O Live Marketing veio para ficar?

O Live Marketing veio para ficar?
O Live Marketing veio para ficar?

Saiba o que é o Live Marketing. Conheça a estratégia que veio para ficar: as marcas se conectam com o público-alvo. Confira!

Live marketing, ou marketing ao vivo – é um termo que hoje se tornou parte integrante do mix de marketing de uma empresa. Mas o que está por trás dessa estratégia? Quais são os benefícios para o seu negócio? O que você deve prestar atenção na prática e qual o potencial que o live marketing tem especificamente para a sua empresa?

Explicaremos o que significa live marketing e quais aspectos você deve considerar para integrar com sucesso às estratégias de sua empresa. Acompanhe a leitura e compreenda! 

O que é Live Marketing?

Em tempos de digitalização, as pessoas procuram novas maneiras de conduzir um marketing. O mercado e os potenciais clientes aproximaram-se globalmente - isto foi possível graças à Internet. 

Embora as diferenças de horário que se estendem por todo o planeta afetem o live marketing, basicamente todas as pessoas no planeta podem participar de um evento transmitido pela Internet.

O marketing ao vivo está, portanto, se tornando mais importante. Uma tendência cujo desenvolvimento tem sido apoiado pelas redes sociais e outras plataformas. Mas qual o impacto do live marketing, afinal, existe uma definição oficial? 

Talvez esta estratégia de marketing existisse antes de a Internet se tornar acessível a uma grande parte da população humana. Começou a ganhar destaque especialmente com o advento das redes sociais e plataformas de streaming ao vivo, como o Facebook Live, Instagram Live, YouTube Live e Twitch. 

As plataformas de transmissão oferecem às marcas a oportunidade de se conectar diretamente com seu público em tempo real, através de eventos, lançamentos de produtos, demonstrações ao vivo, entrevistas e muito mais.

Por que o Live Marketing é uma tendência que veio para ficar?

O marketing ao vivo tem origem no marketing tradicional, mas difere dos seus métodos num ponto-chave: as medidas de marketing tradicionais incluem, por exemplo, publicidade na televisão, cartazes e anúncios em revistas. 

O live marketing é realizado para vincular ativamente clientes em potencial à empresa. Isto é conseguido com a ajuda de canais digitais, mas anteriormente também era realizado em menor escala.

As empresas cujo produto está em fase de teste ficam particularmente satisfeitas em usar um método que você provavelmente já encontrou ao fazer suas compras semanais. 

Os funcionários da empresa exibem as versões de teste do produto para que os clientes em potencial possam experimentá-lo ativamente e fornecer feedback direto. 

Isto tem a vantagem para as empresas de poderem experimentar os seus produtos em pessoas “reais” e receber uma reação direta. É registrado e avaliado posteriormente para fazer alterações em produtos futuros.

Ao mesmo tempo, os clientes existentes e potenciais são ativamente integrados no design dos produtos. Dessa forma, aumenta a lealdade e dá aos compradores uma sensação de participação. É uma empresa que se concentra nas necessidades dos clientes e adapta seus produtos para satisfazer da melhor forma as necessidades dos compradores.

Quais ações colocam o Live Marketing em prática

Ao fazer live marketing em uma feira ou supermercado, o número de destinatários é limitado. Seria necessário montar um estande em cada supermercado da cidade para atingir o leque de potenciais clientes. A Internet trouxe algumas mudanças nesse sentido. 

O marketing digital ao vivo pode ser definido da seguinte forma: um protagonista (a empresa) apresenta os seus produtos ou serviços através de uma gravação em tempo real, permitindo assim que um número indefinido de destinatários interaja ativamente com a empresa.

Vamos ilustrar isso com um exemplo concreto. A empresa XY deseja lançar seu novo produto e está planejando uma estratégia que inclui live marketing. Um evento digital está planejado para o dia X. 

Durante este evento, os novos produtos serão apresentados em tempo real através de uma plataforma de streaming. Os telespectadores, que também são potenciais clientes, podem comentar a transmissão e assim interagir diretamente com a empresa.

Num evento ao vivo, organizado para fins de marketing, a comunicação não deve ter falhas. Apesar dos anúncios em jornais ou na televisão transmitirem uma mensagem bem ponderada ao destinatário, os processos de marketing ao vivo são muito mais espontâneos.

Pelo menos é o que parecem ser. As mensagens e comentários dos participantes fornecem feedback instantâneo. Isto é abordado conscientemente em muitos eventos, a fim de aumentar ainda mais o envolvimento do espectador.

Cuidados essenciais para sua estratégia de Live Marketing 

O impacto das palavras utilizadas durante o evento não deve ser subestimado. Além disso, há a linguagem corporal e outros fatores de influência não-verbal, que também desempenham um papel fundamental durante um evento ao vivo. 

A empresa tem a oportunidade de direcionar suas mensagens de forma muito específica ao público. É por isso que as declarações centrais em torno dos produtos apresentados são deliberadamente repetidas. 

Eles são comunicados de diversas maneiras e sustentados em um nível emocional. Dessa forma, ficam mais tempo na memória do destinatário e ficam automaticamente vinculados à empresa ou à sua marca.

O live marketing faz parte da área experiencial. Quando são feitas experiências pessoais com um produto e, portanto, com uma marca, isso fortalece a ligação duradoura entre clientes e empresa. 

As decisões relativas a um produto tomadas dentro da empresa muitas vezes se afastam, sem serem reconhecidas, das necessidades do consumidor. O feedback que pode ser registrado durante um evento ao vivo como parte do marketing é, portanto, uma orientação importante para decisões que afetam o produto.

Uma das vantagens do live marketing é sem dúvida a adaptabilidade desta ferramenta de marketing. Os eventos atendem especificamente às necessidades individuais de clientes e empresas. 

Por esse motivo, é altamente recomendável utilizar o marketing ao vivo e incluir esse canal de apresentação no mix de marketing da empresa. Pode ser adaptado de forma ideal a qualquer nicho e, portanto, é adequado tanto para pequenas empresas como para grandes corporações.

Vale a pena investir no live marketing? 

O live marketing tem sido um dos métodos mais importantes integrados a outros dentro de uma empresa, e isso já faz algum tempo. 

Devido às inovações tecnológicas que têm continuamente chegado a uma ampla variedade de setores econômicos nos últimos anos, os canais de marketing estão a mudar a um ritmo rápido.

Agora é possível alcançar milhões de pessoas em todo o mundo com um único evento. Se você aproveitar o potencial desta oportunidade, poderá revolucionar os esforços de marketing da sua empresa. 

Você tem a oportunidade de compartilhar um evento com o mundo em tempo real através de vários serviços de streaming e plataformas de internet. Dessa forma, você envolve clientes potenciais e consumidores fieis para interagir ativamente com a empresa. 

Os sucessos são imediatos porque os compradores dos seus produtos conseguem se identificar melhor com a sua marca. Somado a isso está a grande quantidade de informações e dados que você coleta durante o marketing ao vivo. 

Com a ajuda das dicas que damos neste artigo, você pode se preparar de maneira ideal para seu próximo evento ao vivo. Gostou das nossas dicas?

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