A Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou CRM, é o processo utilizado por empresas de todos os portes para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades, aumentar as vendas e personalizar as campanhas de captação de clientes.
Por isso, o mercado atual traz esse gerenciamento de diversas maneiras, incluindo em formato de aplicativo, sistema ou software. Se você deseja aproveitar os benefícios do CRM, conheça o Zoho CRM e o Salesforce e veja qual é a melhor opção para o seu negócio decolar!
Antes de começarmos o nosso comparativo entre Zoho CRM e Salesforce, vamos fazer uma breve contextualização do tema.
CRM é a sigla usada para "Customer Relationship Management" (que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente). No entanto, ao contrário do que muitos empresários imaginam, a definição de CRM vai muito além do simples gerenciamento de vendas. Estamos falando de uma gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e dos pontos de contato.
Estamos em uma era em que o foco total está no cliente, da transformação digital, das novas tecnologias. Nesse cenário, o relacionamento com o consumidor também evoluiu, levando a um novo conceito também conhecido como experiência do cliente. Desse modo, o CRM é 100% centrado no cliente, sendo uma estratégia, processo, ferramenta e, claro, tecnologia.
Portanto, as plataformas de CRM estão na lista de prioridades tecnológicas corporativas para empresas. Isso em razão do modo como utilizam os dados dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local.
Dito isso, se você está buscando uma plataforma de CRM para o seu negócio, hoje trouxemos duas das opções mais conhecidas deste universo: o Zoho CRM e o Salesforce. Veja qual alternativa se encaixa melhor na sua empresa!
Como você pôde perceber, o CRM é um recurso primordial para as empresas, e a sua utilização faz toda a diferença na prática. Inclusive, desde a sua criação, essa tecnologia já passou por diversas modificações para se tornar uma ferramenta cada vez mais robusta. Ao longo do tempo, o cliente do CRM exigiu das plataformas uma característica que estava em falta: customização.
A boa notícia é que você já pode encontrar com facilidade essa característica nas plataformas disponíveis no mercado. Se você deseja ter uma solução personalizada, há três caminhos a serem seguidos: desenvolvimento de aplicativos personalizados, trabalho com parceiros terceirizados ou trabalho com um fornecedor que oferece uma ampla variedade de aplicativos específicos para o negócio.
Com isso em mente, hoje trouxemos duas opções que se destacam na área: Zoho CRM e Salesforce. Conheça os pontos altos e baixos de cada uma delas e escolha a que melhor se encaixar nas necessidades do seu negócio!
Começando com o Zoho CRM, saiba que ele é um software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM – Customer Relationship Management ), cuja função principal é gerir as suas relações com os clientes de forma eficiente.
Essa ferramenta ajuda a dinamizar as suas vendas, marketing, suporte ao cliente e oferece apoio ao gerenciamento de produtos: isso tudo em um único sistema. Ele pode atender uma necessidade de comunicação multicanal e produtividade de vendas graças à sua base de conhecimento. Portanto, o Zoho CRM é ideal para atender às necessidades das pequenas e grandes empresas.
De modo geral, o Zoho CRM é super fácil de usar e com o layout intuitivo. Basta configurar a sua conta inserindo dados pessoais e os detalhes de seu negócio. Você é livre para personalizar o software de acordo com suas necessidades.
Um diferencial do Zoho CRM (CRM MultiCanais) é a sua versão de teste de 15 dias para as edições Professional, Standard e Enterprise. Ao se inscrever para a edição gratuita, você pode avaliar estas edições antes de comprá-los, é uma ótima chance para você testar o que está disponível. Aqui está uma excelente vantagem, podendo testar gratuitamente esta solução.
O Salesforce, por outro lado, permite que sua empresa administre um cliente potencial desde o primeiro contato até todo seu futuro relacionamento com a empresa. É possível classificar o contato com base em critérios personalizados, programar reuniões e enviar e-mails sem sair da plataforma. Além disso, consegue também organizar todo material, como apresentações, documentos e outros para acesso de toda equipe de venda.
A ideia das duas plataformas é parecida, porém, a sua usabilidade é o que traz um destaque de uma em relação à outra.
A Salesforce é uma das opções mais procuradas no setor, com a promessa de ser uma solução básica. Contudo, para empresas com operações enxutas e acesso limitado à equipe de TI e administradores dedicados, ter uma implantação personalizada do Salesforce pode ser uma tarefa quase impossível. Além disso, um dos obstáculos mais comuns dessa plataforma é o tempo e o comprometimento financeiro necessários para utilizá-la. Isso porque é preciso pagar por recursos procurados bloqueados em níveis mais caros.
Por outro lado, o Zoho CRM é um concorrente direto dessa solução, principalmente para organizações que buscam uma ferramenta com extensibilidade baixa e sem código semelhante, sendo um impulsionador de valor de longa data para o Salesforce, além de custos contínuos menores.
Falando em custos, você sabia que o custo de assinatura do Salesforce por usuário é 87% maior do que o do Zoho para funcionalidades semelhantes fornecidas?
Com base no que foi exposto, o Zoho CRM é uma solução muito mais completa para as suas vendas decolarem.
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