Como escolher o melhor chat interno para empresas?

Saiba qual é o melhor chat interno para empresas. Conheça as funcionalidades para melhorar a comunicação entre as equipes do seu negócio. Leia este artigo!
Como escolher o melhor chat interno para empresas?

Saiba qual é o melhor chat interno para empresas. Conheça as funcionalidades para melhorar a comunicação entre as equipes do seu negócio. Leia este artigo!

Uma boa comunicação interna garante clareza para todos na organização. Mas o que é um chat interno para empresas e como ele funciona?

Comunicação interna é um termo que não se limita a corporações e grandes negócios. Quer estejamos falando de pequenas empresas, organizações sem fins lucrativos, comunidades ou governos, é um elemento crítico para garantir operações tranquilas. 

Este artigo analisa o valor da comunicação interna e como transparência, comunicação e feedback levam ao sucesso.

Leia este guia e saiba mais! 

O que é o chat interno para empresas?

A comunicação dentro de uma empresa compartilha informações para que os funcionários possam desempenhar bem seus trabalhos. Ela mantém as pessoas informadas.

O propósito de um chat interno para empresas é fornecer um fluxo eficaz de informações entre os departamentos e colegas de uma organização. Isso se aplica tanto para cima quanto para baixo na cadeia de gestão/funcionários. Também funciona entre funcionários que estão interagindo uns com os outros na empresa.

Uma comunicação interna bem sucedida nutre a cultura da empresa e aumenta o engajamento dos funcionários. Confira mais detalhes sobre os tipos de comunicação existentes: 

  1. Comunicação de gestão: transmite estratégias, resultados, informações internas e externas.
  2. Comunicação entre equipes: essencial para o trabalho colaborativo em direção a objetivos comuns.
  3. Comunicação cara a cara: clara e direta, ideal para informar sobre tarefas e situações.
  4. Comunicação entre pares: conversas informais que facilitam o compartilhamento de informações.
  5. Recursos digitais: intranet, e-mails e outras plataformas eletrônicas que permitem o fluxo contínuo de informações.

Cada tipo de comunicação utiliza canais específicos para atingir seus objetivos:

  1. Comunicação verbal: boca a boca, essencial para transmitir informações rapidamente.
  2. Comunicação eletrônica: predominante na forma escrita, facilita o compartilhamento de documentos e atualizações.
  3. Comunicação em papel: através de cartazes e gráficos, oferece uma forma tangível de comunicação visual.

Num mundo onde a dinâmica da força de trabalho está em constante evolução, a diversidade de canais é muito importante. Quer esteja você no escritório ou remotamente, a comunicação interna deve fluir sem barreiras. 

Canais como intranet, e-mails, redes sociais corporativas, videochamadas e até mesmo o bom e velho telefone desempenham papeis vitais nesse processo. Felizmente, você pode ter todas essas funcionalidades em um único lugar, para facilitar a comunicação. 

Tendências e dicas para escolher o melhor chat interno para empresas

Um plano de comunicação interna é como um mapa que orienta os funcionários a agir em conjunto através do compartilhamento de informações, ou seja, ele define metas claras, mas também incentiva a colaboração e a coesão. 

À medida que organizações e equipes mudam, também mudam as formas como elas se comunicam. Técnicas de comunicação interna — como o uso de comunicação assíncrona — estão sempre evoluindo com tendências populares de comunicação.

Aqui estão quatro tendências principais a serem consideradas: 

  • Desenvolvimentos de IA

À medida que as tecnologias de inteligência artificial (IA) se expandem, a comunicação interna deve crescer e se adaptar adequadamente. No futuro, a IA pode ser capaz de personalizar experiências de comunicação, reduzir a fadiga de engajamento e assumir tarefas delegadas em um mundo digital focado em comunicação. 

  • Automação

Nem toda comunicação interna precisa acontecer manualmente. A automação para campanhas de comunicação, como pesquisas de pulso programadas regularmente e atualizações da empresa, permite que os comunicadores criem e enviem mensagens no prazo, não importa onde estejam.

  • Equipes distribuídas

Hoje, muitas equipes globais operam sem um escritório central. Mudanças nas condições de trabalho levaram à necessidade de mais — e diferentes — planos de comunicação interna. Esse método é o que pode unir as equipes, apesar de vivenciarem diferentes circunstâncias de trabalho e fusos horários.

  • Equipes remotas

Diferentemente de equipes distribuídas, equipes remotas podem atuar de um local central ou alguns membros de uma equipe remota podem estar baseados no mesmo espaço. 

Dessa maneira, faz com que as estratégias de equipes remotas possuam recursos para simplificar o processo de comunicação interna para todos os membros da equipe.

Utilizar a tecnologia adequada é essencial para implementar essas táticas de comunicação. Como recomendação, o Zoho Cliq pode ser crucial para atualizações em tempo real e colaboração contínua em projetos. Acompanhe a leitura a seguir e entenda. 

Qual o melhor chat interno para empresas?

No dinâmico ambiente empresarial atual, a escolha do melhor chat interno para empresas pode fazer toda a diferença na produtividade e na eficiência da equipe. É aqui que o Zoho Cliq se destaca como uma ferramenta indispensável, projetada para todos esses fins.

O Zoho Cliq foi desenvolvido com o propósito claro de acelerar a execução do trabalho através de uma comunicação organizada. 

Esta plataforma  simplifica o acesso às informações essenciais do trabalho, e possui recursos avançados para o compartilhamento de documentos, realização de chamadas de áudio e vídeo, e interação através de chats corporativos. 

Com o Zoho Cliq, cada setor da sua empresa pode manter-se produtivo e conectado, independentemente da distância física.

Quais os benefícios ao investir no Zoho Cliq?

  1. Centralização do fluxo de trabalho: personalize a criação de bots e atalhos para comandos específicos dentro da plataforma, simplificando processos e melhorando a eficiência operacional.
  2. Colaboração em grupo aprimorada: facilite a colaboração entre diferentes equipes e departamentos, promovendo uma comunicação transparente.
  3. Superando barreiras físicas: elimine as limitações geográficas com um ambiente virtual de chat que permite a colaboração contínua e sem interrupções.
  4. Pesquisa de conversas: a funcionalidade de pesquisa avançada permite localizar mensagens específicas rapidamente, usando palavras-chave relevantes para uma comunicação ágil.
  5. Notificações e lembretes: mantenha sua equipe informada sobre reuniões importantes e prazos de tarefas através de notificações personalizadas diretamente no Zoho Cliq.
  6. Segurança avançada: com recursos como chats secretos e criptografia de dados, o Cliq garante a máxima proteção das informações empresariais sensíveis.
  7. Trabalho remoto eficaz: facilita a colaboração integrada da equipe, incluindo a realização de reuniões virtuais essenciais para a coordenação e execução das atividades diárias. 

Ainda sobre o trabalho remoto, tão presente nas empresas modernas, recursos como quadros brancos virtuais permitem que os participantes das reuniões compartilhem ideias visualmente, facilitando a compreensão e a colaboração de todos. 

Uma estratégia de comunicação interna realmente boa pode levar a um maior engajamento dos funcionários, melhor colaboração da equipe e comunicações internas eficazes em toda a organização. 

Para otimizar isso, experimente o Zoho Cliq

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