Por que adotar o atendimento via chat no meu negócio?

Conheça os benefícios do atendimento via chat para o seu negócio. Melhore a experiência do cliente com essas recomendações Zoho. Saiba mais!
Por que adotar o atendimento via chat no meu negócio?

Conheça os benefícios do atendimento via chat para o seu negócio. Melhore a experiência do cliente com essas recomendações Zoho. Saiba mais!

Hoje em dia, as expectativas dos clientes estão mais altas do que nunca. O atendimento via chat é uma jogada estratégica para o seu sucesso, pois os consumidores modernos desejam respostas rápidas, suporte personalizado e sem interrupções no meio de contato. 

Se você ainda não adotou essa prática no seu negócio, é hora de considerar seriamente essa mudança. Vamos apresentar, neste artigo, por que o atendimento via chat é transformador; veja o impacto dele para fortalecer a conexão com seus clientes.

O que é atendimento via chat?

O atendimento via chat é um canal de comunicação que permite que empresas e clientes interajam em tempo real por meio de mensagens escritas. Em vez de depender de chamadas telefônicas ou e-mails, o chat ao vivo é uma maneira  imediata de se conectar diretamente com representantes de suporte. 

Os clientes podem iniciar uma conversa através do site da empresa ou aplicativo, recebendo respostas e suporte instantâneos.

Quando o chat ao vivo é combinado com automação e bots, ele se torna ainda mais potente para o seu relacionamento com os clientes. A automação é particularmente favorável para que as respostas sejam dadas rapidamente, enquanto os bots podem capturar informações importantes e direcionar consultas complexas para os agentes apropriados. 

Quais são os benefícios do atendimento via chat para sua empresa e para seus clientes?

O atendimento via chat é uma ferramenta essencial para qualquer equipe de contato com o cliente, e este tópico do blog vai cobrir exatamente os principais benefícios deste recurso. Então, vamos direto ao ponto:

  1. Suporte ininterrupto 24 horas por dia, 7 dias por semana

Com o atendimento via chat, você poderá oferecer suporte contínuo aos clientes. Com a presença de chatbots e automação, sua empresa pode auxiliar os clientes a qualquer hora do dia, independentemente do horário comercial. 

Os clientes têm acesso a suporte sempre que precisarem, mesmo fora do horário comercial. Nos dias de hoje, há mais flexibilidade no mercado de trabalho, como trabalho remoto, horários atípicos de atividades corporativas, etc. Pense nisso na hora de criar sua estratégia de comunicação, temos certeza que você vai valorizar essa ferramenta muito mais a partir de então. 

Considere outra vantagem, esses recursos também permitem que informações de suporte direcionam os clientes para opções de autoatendimento, enquanto agentes humanos podem lidar com questões mais complexas durante o horário comercial.

  1. Assistência proativa ao cliente

O atendimento via chat não se limita a responder perguntas feitas pelos usuários. Ele também pode ser usado de forma proativa para envolver os clientes. 

Com mensagens de saída direcionadas, você pode enviar listas de tarefas e orientações para ajudar o seu público a interagir com seus produtos ou serviços. 

Através disso, você tem informações detalhadas sobre quanto tempo seus clientes gastam procurando informações e melhora a experiência geral deles com sua empresa.

  1. Suporte em todos os canais

O atendimento via chat também não está limitado somente ao seu site ou aplicativo. A solução pode se integrar com outras ferramentas e canais de comunicação, como WhatsApp e redes sociais. Feito isso, você tem um suporte ativo em diferentes pontos de contato. 

A integração desse recurso de atendimento garante que o histórico de conversas seja preservado, assim sua equipe oferece um suporte apropriado para o cliente em questão (personalizado), independentemente do canal escolhido.

  1. Experiência pessoal 

O atendimento via chat torna sua comunicação mais fluida. Ao contrário das respostas automatizadas e robóticas de algumas ferramentas antigas, esse recurso permite interações reais. Os clientes podem ver os nomes e fotos dos representantes com quem estão falando, o que humaniza a interação. 

Além disso, a equipe de suporte pode usar gifs e emojis para tornar as conversas mais amigáveis, essa aproximação é essencial para o reconhecimento do seu negócio pela experiência oferecida.

  1. Suporte em escala a partir da automação

Gerenciar um grande volume de mensagens pode parecer um desafio, mas a automação torna isso mais fácil, você pode fornecer respostas instantâneas para perguntas frequentes, oferecer acesso a artigos de autoatendimento e orientar novos clientes através de processos de integração

Consequentemente, o efeito será na redução da carga de trabalho dos agentes, o foco será se concentrar em interações mais complexas e importantes. Isso é, de fato, mais lucrativo. 

  1. Gestão dos recursos

Na hora de enfrentar os desafios econômicos, a gente sabe que a gestão dos recursos é super importante, né? O atendimento via chat, combinado com a automação, ajuda muito nisso. Com ele, sua equipe de suporte consegue ser bem mais eficiente, lidando com um monte de consultas sem precisar de tantos recursos. 

Quando falamos de "gestão de recursos", estamos nos referindo a como uma empresa usa seus ativos disponíveis, que podem ser tempo, dinheiro, pessoas, tecnologia, etc., para atingir seus objetivos de negócio. Com essa ferramenta, você poderá economizar tempo e dinheiro, e ainda assim, oferecer suporte de alta qualidade para os seus clientes. 

  1. Aumento de produtividade para equipes de suporte

É óbvio que a consequência desse ritmo de automação é positiva. Com o atendimento via chat, os representantes de suporte podem lidar com várias conversas simultaneamente, ao contrário das chamadas telefônicas, que exigem atenção individual. O aumento da produtividade da equipe de suporte poderá ser vista sob seus olhos, além, é claro, de proporcionar respostas mais rápidas para os clientes ficarem ainda mais satisfeitos com sua marca ou serviço

Com todas essas características e benefícios, você pode estar se perguntando como implementar esse recurso potente, e ao mesmo tempo inovador, na sua empresa. Pois temos a resposta para essa questão. As soluções Zoho vão facilitar o seu cotidiano no trabalho, acompanhe a leitura a seguir e entenda. 

Por que implementar o atendimento via chat com o Zoho SalesIQ?

O Zoho SalesIQ foi desenvolvido para você que está procurando uma solução descomplicada e completa para implementar o atendimento via chat em sua empresa.  

Com a possibilidade de se conectar com clientes em diferentes canais de comunicação, tudo a partir de um único lugar. Conheça as principais funções do Zoho SalesIQ:

  • Chat customizável: o Zoho SalesIQ permite personalizar o atendimento via chat de acordo com as necessidades da sua empresa, assim, você pode oferecer uma experiência de atendimento adaptada às suas estratégias de comunicação;
  • Gatilhos de vendas: a plataforma utiliza gatilhos de vendas para engajar clientes potenciais e aumentar as taxas de conversão de leads. Com a integração nativa ao CRM da Zoho, você pode gerenciar dados e automações sem complicação;
  • Suporte com chatbot: para facilitar as interações diárias, o SalesIQ inclui chatbots customizáveis que podem responder perguntas iniciais, fornecer informações e realizar outras tarefas antes que um atendente esteja disponível;
  • Lead score: identifique quais clientes em potencial têm maior probabilidade de conversão com a função de pontuação de leads, ajudando sua equipe a priorizar as táticas de vendas.

O Zoho Sales IQ é a melhor solução de chat ao vivo com tecnologia de IA que oferece todos os recursos e ferramentas essenciais – a um custo menor. 

As soluções Zoho tem a confiança de mais de 60 milhões de usuários no mundo todo, clientes de todos os setores do mundo. 

Não se preocupe com a implementação. Conte com o apoio da WebPeak Consultoria, Premium Partner Zoho, com uma equipe especializada em altas demandas e inovações. 

Fale conosco e saiba mais! 

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