Conheça a estratégia de Customer Centric

Tudo o que você precisa saber sobre Customer Centric: confira seus principais benefícios e dicas de implementação. Leia este guia e saiba mais!
Conheça a estratégia de Customer Centric

Tudo o que você precisa saber sobre Customer Centric: confira seus principais benefícios e dicas de implementação. Leia este guia e saiba mais! 

Hoje, o Customer Centric (Cliente no Centro) é uma estratégia fundamental para empresas de todos os setores. A realidade exige esse método nas operações pelo simples fato de que, qualquer negócio atual, enfrenta uma batalha pela fidelidade do cliente. 

Não se trata mais apenas de preço, promoções e qualidade; a experiência também desempenha um papel importante. É por isso que as organizações implementaram uma metodologia de atuação chamada centralidade no cliente.

Para falar sobre a estratégia Customer Centric, vamos analisar a Apple de Steve Jobs, que é um exemplo do nosso tempo nesse sentido. Além da inovação tecnológica, a marca se destaca pela obsessão em entender e atender às exigências dos clientes. Quem visita as Apple Stores ou interage com o suporte percebe rapidamente que a empresa faz cada cliente se sentir valorizado.

Mas como ela consegue isso?

No artigo de hoje, entenda como aplicar o conceito de Customer Centric e os benefícios dessa estratégia. Acompanhe a leitura e coloque em prática as dicas que temos para você.

Customer Centric: prática usada pelas maiores e melhores empresas do mercado 

O conceito de Customer Centric pode parecer apenas mais um termo no marketing, mas, na verdade, ele é incrivelmente simples e, acima de tudo, eficaz. Colocar o cliente no centro de todas as decisões não é apenas uma ideia teórica – é uma prática adotada pelas maiores e melhores empresas do atual mercado.

Grandes marcas, como a Apple, é um bom exemplo de como criar experiências para atender facilmente ao público interessado e, além disso, fazer com que as expectativas se superem. O Customer Centric não se trata apenas de oferecer um bom produto ou serviço, mas de criar uma conexão genuína com o cliente em cada interação, tornando a experiência sofisticada que o cliente se torna fiel à marca.

Essa filosofia é sustentada por algo que as grandes empresas levam muito a sério: a famosa “Cultura do Atendimento”. Além de ser um conjunto de regras ou procedimentos; é também uma mentalidade que permeia toda a organização, desde a liderança até o atendimento ao cliente

É essa mentalidade que garante que, independentemente do canal ou da situação, o cliente sempre se sinta ouvido, valorizado e, acima de tudo, satisfeito.

O Customer Centric é uma estratégia de negócios baseada em colocar o cliente em primeiro lugar e no centro do negócio para proporcionar uma experiência positiva ao cliente e construir relacionamentos de longo prazo. 

Mas como as grandes empresas implementam essa cultura de atendimento na prática? Como elas conseguem manter o foco no cliente em cada decisão e em cada ponto de contato? Continue a leitura e entenda. 

Entenda a cultura do atendimento do conceito Customer Centric 

A cultura do atendimento centrada no cliente, ou Customer Centric, é uma filosofia empresarial que coloca o cliente no centro de todas as decisões e ações. Os seus principais aspectos incluem:

  • Conhecimento profundo do cliente: para ser Customer Centric, é crucial conhecer profundamente o cliente – suas necessidades, preferências e expectativas. A Apple,o exemplo do nosso artigo, investe massivamente em pesquisa para entender o que seus clientes realmente querem e precisam.
  • Personalização em cada interação: cada interação com o cliente deve ser personalizada. A Apple faz isso ao oferecer experiências de compra e suporte que parecem feitas sob medida para cada indivíduo, seja na Apple Store ou no atendimento online.
  • Consistência em todos os canais: oferecer uma experiência consistente em todos os pontos de contato é fundamental. A Apple garante que, seja em uma loja física ou através do suporte digital, o cliente sempre recebe o mesmo nível de excelência.
  • Foco na fidelização: mais do que apenas satisfazer, o objetivo é criar um vínculo emocional que transforme clientes em defensores da marca. A fidelização de clientes da Apple é um testemunho de como um enfoque centrado no cliente pode gerar resultados de longo prazo.

Contudo, saiba que implementar essa cultura de atendimento (corretamente, para gerar bons resultados) seria quase impossível sem o suporte de uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management). Esse é o assunto do próximo tópico, veja.

Implemente a estratégia Customer Centric com o Zoho CRM

Você já sabe o que é a estratégia Customer Centric e como ela transformou empresas como a Apple em nomes globais de sucesso. A dúvida pode ser, no entanto, como uma empresa de pequeno ou médio porte pode adotar essa estratégia e trazer resultados incríveis? A resposta está na implementação de um CRM. 

Com o Zoho CRM, isso se torna uma tarefa simples. Ele centraliza históricos de compras, preferências e interações de cada cliente, facilitando o acesso da sua equipe a essas informações. Assim, todos podem oferecer um atendimento ágil e personalizado, como o que você esperaria de uma grande marca.

Personalizar o atendimento é outro passo fundamental para fidelizar os clientes, porém, fazer isso manualmente é inviável, concorda? O CRM automatiza esse processo, você não precisará se preocupar.

Com as interações personalizadas, o próximo passo é garantir que a experiência do cliente seja continuamente monitorada e continuamente aprimorada. O Zoho CRM também tem resposta para essa demanda, graças a ferramentas para acompanhar cada passo da jornada do cliente, que permite ajustes em tempo real. Se algum problema surgir, o sistema notifica sua equipe imediatamente, dando a chance de resolver a questão antes que ela afete a satisfação do cliente.

O uso de um software como esse garante consistência em todos os canais. Empresas como a Apple são conhecidas por oferecer isso. Com o Zoho CRM, você garante a mesma qualidade de atendimento em qualquer canal que seu cliente use – seja por e-mail, WhatsApp, chat ou redes sociais. Isso fortalece a imagem da sua marca, criando confiança e fidelidade entre os clientes.

E claro, o CRM também permite que você colete dados importantes para todas as etapas com o seu cliente. Por exemplo, você pode se antecipar às necessidades com a oferta de soluções antes mesmo que eles percebam a demanda. 

Pense em como grandes marcas frequentemente lançam produtos que parecem prever os desejos dos consumidores. Sua empresa pode adotar a mesma metodologia de negócio, surpreendendo e encantando com propostas inovadoras.

Insira o Customer Centric com o Zoho CRM 

O Zoho CRM é a solução completa para empresas de qualquer tamanho que desejam colocar o cliente no centro de suas operações. Com uma interface intuitiva e funcionalidades que você precisa para fortalecer a conexão com seu público-alvo, você tem acesso a:

  • Automação de fluxos de trabalho para reduzir a entrada manual de dados;
  • Interações personalizadas via omnichannel;
  • Relatórios e análises detalhadas para melhorar a experiência do cliente;
  • Integração com mais de 60 aplicativos corporativos, solução completa Zoho para sua empresa..

E se a implementação parecer desafiadora, conte com o suporte certo, a WebPeak Consultoria, parceiro premium Zoho, está pronta para te ajudar em cada etapa dessa inserção ao seu negócio. 

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