Field Service Management: a sua solução empresarial

Não pense que o software Field Service Management (gerenciamento de serviços de campo) é somente para empresas de logística: leia este guia e saiba mais!
Field Service Management: a sua solução empresarial

Não pense que o software Field Service Management (gerenciamento de serviços de campo) é somente para empresas de logística: leia este guia e saiba mais! 

O Field Service Management (FSM) é um modelo estratégico de software para equipes de serviço de campo que estão constantemente em movimento, como quem trabalha na construção civil ou na área educacional, entre outros. O gerenciamento das operações do dia a dia pode ser difícil, mas essa solução facilita os processos. 

Nesses setores, pode haver muitas partes móveis envolvidas no gerenciamento de operações que precisam ser cuidadas, desde o agendamento até o gerenciamento de estoque e a otimização de rotas. Se não for tratado corretamente, a eficiência sofrerá e seus clientes buscarão um serviço melhor em outro lugar.

O uso do software de gerenciamento de serviços de campo (FSM) para lidar com essas tarefas pode mudar o jogo para as equipes de serviços de campo. 

Então, vamos dar uma olhada nos principais benefícios do Field Service Management que permitirão que você leve suas operações de serviços de campo para o ponto mais alto do sucesso. 

O que é o Field Service Management (FSM)? 

Sabe aquela empresa que precisa gerenciar uma equipe de técnicos que estão sempre na rua, visitando clientes para realizar reparos, instalações ou manutenção? Ela precisa de um software de gerenciamento de serviços de campo: o Field Service Management (FSM).

Por definição, esta é uma ferramenta que facilita para empresas centradas em serviços aumentar sua produtividade e atingir seus objetivos de projeto.

Gerenciar todas essas operações de campo pode ser um verdadeiro desafio, certo? Mas não com uma solução que integra os principais aplicativos e recursos em pacotes que podem ser dimensionados conforme as necessidades da empresa.

Através do fornecimento de um serviço no no local por meio de gerenciamento de pessoal, rastreamento de solicitações e a garantir a visibilidade total do ciclo de entrega do serviço, essa opção de software se destaca para melhorar os processos internos. 

Os recursos típicos de uma ferramenta Field Service Management incluem:

  • Gestão de ordens de serviço;
  • Roteamento inteligente;
  • Controle de inventário;
  • Análise e relatórios em tempo real;
  • Agendamento e despacho;
  • Rastreamento de frota.

Você ainda está perdido para compreender todos os benefícios do FSM? Então, continue a leitura. 

Benefícios do Field Service Management (FSM) 

Imagine isso… 

Todas as manhãs, seus técnicos se apresentam para trabalhar e coletam a programação do dia. Eles verificam o inventário das ferramentas e peças necessárias, as recebem e preenchem a papelada necessária antes de pegar a estrada. Isso, é claro, se traduz em horas de coordenação manual.

E quanto aos dados que eles precisam quando estão no local? Eles ainda estão carregando arquivos volumosos para cada cliente que atendem? Seus técnicos também são responsáveis ​​pela maioria das ferramentas que estão sendo usadas — e você quer mantê-las sob controle também. Você quer supervisão total sobre qual trabalho está sendo feito, quanto tempo leva, onde está acontecendo e os materiais que estão sendo utilizados. 

Fazer malabarismos com tudo isso por meio de inúmeras planilhas, marcar o inventário e atualizar registros de tempo pode ser incrivelmente trabalhoso. 

Felizmente, o software de gerenciamento de serviços de campo (o Field Service Management) chega para simplificar as coisas — desde faturamento e controle de estoque até roteamento e agendamento — tudo em uma plataforma multifacetada.

Ao adotar este software, PMEs (engenharia ambiental, serralheiros, eletricistas, conserto de eletrodomésticos, etc.) podem colher vários benefícios. Abaixo estão 5 dos benefícios mais importantes dessa ferramenta:

  1. Inovação no serviço de campo

Com o FSM, é possível reduzir os custos e aumentar a eficiência das operações de campo. Uma das grandes vantagens é a capacidade de simplificar o agendamento e o despacho dos técnicos, otimizando os recursos e garantindo que as tarefas sejam atribuídas de forma inteligente. A Inteligência Artificial (IA) entra em cena para acelerar a produtividade, automatizar processos e fornecer insights que vão fazer a diferença na competição do mercado.

  1. Redução de custos e aumento da eficiência

O Field Service Management ajuda a reduzir os custos operacionais ao otimizar as rotas dos técnicos e diminuir as visitas desnecessárias. A partir disso, também melhora a produtividade ao garantir que os técnicos estejam sempre no lugar certo, na hora certa, com todas as informações necessárias para realizar o trabalho com sucesso.

  1. Experiência de serviço sem atrito

Uma das principais metas do FSM é oferecer uma experiência de serviço ao cliente sem atrito. Dessa maneira, os clientes recebem um serviço rápido, com menos tempo de espera e mais resoluções na primeira visita.

  1. Integração de pessoas, processos e tecnologia

Este recurso conecta pessoas, processos e tecnologia em uma única plataforma. Portanto, facilita a colaboração entre diferentes departamentos e garante que todos estejam trabalhando com as mesmas informações atualizadas. A integração com outras ferramentas, como CRM e ERP, permite uma visão completa das operações e dos clientes.

  1. Melhorias na experiência do cliente

Toda uma operação é transformada com a implementação deste software. Contudo, também impacta a experiência do cliente. Ao combinar o FSM com outros produtos e aplicativos, é possível criar uma plataforma que reduz o trabalho do cliente na busca por seus serviços e melhora os resultados financeiros. A IA é utilizada para capacitar os funcionários com respostas inteligentes, que possam oferecer ações práticas.

O Field Service Management é aplicável em diversos setores (público ou privado) que exigem deslocamento para realizar serviços no local. Por exemplo: manutenção de máquinas, serviços técnicos de eletrodomésticos, máquinas industriais, saúde, energia, telecomunicações, venda e distribuição, além de serviços de atenção personalizada como peritos de seguros e agentes de saúde. 

Para oferecer um serviço completo, essa solução se integra com outras de gestão, como ERP e CRM, relacionadas a estoques, pedidos, faturamento e informações dos clientes. Para te ajudar ainda mais nesse banhos e conhecimento, veja agora como as soluções Zoho vão somar ainda mais vantagens unidas ao FSM. 

Somando forças: Field Service Management + Zoho Desk + Zoho Sales IQ 

Para uma experiência de serviço de campo sem atrito, a integração com outras soluções de gestão faz toda a diferença. Ferramentas como Zoho Desk e Zoho SalesIQ complementam o FSM de várias formas:

  • Zoho Desk: software omnichannel de atendimento ao cliente, o Zoho Desk, facilita o suporte em múltiplos canais, melhora a produtividade dos agentes com ferramentas poderosas e análises integradas, e promove a satisfação do cliente;
  • Zoho SalesIQ: para incluir ferramentas de engajamento digital para marketing, vendas e suporte, o Zoho Sales IQ é ideal: inclui chat ao vivo, análise de visitantes e pontuação de leads. Com essa plataforma, é possível engajar proativamente os visitantes do site e integrar dados com o Zoho CRM para uma visão completa do ciclo de vida do cliente.

Percebe como o Field Service Management (FSM) moderniza o serviço de campo? Estamos falando de fluxos de trabalho digitais otimizados através do uso de IA, você precisa disso para potencializar essas operações. 

Se a sua organização se identifica com as operações de campo descritas e você suspeita que esse é o tipo de solução que faltava para melhorar sua gestão, vale a pena introduzir essa solução no seu negócio. 

Tire suas dúvidas sobre os recursos Zoho mencionados, reconheça: eles podem trazer ainda mais vantagens ao FSM. 

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