Tudo o que você precisa saber sobre Customer Centric: confira seus principais benefícios e dicas de implementação. Leia este guia e saiba mais!
Hoje, o Customer Centric (Cliente no Centro) é uma estratégia fundamental para empresas de todos os setores. A realidade exige esse método nas operações pelo simples fato de que, qualquer negócio atual, enfrenta uma batalha pela fidelidade do cliente.
Não se trata mais apenas de preço, promoções e qualidade; a experiência também desempenha um papel importante. É por isso que as organizações implementaram uma metodologia de atuação chamada centralidade no cliente.
Para falar sobre a estratégia Customer Centric, vamos analisar a Apple de Steve Jobs, que é um exemplo do nosso tempo nesse sentido. Além da inovação tecnológica, a marca se destaca pela obsessão em entender e atender às exigências dos clientes. Quem visita as Apple Stores ou interage com o suporte percebe rapidamente que a empresa faz cada cliente se sentir valorizado.
Mas como ela consegue isso?
No artigo de hoje, entenda como aplicar o conceito de Customer Centric e os benefícios dessa estratégia. Acompanhe a leitura e coloque em prática as dicas que temos para você.
O conceito de Customer Centric pode parecer apenas mais um termo no marketing, mas, na verdade, ele é incrivelmente simples e, acima de tudo, eficaz. Colocar o cliente no centro de todas as decisões não é apenas uma ideia teórica – é uma prática adotada pelas maiores e melhores empresas do atual mercado.
Grandes marcas, como a Apple, é um bom exemplo de como criar experiências para atender facilmente ao público interessado e, além disso, fazer com que as expectativas se superem. O Customer Centric não se trata apenas de oferecer um bom produto ou serviço, mas de criar uma conexão genuína com o cliente em cada interação, tornando a experiência sofisticada que o cliente se torna fiel à marca.
Essa filosofia é sustentada por algo que as grandes empresas levam muito a sério: a famosa “Cultura do Atendimento”. Além de ser um conjunto de regras ou procedimentos; é também uma mentalidade que permeia toda a organização, desde a liderança até o atendimento ao cliente.
É essa mentalidade que garante que, independentemente do canal ou da situação, o cliente sempre se sinta ouvido, valorizado e, acima de tudo, satisfeito.
O Customer Centric é uma estratégia de negócios baseada em colocar o cliente em primeiro lugar e no centro do negócio para proporcionar uma experiência positiva ao cliente e construir relacionamentos de longo prazo.
Mas como as grandes empresas implementam essa cultura de atendimento na prática? Como elas conseguem manter o foco no cliente em cada decisão e em cada ponto de contato? Continue a leitura e entenda.
A cultura do atendimento centrada no cliente, ou Customer Centric, é uma filosofia empresarial que coloca o cliente no centro de todas as decisões e ações. Os seus principais aspectos incluem:
Contudo, saiba que implementar essa cultura de atendimento (corretamente, para gerar bons resultados) seria quase impossível sem o suporte de uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management). Esse é o assunto do próximo tópico, veja.
Você já sabe o que é a estratégia Customer Centric e como ela transformou empresas como a Apple em nomes globais de sucesso. A dúvida pode ser, no entanto, como uma empresa de pequeno ou médio porte pode adotar essa estratégia e trazer resultados incríveis? A resposta está na implementação de um CRM.
Com o Zoho CRM, isso se torna uma tarefa simples. Ele centraliza históricos de compras, preferências e interações de cada cliente, facilitando o acesso da sua equipe a essas informações. Assim, todos podem oferecer um atendimento ágil e personalizado, como o que você esperaria de uma grande marca.
Personalizar o atendimento é outro passo fundamental para fidelizar os clientes, porém, fazer isso manualmente é inviável, concorda? O CRM automatiza esse processo, você não precisará se preocupar.
Com as interações personalizadas, o próximo passo é garantir que a experiência do cliente seja continuamente monitorada e continuamente aprimorada. O Zoho CRM também tem resposta para essa demanda, graças a ferramentas para acompanhar cada passo da jornada do cliente, que permite ajustes em tempo real. Se algum problema surgir, o sistema notifica sua equipe imediatamente, dando a chance de resolver a questão antes que ela afete a satisfação do cliente.
O uso de um software como esse garante consistência em todos os canais. Empresas como a Apple são conhecidas por oferecer isso. Com o Zoho CRM, você garante a mesma qualidade de atendimento em qualquer canal que seu cliente use – seja por e-mail, WhatsApp, chat ou redes sociais. Isso fortalece a imagem da sua marca, criando confiança e fidelidade entre os clientes.
E claro, o CRM também permite que você colete dados importantes para todas as etapas com o seu cliente. Por exemplo, você pode se antecipar às necessidades com a oferta de soluções antes mesmo que eles percebam a demanda.
Pense em como grandes marcas frequentemente lançam produtos que parecem prever os desejos dos consumidores. Sua empresa pode adotar a mesma metodologia de negócio, surpreendendo e encantando com propostas inovadoras.
O Zoho CRM é a solução completa para empresas de qualquer tamanho que desejam colocar o cliente no centro de suas operações. Com uma interface intuitiva e funcionalidades que você precisa para fortalecer a conexão com seu público-alvo, você tem acesso a:
E se a implementação parecer desafiadora, conte com o suporte certo, a WebPeak Consultoria, parceiro premium Zoho, está pronta para te ajudar em cada etapa dessa inserção ao seu negócio.
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