo, direcionando os usuários para caminhos sólidos, ou seja, para algum lugar em que ele possa se envolver em conteúdos de seu negócio.
Abordei 10 dicas para você gerar leads para sua empresa. Coloque em prática essas ideias e veja seu negócio crescer ainda mais.
Abraços!
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