Saiba qual o papel do CRM no funil de vendas e como essa integração pode impulsionar seus resultados comerciais.
Hoje, qualquer empresa que busca se destacar em seu mercado não pode negligenciar nenhum aspecto de seu processo comercial ou funil de vendas. O sucesso deste processo determina, de fato, o número dos seus clientes e o volume de negócios que conseguirá atingir. E pensando nisso, o uso do CRM pode ser interessante.
Além de ser uma solução digital, o CRM funciona encaminhando resultados. No entanto, surge a questão: o que é o funil de vendas e qual sua relação com o software CRM? Como aproveitar o potencial do funil com CRM? Todas essas questões serão discutidas neste artigo.
O funil de vendas, também conhecido como processo de vendas, são todas as etapas necessárias antes de assinar a venda do seu serviço ou produto. Esses termos geralmente se referem aos estágios pelos quais os clientes potenciais passam antes de fechar uma venda. Sua equipe os acompanha desde o primeiro contato até a assinatura do contrato, formando o pipeline de vendas, que mostra as vendas potenciais e sua chance de se concretizarem.
Portanto, podemos dizer que o funil de vendas inclui diversas etapas destinadas a orientar uma pessoa durante um processo de compra. No sentido mais básico, essas etapas são projetadas para converter clientes potenciais em clientes.
O conceito de funil de vendas é antigo – remonta à época da mala direta, mas não é usado por muitas empresas hoje. A razão? O funil leva tempo e requer muitos recursos para ser implementado corretamente.
Dito isso, se você tem um produto ou serviço de alto valor e está buscando formas de aumentar suas conversões de leads, pode valer a pena investir nesse tipo de estratégia de marketing. Entenda a seguir mais razões para tomar essa decisão.
Um processo de vendas estruturado ajuda seus vendedores a fechar negócios de forma consistente, fornecendo-lhes uma estrutura a seguir. Seu funil de vendas ajuda você a entender melhor:
Isso ajuda você a revelar: se você atingir suas metas em termos de receita potencial geral em cada fase do funil e quais etapas precisam de mais atenção.
Construir um processo de vendas repetível e escalonável não é fácil, mas é uma parte essencial do seu negócio. Um prospect passa por diversas etapas nesse funil de vendas: desde o primeiro contato com sua empresa até a efetiva compra. A jornada pode ser personalizada para cada tipo ou tamanho de negócio, com base no seu público-alvo, no seu setor e nos produtos ou serviços que você oferece.
O funil de vendas é o coração da sua máquina de vendas e uma melhoria em apenas um único nível já impacta todos os estágios subsequentes.
Antes de prosseguirmos diretamente para a importância do CRM no funil de vendas, vamos lembrar onde exatamente ele está localizado na jornada do cliente. Ela inclui todos os momentos de contato que um cliente tem com sua marca.
Começa desde a primeira vez que eles veem sua marca em um anúncio, a primeira conversa com um de seus representantes, até o momento em que você finalmente os convence a se tornarem seus clientes e eles se tornarem fãs para o resto da vida… pelo menos esperançosamente, ou, para ser mais fatalista, até que parem de comprar seus produtos ou serviços e deixem de ser seus clientes.
O funil de vendas está localizado em um ponto chave. Esta é a primeira interação com sua marca após o funil de marketing.
O funil de marketing inclui todas as interações até o ponto em que o seu potencial comprador tem uma interação direta com um de seus representantes, ou seja, ele entra na sua loja ou chega ao seu site e deixa suas coordenadas.
No meio, depois da parte de marketing e antes de se tornar cliente, está o funil de vendas onde sua equipe de vendas leva gradativamente seu cliente em potencial à decisão de compra, até que ele converta.
Ao digitalizar suas vendas, você pode coletar dados importantes dos clientes, organizá-los em categorias, selecioná-los e encontrá-los novamente rapidamente.
Um sistema CRM ajuda você a listar claramente informações como detalhes sobre a empresa e pessoa, histórico de contato, vendas do cliente, atendimento e marketing. Esse foco no cliente ajuda as vendas digitais a construir a fidelidade ideal. Veja os benefícios em outros aspectos dessas etapas:
É importante organizar os processos de vendas e mapeá-los de forma compreensível. Com o CRM, seus leads são o foco, por isso você coleta informações sobre os clientes em potencial, desenvolve prospects e forma equipes de vendas que são atribuídas ao respectivo lead. As equipes podem então concentrar seus recursos e atividades em um projeto para alcançar o máximo sucesso.
A venda cruzada e também o upsell são muito importantes nos negócios modernos, sobretudo em vendas online. Com os sistemas CRM você visualiza sua gestão de estoque e recebe seleções e análises de vendas com apenas um clique. Com isso, você torna a venda cruzada e o upsell ainda mais eficientes.
Use seu sistema CRM para receber dados em nível de produto, contato, território e funcionário para analisar com precisão as fases individuais de vendas. Veja rapidamente onde há potencial no funil de vendas em que você pode se concentrar. Isso permitirá que você conquiste clientes mais rapidamente no futuro.
Direcione seu marketing especificamente para um local ou área específica e planeje suas vendas em campo de forma eficiente de acordo com os endereços disponíveis. Para geomarketing, os endereços são marcados em um mapa por um sistema CRM. A partir disso,os locais são selecionados de acordo com categorias individuais, assim, reduz o tempo de organização, e ainda a torna mais econômica.
Com o CRM, você utilizará seus recursos corretamente, ou seja, para dar resultado. As soluções de CRM são necessárias para uma eficiência ideal de vendas. Eles identificam leads com alto potencial e aumentam a probabilidade de convencê-los sobre seu produto.
Você também se concentra individualmente em seus clientes existentes. Percebe a importância dos sistemas CRM para as vendas na atualidade? Conte com a WebPeak Consultoria para implementar o Zoho CRM, entenda a seguir.
O Zoho CRM é uma ferramenta completa para empresas que desejam mapear e analisar seu progresso de vendas sem interrupções. Um dos recursos mais valiosos oferecidos são os gráficos de funil de vendas.
Esse recurso permite que você consiga visualizar a redução progressiva dos dados por meio de diferentes estágios de vendas, proporcionando uma compreensão clara do desempenho de toda a jornada de compra.
Ao utilizar os gráficos de funil do Zoho CRM, os usuários podem identificar clientes que estão saindo do processo de vendas em cada etapa. E então, é possível identificar gargalos no processo de vendas e tomar medidas corretivas para melhorar a eficiência do funil.
Além disso, os usuários têm a capacidade de personalizar o funil para corresponder ao seu processo de vendas específico, definindo cada estágio do pipeline de acordo com suas necessidades.
Os gráficos de funil de vendas do Zoho CRM mostram a porcentagem de registros que desistem em cada etapa do funil. Com isso, os usuários identificam quais estágios do processo de vendas estão enfrentando os maiores desafios e onde as melhorias são necessárias. E eles também podem acompanhar a taxa de conversão geral do funil, o que é essencial para avaliar a eficácia do processo de vendas como um todo.
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