Chega de deduzir! Confira os benefícios do CRM analítico: obtenha mais insights e encontre oportunidades para atingir suas metas de negócio!
Quem está atento às tendências do mundo dos negócios, deve saber que os dados são a chave para alcançar metas. Se esse é o seu caso, então facilmente você vai compreender os benefícios do CRM analítico.
Entre tantas inovações que podem estar inseridas na sua operação, já pensou em saber exatamente como suas vendas estão indo, entender exatamente o que seus clientes querem e ainda prever tendências futuras? Parece coisa de filme, né? Mas não é.
O CRM analítico é como um detetive dos dados, captura informações de várias fontes – como histórico de compras, interações no atendimento ao cliente e respostas a campanhas de marketing – e analisa tudo isso para encontrar padrões e tendências.
Esse tipo de CRM é o maior mercado de software do mundo e só tende a crescer. Neste guia completo, entenda o impacto dele em suas tomadas de decisões e como essa ferramenta resulta no sucesso do gerenciamento do seu negócio.
O assunto de hoje é sobre uma ferramenta que está mudando o jogo para muitas empresas: o CRM analítico. Sabe aqueles dados que a gente coleta dos clientes e às vezes não sabe muito bem o que fazer com eles? Pois bem, esse tipo de CRM tem como objetivo para dar sentido a essa montanha de informações.
Já pensou em visualizar exatamente como estão suas vendas, sacar o que seus clientes estão buscando e ainda antecipar o que vem por aí? Com um CRM analítico, isso não é impossível, é a simples realidade! Com base pura em tecnologia e inteligência de dados, os benefícios desse sistema extrapolam qualquer solução de relacionamento com o cliente do mercado.
O CRM analítico é um parte do sistema de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), que se concentra na coleta, processamento e análise de dados dos clientes. Em comparação ao operacional - que lida com as interações do dia a dia -, o analítico se dedica a extrair insights de dados acumulados para alimentar as estratégias de boas tomadas de decisões.
Vamos supor que o CRM analítico seja um detetive dos dados: ele coleta informações de várias fontes, como histórico de compras, interações de atendimento ao cliente, respostas de campanhas de marketing, e analisa tudo isso para encontrar padrões e tendências. A partir dessas análises, os gestores podem compreender o que os clientes esperam, prever comportamentos futuros e otimizar estratégias de vendas e marketing.
Sabemos que é muita informação, mas a ideia desse CRM é justamente essa: transformar dados brutos em insights valiosos que podem incentivar o seu negócio a uma posição competitiva no mercado.
Com respostas visuais fáceis de interpretar, decisões mais acertadas baseadas em dados, monitoramento detalhado de métricas de vendas e a criação de funis de vendas, o CRM analítico é praticamente um bônus para sua empresa.
Então, se você ainda não está usando, é hora de considerar. No final das contas, tomar decisões informadas pode ser a chave para não só sobreviver, mas prosperar no mercado. E quem não quer isso, não é mesmo?
Para aproveitar completamente esse sistema, confira, a seguir, suas principais funções.
Agora que você sabe para que serve esse tipo de software de CRM, e como ele pode beneficiar seu negócio, é hora de pensar sobre quais recursos vão de acordo com suas metas, e como sua empresa se encaixa na equação.
Ao dar os próximos passos para implementar um CRM análitico, pense nessas funcionalidades para aproveitar tudo o que há nessa solução:
O CRM analítico transforma dados complexos em gráficos e dashboards fáceis de entender. Se você sonha em ver todos os seus números em gráficos coloridos em vez de planilhas cheias de linhas e colunas, então está no caminho certo. Com esse software de CRM, você poderá visualizar rapidamente onde estão os pontos fortes e fracos do seu negócio.
Em vez de tomar decisões com base em achismos, você pode usar os dados reais para orientar suas escolhas. Hoje em dia, as deduções não levam a lugar nenhum, a não ser ao investimento incorreto. Suas estratégias devem ser baseadas em fatos concretos, portanto, utilize os dados a seu favor e aumente a probabilidade de sucesso.
Com o CRM analítico, você acompanha métricas detalhadas sobre suas vendas, como taxa de conversão e desempenho de produtos. Isso te dá uma visão clara de quais produtos estão bombando e quais não estão.
Use também o CRM analítico para analisar cada etapa do funil de vendas, toda a representação visual dos diferentes estágios pelos quais um cliente potencial passa ao se envolver com um negócio.
Desde a primeira interação com o cliente até o fechamento da venda, os estágios podem ser melhor trabalhados, utilize o CRM para identificar onde os clientes estão desistindo e onde você pode melhorar.
Com todas essas funcionalidades, agora os benefícios dessa solução são bem mais fáceis de entender. Para iluminar ainda mais sua decisão, confira a lista abaixo.
Confira cada um dos benefícios do CRM analítico de maneira mais detalhada:
Se você está tentando converter aqueles leads frios em clientes pagantes, o CRM analítico atua a seu favor a partir da investigação do comportamento desses leads. Ele coleta dados sobre como eles interagem com seu site, quais e-mails eles abrem, e quais páginas eles visitam.
Com essas informações, você consegue entender melhor o que está funcionando e o que não está. Por exemplo, se o CRM mostra que um grupo de leads está mais engajado com um tipo específico de conteúdo, você pode adaptar suas campanhas para se alinhar com esses interesses.
Dessa forma, você estará falando diretamente com seus leads sobre o que realmente interessa a eles, aumentando a chance de conversão.
Antes de começar uma nova campanha, você precisa saber se está indo na direção certa, certo? O CRM analítico garante uma visão detalhada do mercado, para que você veja tendências e preferências dos consumidores. É como ter uma bola de cristal que não só mostra o que está acontecendo agora, mas também o que pode acontecer no futuro.
Em mãos com essas informações, você pode ajustar suas campanhas para que elas sejam super relevantes. Por exemplo, se você percebe que há um aumento na demanda por produtos sustentáveis, pode adaptar sua campanha para destacar esses aspectos e capturar essa ‘’nova onda’’.
Sabe aquela sensação boa de quando você vai a um restaurante e o garçom se lembra do seu prato favorito? Isso é o que um CRM analítico pode fazer para seus clientes. Ao analisar os dados de interações passadas, você consegue entender o que seu cliente (individualmente) precisa e/ou prefere.
A partir disso, você poderá personalizar sua comunicação e ofertas. Consequentemente, você terá sucesso em enviar um e-mail com recomendações personalizadas com base nas compras anteriores do cliente. É a demonstração do cuidado que você tem com o público do seu negócio.
Você já tentou fazer previsões financeiras baseadas apenas no “achismo”? Não é uma boa ideia, né? Com um CRM analítico, você tem acesso a análises detalhadas de dados financeiros e de vendas.
Por exemplo, se o CRM mostra que você teve um aumento nas vendas durante um determinado período do ano, você pode planejar com antecedência para garantir que terá o estoque adequado e os recursos necessários para aproveitar essa demanda.
Quem não gostaria de ganhar um pouco mais de tempo no dia a dia? O CRM analítico faz um monte de trabalho pesado por você. Ele automatiza a coleta e análise de dados, economizando um tempo precioso.
Em vez de gastar horas compilando relatórios ou analisando dados manualmente, você pode focar em estratégias que realmente fazem a diferença para seu negócio.
Além disso, a automação ajuda a evitar erros humanos e garante que você tenha sempre informações atualizadas para tomar decisões rápidas e bem-informadas.
O seu sonho sempre foi ter um assistente que está sempre de olho em novas oportunidades de vendas para você? O CRM analítico faz exatamente isso. Ele analisa o comportamento dos clientes e identifica padrões que podem indicar oportunidades de upselling e cross-selling.
Se um cliente comprou um produto e o CRM detecta que outros clientes que compraram o mesmo produto também adquiriram um item complementar, você pode oferecer essa sugestão ao seu cliente no momento certo.
É como ter um amigo que sempre está lá para te dar as melhores dicas e ajudar a alcançar seus objetivos!
A sua dúvida agora é como saber se sua empresa precisa de um CRM analítico? Então pense bem: você já sentiu que suas equipes estão tão conectadas quanto uma teia de aranha, mas que a comunicação ainda parece um pouco bagunçada? Ou talvez a sua equipe de vendas esteja sempre correndo de um lado para o outro, e você nunca consegue encontrar os dados que precisa na hora certa?
Esses são sinais de que está na hora de investir no Zoho CRM.
Se você está enfrentando algum desses desafios, como a dificuldade em acessar rapidamente as informações dos clientes, ou se sente que as negociações estão escapando pelos dedos por conta de planilhas desorganizadas, esse também é um indicativo de que precisa dessa solução perfeita.
E não é só isso – se você está lutando para manter todas as suas ferramentas e aplicativos conectados e funcionando como uma máquina bem lubrificada, ou se a sua empresa está crescendo mais rápido do que você consegue acompanhar, o Zoho pode trazer uma ordem muito necessária.
Fale conosco para descobrir como podemos ajudá-lo a implementar o CRM.
Solicite um orçamento