Você já sabe o que fazer para fidelizar seus clientes, transformá-los seguidores da marca e crescer de forma significativa a partir daí?
A grande verdade é que toda empresa está em busca desse objetivo. Afinal, não é nada inteligente, nem mesmo reflexo de bons resultados ver os clientes que trabalhou duro para converter, sumindo antes de saber o porquê.
Aprender como fidelizar clientes acabou se tornando fundamental para qualquer empresa, independente do tamanho ou segmento, especialmente em razão de um mercado saturado de produtos ou serviços semelhantes ao seu.
É válido ressaltar que essa fidelização vai além de oferecer um produto de qualidade. Você precisa gerar engajamento, agregar valor, e estreitar o relacionamento com uma comunicação clara para superar as expectativas e garantir a satisfação do seu cliente.
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Com isso em mente, o processo de fidelização de clientes pode parecer trabalhoso, e realmente é. Mas nada que se dedicar a essa função não resolva essa questão.
Se chegou até aqui é porque está procurando formas eficientes de criar e manter clientes fiéis, e este artigo foi feito para você.
A fidelização de cliente pode ser baseada em uma espécie de termômetro, que mede a probabilidade de consumidores fazerem negócios com a marca frequentemente. Contudo, ela pode assumir outros significados diferentes.
Existem alguns profissionais que se referem a fidelização do cliente quando um consumidor só compra de marcas específicas. Por exemplo, você compra roupas de uma mesma marca constantemente, mesmo não sendo a opção mais conveniente ou a mais barata.
Ainda existem aqueles que acreditam que a fidelidade do cliente nem sempre está refletida na quantidade de compras, mas em como as pessoas defendem e indicam certa marca para seus conhecidos. De qualquer forma, estamos falando não apenas de consumidores, mas de promotores.
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Independente do que acredite, cabe a cada empresa decidir como montar sua estratégia para fidelizar seus clientes, se é com base no tamanho ou na frequência dos negócios, se é com base na lealdade com a marca ou de acordo com o engajamento existente entre ela e seu público.
Se você acredita que atrair as pessoas para seu site, fazer com que cliquem em um link ou pisem na loja física é complicado. Na verdade o que realmente é complicado é transformar esse público em clientes pagantes fiéis é que é o desafio.
Hoje temos as mais diversas técnicas para fechar uma venda. Mas como ganhar a fidelidade do cliente de fato?
Como já citado, você precisa transformar leads em clientes fiéis para beneficiar sua empresa de várias maneiras.
Então para te ajudarmos nesse processo, vamos dar algumas dicas de boas práticas para conquistar a fidelidade do cliente e fazer com que ele volte para mais.
Devido aos avanços tecnológicos e ao crescimento da concorrência o atendimento ao cliente é atualmente um forte diferencial de qualquer marca, já que cada empresa tem sua própria maneira de fazer isso.
E o básico e primordial em tudo isso é atender o cliente como você gostaria de ser atendido, ou seja, é preciso se colocar no lugar do cliente.
Isso significa que é preciso conhecer as preferências do seu cliente, suas necessidades e ser capaz de captar qualquer sinal que esse futuro consumidor dê para direcionar a sua abordagem.
Se você for um desses que tentam empurrar um produto ou serviço para o cliente, porque acredita que é o melhor para ele, você está seguindo o caminho errado.
É preciso estar sempre atento, procurando escutar e compreender exatamente o que seu cliente procura.
Se você for realizar uma compra em uma loja e ser mal atendido provavelmente não vai querer voltar lá, muito menos indicar essa loja para outras pessoas, correto?
Por esse motivo, assim que tiver o primeiro contato com o cliente, seja ele por telefone ou um simples e-mail, é essencial criar uma experiência de atendimento única.
Utilizar uma abordagem mais humanizada e personalizada dá a sensação de exclusividade. A verdade é que todo mundo gosta dessa sensação de se sentir importante ou VIP.
Você também pode investir em treinamentos de capacitação da sua equipe de vendas também é outro ponto importante para garantir um atendimento de excelência.
Fazer mais do que seus clientes esperam, mantém a empresa em suas mentes e reforça os seus valores. Por isso, é extremamente importante investir na experiência do cliente.
Isso muitas vezes exige flexibilidade nas negociações, pois no final das contas, cada cliente tem suas próprias circunstâncias e problemas.
Vamos supor que você tenha um e-commerce de vestuário, sua política de devolução é de 30 dias, só por algum motivo cliente não conseguiu devolver o produto.
Ao invés de se recusar a devolução, não seria uma atitude mais assertiva aceitá-la e oferecer um reembolso ou crédito na loja?
É certo que, seu cliente vai se sentir muito mais satisfeito e propenso a voltar a fazer negócios com você no futuro. Ser politicamente correto nessa hora, seguindo as regras à risca sem flexibilidade em nada, não ajuda no processo de fidelização.
Essas são nossas dicas básicas para fidelização de clientes. Para mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando.
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