Saiba o que é e como implementar o Customer Centric: estratégia de negócio que centraliza o cliente. Confira o papel do CRM e saiba mais!
"Customer Centric” pode soar como mais um desses termos da moda, mas, na realidade, é simplesmente um conceito em inglês para o que deveria ser o básico de qualquer negócio: colocar o cliente em primeiro lugar.
A verdade é que, em meio a tantas siglas e conceitos novos, às vezes esquecemos que a base do sucesso empresarial sempre foi, e sempre será, cuidar do cliente. Então, se você acha que Customer Centric é apenas uma forma sofisticada de dizer o óbvio, você sabe muito bem o que está fazendo.
Que tal aprimorar ou saber mais dessa estratégia de negócio? Entenda o impacto desse conceito, que voltou com tanta força no atual mercado, e como ele pode, de fato, fazer a diferença no seu negócio. Acompanhe a leitura!
É fácil descartar o termo “Customer Centric” como mais uma "buzzword" em um mercado saturado de jargões empresariais. Então, para começar, vamos descomplicar o termo e traduzi-lo, que nada mais é do que "cliente no centro" ou ‘’centralizado no cliente’’.
Focar no cliente sempre foi uma recomendação de ouro para qualquer negócio que queira sobreviver. Então, o conceito é simples e podemos defini-lo como uma estratégia de negócios que coloca o cliente no centro de todas as decisões e ações da empresa.
É uma estratégia que visa garantir que cada processo, produto e serviço seja desenhado para atender às necessidades e expectativas do cliente, com o objetivo de promover assim uma experiência tão brilhante quanto seja digna de fidelização.
Nada de novo. No entanto, o que se esconde por trás dessa teoria é um esforço renovado para lembrar as empresas de que, em um mundo cada vez mais digital e competitivo, entender e antecipar as necessidades do cliente pode ser o diferencial entre ser apenas mais uma opção no mercado ou se tornar uma marca indispensável.
Então, como começar a colocar em prática o Customer Centric? Somos especialistas nesse assunto, então anote essas dicas sobre como fazer a implementação desta estratégia:
Agora você deve estar pensando: Ok! Boas dicas, PORÉM, como eu conheço meus clientes, onde estão essas informações? Como estar presente em todas as redes com qualidade? Avaliar métricas? Quais, como, com que ferramenta?
Para isso, dedicamos os próximos tópicos. Já aproveitando para recomendar o que você vai precisar, que nada mais é do que o Zoho CRM, para colocar a ‘’casa em ordem’’ e a estratégia Customer Centric no ar.
Para uma empresa ser de fato centrada no cliente, é fundamental que ela saiba mensurar como está se saindo nesse quesito. E como a gente faz isso? Existem algumas métricas que ajudam a medir a satisfação e a lealdade dos consumidores. Confira algumas:
Essas três métricas, quando bem analisadas, dão um panorama completo de como sua empresa está se saindo em termos de experiência e disposição dos clientes em serem leais à sua marca.
Agora, vamos ser sinceros: a experiência do cliente não é só sobre números e métricas. É sobre como ele se sente ao interagir com a sua marca. Por isso, precisamos revelar mais um segredo: empresas que conseguem despertar sentimentos de representatividade, valorização, inclusão e realização nos seus clientes, saem na frente.
Mas, calma, como a gente faz para realmente aplicar tudo isso? O CRM organiza e simplifica a relação da empresa com o cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda. É assunto do próximo item, acompanhe!
Depois de tudo o que foi revelado, quando falamos sobre Customer Centric, o que realmente queremos dizer é: colocar o cliente no centro das atenções. E, olha, apesar de esse conceito parecer simples, muitas empresas ainda não entenderam como aplicar isso da melhor forma. Quer um exemplo? Você já entrou em contato com alguma empresa e se sentiu só mais um número, como se suas necessidades não fossem importantes? Pois é, isso é o oposto do intuito dessa estratégia.
O Zoho CRM e o Zoho Desk vão auxiliar o seu negócio, nesse sentido, pois vai além do simples e se destaca das opções da concorrência, afinal, ajuda a conhecer seus clientes de verdade.
Com o CRM Zoho, quando dizemos conhecer, estamos falando dos mínimos detalhes: histórico de compras, interações anteriores, preferências e muito mais. E o melhor? permite que você esteja presente em todos os canais, desde redes sociais até e-mails, garantindo que sua empresa nunca perca uma oportunidade de engajar seus consumidores.
O Zoho Desk vai ser útil para organizar o atendimento ao cliente por meio de tickets. Você consegue oferecer um suporte impecável, ter todas as solicitações centralizadas, com prazos definidos, acompanhamentos precisos e a certeza de que ninguém vai ficar sem resposta. Isso é o que torna o atendimento impecável, focado totalmente no cliente.
Com a ferramenta Zoho Desk fica muito mais fácil seguir os passos da Customer Centric não, é? Afinal, relembre seus passos:
Após tudo o que foi exposto, podemos concordar: implementar esta estratégia é uma tarefa muito mais realizável agora! E dará muito mais retorno com o Zoho CRM e o Zoho Desk.
Experimente estas soluções Zoho!
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