Inspire-se: veja como o sistema de atendimento ao cliente transformou um pequeno site em um negócio bilionário. Saiba mais!
Para exaltar o sistema de atendimento ao cliente,este artigo vai ser um pouco diferente. Vamos contar a história de um dos empresários mais importantes (devido a sua genialidade) do nosso tempo, Tony Hsieh, o homem por trás do sucesso da Zappos. Uma pequena loja online de sapatos, dos Estados Unidos, que, ao focar no atendimento, foi adquirida por mais de 1 bilhão de dólares.
Tentando encontrar seu espaço em um mercado saturado, Hsieh tomou uma decisão ousada: ele decidiu que a empresa iria focar quase todos os seus esforços em uma única coisa — proporcionar a melhor experiência de atendimento ao cliente possível.
Leia este artigo e se inspire na história de Hsieh! Conheça também o Zoho Desk, essa é a nossa recomendação para você experimentar o que existe de melhor como sistema de atendimento. Saiba mais!
Em 1999, Tony Hsieh, então CEO da Zappos, tomou uma decisão que parecia arriscada para muitos: ele decidiu que a empresa investiria quase todo seu foco e recursos em um único objetivo — proporcionar a melhor experiência de atendimento ao cliente possível.
Na época, a Zappos era apenas uma pequena loja online de sapatos, competindo em um mercado saturado. Mas Hsieh sabia que, para se destacar, a empresa precisava fazer algo diferente.
Foi assim que a loja começou a tratar o atendimento além de um simples departamento, mas como o coração do negócio. Eles desenvolveram uma cultura de suporte ao cliente que ia muito além do básico, oferecendo políticas de devolução generosas e uma equipe de atendimento treinada para encantar os clientes em cada interação.
Essa visão de negócio transformou a Zappos em uma referência mundial, levando a empresa a ser adquirida pela Amazon por 1,2 bilhão de dólares em 2009.
No entanto, que fique claro que, o que a tornou tão bem-sucedida não foi apenas a qualidade dos sapatos que vendiam, mas a experiência impecável (em todas as fases de contato) que ofereciam aos seus clientes. E é essa lição que empresas de todos os tamanhos, incluindo a sua, podem aprender e aplicar.
Se você já se perguntou "Qual o melhor sistema de atendimento para o meu negócio?", a resposta pode estar em seguir o exemplo de Hsieh e investir em uma plataforma que priorize a experiência do cliente em todos os canais.
Nos dias de hoje, o conceito de bom atendimento ao cliente vai muito além de responder às demandas rapidamente. As expectativas dos consumidores mudaram ao longo dos anos, e a importância da exclusividade é muito atual. Eles buscam um serviço que seja eficiente, personalizado e, acima de tudo, que esteja disponível onde e quando precisarem.
Em um mundo onde as interações acontecem em múltiplos canais, desde o e-mail e telefone até redes sociais e chats online, é essencial que as empresas estejam preparadas para oferecer uma experiência contínua e integrada.
Por exemplo, pense que você teve uma experiência frustrante com um produto recém-comprado. Você tenta entrar em contato com o suporte pelo chat, mas, sem resposta rápida, decide enviar um e-mail.
Enquanto espera, resolve verificar se a empresa tem alguma solução em suas redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter, além de dar uma olhada no Reclame Aqui para ver se outras pessoas tiveram o mesmo problema.
Com um bom sistema de atendimento, como o Zoho Desk, essa situação seria diferente: todos os seus contatos seriam centralizados, permitindo que o atendente tenha uma visão completa de suas interações anteriores.
Assim, ele já saberia que você tentou contato em outros canais e teria uma ideia clara do que você está buscando como solução. Além de agilizar o processo de atendimento, também faz com que você se sinta "em casa", seguro e bem atendido, ao perceber que seu problema está sendo tratado de forma integrada e que todas as suas interações foram consideradas.
Você quer que seus atendentes de suporte estejam disponíveis o tempo que for preciso para resolver completamente os problemas dos clientes? Então você precisa do Zoho Desk.
Veja bem: se a sua equipe de atendimento recebe um grande volume de tickets diariamente, muitos deles relacionados a problemas comuns, como dúvidas sobre prazos de entrega, políticas de devolução e como utilizar produtos, o trabalho é árduo. No dia a dia, essa realidade faz com que você tenha que lidar com uma fila interminável de questões menores, o que acaba consumindo o tempo que poderia ser dedicado ao atendimento de problemas reais e mais desafiadores, acompanhando o cliente até a resolução total de suas necessidades.
Sem um sistema de atendimento eficaz, sua equipe se vê sobrecarregada, apenas lidando com as "bombas" que explodem em forma de reclamações em sites como o Reclame Aqui, do tipo: “Tentei atendimento em vários canais e a empresa não me respondeu.”
Nesse sentido, o Zoho Desk faz total a diferença. A ferramenta monitora automaticamente as questões simples que precisam apenas de respostas disponíveis no sistema, enquanto encaminha os casos mais complexos para os atendentes, já incluindo todo o histórico de interação do cliente, seu problema e tentativas de contato.
O que permite que sua equipe se concentre no que realmente importa, resolvendo os problemas mais complexos de maneira eficaz e personalizada.
Não ter um sistema de atendimento adequado pode sobrecarregar e desorganizar toda sua equipe. Assim como Tony Hsieh transformou a Zappos em uma referência mundial ao colocar o cliente no centro de todas as suas decisões, sua empresa também pode alcançar níveis extraordinários de sucesso ao investir em soluções reais!
Conte com a WebPeak Consultoria para tirar suas dúvidas e para implementar soluções como essa, pois somos parceiros premium Zoho.
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