O ponto mais importante de uma empresa, independentemente do seu porte ou segmento de mercado, são os seus clientes. Pensando nisso, as empresas estão se reinventando a cada dia com novas estratégias para manter os bons compradores, assim como se comprometem com a atração de novos consumidores para propagar ainda mais a imagem e o alcance da marca.
Quando apostamos em métodos de fidelização, passamos para esses clientes uma boa impressão que pode se transformar em uma publicidade personificada para o negócio sem que isso implique um custo extra para a empresa.
Um consumidor que acredita na marca, produtos ou serviços que você comercializa, em algum momento irá comentar sobre o assunto na roda de amigos ou nas redes sociais, recomendando o que você oferece de melhor.
É válido ressaltar que uma campanha eficiente é a famosa propaganda boca a boca, que tecnicamente conhecemos como marketing de referência.
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A sua empresa precisa oferecer os melhores serviços e produtos, chamando a atenção de um comprador em potencial. A qualidade do produto ou serviço é fundamental para um bom negócio, mas não é o suficiente para fidelizar novos clientes.
Em um mercado tão competitivo, a empresa precisa ter um diferencial para superar as expectativas e garantir a satisfação e a admiração do consumidor.
Encantar o cliente é uma estratégia que sua empresa não pode deixar de utilizar nos dias de hoje. Contudo, essa é uma tarefa a médio e longo prazos, que vai sendo construída aos poucos, fortalecendo o vínculo com cada consumidor.
Confira à seguir cinco dicas infalíveis para atrair consumidores leais à sua marca:
A primeira coisa que um cliente leva em consideração é o tipo de atendimento que recebeu de determinada empresa, principalmente se ele foi não foi bem atendido.
Caso já tenha tentado, mas ainda não sabe o que fazer para agradar o seu cliente, pense na forma como gostaria de ser atendido. Esse é o segredo do sucesso, investir e manter um atendimento de qualidade, próximo e personalizado, assim você irá conquistar o consumidor.
Sendo assim, é necessário treinar os seus colaboradores para proporcionar ao consumidor a melhor experiência possível. Isso também deve ser aplicado ao suporte no pós-venda ao solucionar as dúvidas dos clientes quanto ao produto ou serviço.
Antes de perder tempo e recursos buscando fidelizar mais clientes, você precisa direcionar a estratégia ao público-alvo que deseja atingir. Dessa forma, é possível adotar ações para atrair as pessoas certas. Essa é a chance da sua marca se tornar conhecida entre o seu público.
Ter essas questões respondidas é algo essencial para traçar a melhor estratégia de marketing a fim de envolver as pessoas certas e a ganhar a lealdade de seus clientes.
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Podemos dizer que neste cenário o cliente está no topo da pirâmide, e por esse motivo, todos os esforços da empresa são direcionados para a sua satisfação. No meio da pirâmide estão os vendedores e todos aqueles que fazem o contato direto com o consumidor.
Já na base estão os gestores, líderes e donos de negócio, que tem a obrigação de fornecer todo o suporte e recursos necessários para a sustentação de toda a estrutura.
A pirâmide invertida nada mais é do que uma ferramenta de análise e gestão que mostra o real papel dos clientes. A partir dela, e de acordo com o comportamento dos compradores, novas estratégias e metodologias de trabalho são elaboradas e adotadas para o sucesso do negócio.
Ressaltamos que o foco não é no produto e muito menos os processos produtivos, mas o consumidor, com o objetivo de adotar uma cultura voltada para o bom atendimento ao maior ativo da empresa.
Os clientes fidelizados podem representar grande parte dos resultados da organização. Sendo assim eles merecem um atendimento qualificado, VIP. Por isso, invista em newsletters exclusivas, bônus, cupons de desconto e vantagens especiais para assinantes do programa de fidelidade.
Antecipar lançamentos também é essencial na hora de fidelizar mais clientes e torná-los compradores assíduos da empresa.
Para identificar se a estratégia de negócio é realmente eficaz na fidelização dos clientes, é fundamental medir os resultados dos indicadores de performance (KPI’s).
Dados como a quantidade de produtos comprados no mês, ticket médio, número de ligações feitas, além do número de leads do site da empresa são métricas relevantes para que o gestor possa analisar se os métodos utilizados para atração estão trazendo o resultado esperado.
Esses indicadores possibilitam uma visão mais ampla sobre o comportamento de seu público-alvo. Através desses números, você pode se adequar e reestruturar as estratégias para alcançar as metas preestabelecidas, tornando o atendimento mais direcionado e inteligente.
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Quando você tem o conhecimento do que o seu cliente gosta e de como ele se comporta, o seu negócio ganha uma vantagem competitiva, uma vez que prevê o padrão de consumo do seu cliente. Isso é fundamental para criar campanhas mais assertiva, mostrando o diferencial de seu produto ou serviço.
O gestor ou dono do negócio precisa encarar esse processo como um ciclo. Quanto mais os indicadores são monitorados, mais a empresa terá acesso aos diferentes perfis de consumidores, assim como maiores são as suas chances de inovar e apostar em novas técnicas para fidelizar mais clientes.
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