Existem muitas formas de investir na Automação de E-mail Marketing inclusive hoje em dia, e uma delas é com ferramentas de qualidade como o Zoho Campaigns. Dito isso, entenda, a seguir, melhor sobre o tema e como isso pode alavancar o seu negócio.
Inicialmente, é interessante trazer que o e-mail marketing se trata do uso de um e-mail em campanhas de marketing digital. Assim, o intuito dessa estratégia é estabelecer uma relação com os clientes, além de gerar uma melhor performance do ponto de vista das vendas, o que melhora a retenção.
Ao contrário do que ocorre com o spam, ao investir em e-mail marketing, você deseja que essa informação agregue, de alguma forma, na vida do usuário. Logo, a partir do momento que você enviar essas mensagens, você pensa no funil de vendas e adequa com a etapa da estratégia.
Entretanto, é importante destacar que o e-mail marketing costuma incluir uma opção para o cancelamento de recebimento. Essa é uma prática que transparece respeito ao público, e você pode colocar, ainda, uma pesquisa de opinião, podendo avaliar o que deve ser mantido ou substituído em sua estratégia.
O e-mail, por si só, é uma forma de comunicação formal, séria e que tem um público mais restrito. Assim, com essa ferramenta, você pode alcançar da melhor forma os seus clientes, a um custo acessível, quando comparamos com as publicidades em banners, ads, sites e outros.
Com uma estratégia de e-mail marketing bem elaborada, é possível captar a atenção do seu lead. Ao abrir a mensagem, ela irá ocupar toda a tela desse dispositivo, e deve se adaptar aos mais diferentes tipos de aparelhos.
Trabalhe com campanhas de email que fazem sentido para o seu negócio, e para seu cliente. Uma estratégia de email marketing deve chegar até os interessados ou decisores. Assim, você pode enviar mensagens que estejam de acordo com interesses e também com base no estágio de cada pessoa dentro de seu funil de vendas.
O e-mail marketing pode render ótimos resultados para o seu negócio, desde que você utilize uma base limpa de contatos. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse sentido.
O primeiro passo para personalizar o seu conteúdo é segmentar as listas, dividindo a lista de emails com base nos segmentos que cada usuário está inserido. Ou seja, considere aqui os hábitos de compra, faixa etária, experiência profissional e familiaridade com a marca.
Após a inscrição de um contato para o recebimento da sua News, ele recebe um link de confirmação para se tornar inscrito. Com isso, é possível evitar os e-mails falsos, comprovando a intenção de receber o seu conteúdo.
É possível definir o spamtrap como um e-mail falso, que é gerido e criado por entidades anti spam, com o intuito de detectar os e-mails de procedência duvidosa.
Já as blacklists são as listas com os contatos que praticam spam com frequência. Porém, não é raro encontrar remetentes legítimos, devido a erros básicos, então, esteja atento a isso.
Quando o cliente entra na lista por meio do optin (aceitar o recebimento), ele também pode sair pelo optout, através de um link do e-mail marketing, permitindo o cancelamento desta inscrição. Essa é uma boa prática do email marketing.
O bounce ocorre quando o e-mail não é entregue por conta de algum erro, e isso indica uma baixa qualidade na base de contatos. Ou seja, o endereço de e-mail não existe mais ou a mensagem não pode ser entregue.
Por fim, temos o graymail, que é um processo de degradação da entregabilidade da lista. Com o tempo, o usuário pode perder o interesse, e ele não gera nenhum engajamento. Assim, o ideal é usar o descanso de base, deixando esse contato sem receber e-mails por um tempo.
O Zoho Campaigns é um software completo para quem deseja colocar em prática as estratégias de e-mail marketing com o intuito de impulsionar as vendas. Isso porque esse software traz os mais diversos recursos que auxiliam no processo de vendas.
O Zoho Campaigns tem um plano gratuito, mas com recursos limitados. Por exemplo, Este plano suporta no máximo 5 usuários e 6.000 e-mails por mês, tornando-o adequado apenas para pequenas empresas com poucos clientes. Caso você opte em pagar por um plano premium, você poderá usar melhor a tecnologia do Zoho Campaigns.
Com o Zoho Campaigns, então, você pode criar designs responsivos, personalizar as mensagens e enviar e-mails para a caixa de entrada para os seus contatos. Além disso, é possível acionar um fluxo de trabalho automatizado e se conectar a novos contatos.
Isso sem contar com o kit de ferramentas que o software disponibiliza, trazendo os itens necessários para os primeiros passos no marketing por e-mail. Embora muitos tenham desistido dessa técnica, é perceptível como o e-mail ainda é muito utilizado, logo, a depender do seu público, essa pode ser a melhor forma de divulgar a sua marca.
Alguns dos recursos do Zoho Campaigns são:
- Envio de mensagens na hora exata;
- Personalização dinâmica, permitindo uma alteração mais ágil do e-mail;
- Interatividade de e-mail, podendo se conectar com os contatos através de elementos interativos;
- Automação avançada de e-mail;
- Fluxos de trabalho com o recurso de “arrastar e soltar”;
- Rastreamento da jornada do contato; e
- Otimização de tempo de envio.
O Zoho Campaigns é uma plataforma confiável de software de marketing por e-mail e seria uma escolha sólida para empresas de todos os tamanhos.
Mesmo diante dessas dicas, algumas pessoas ainda podem sentir dúvidas sobre como colocar em prática o marketing por e-mail. Por isso, conte com o auxílio da tecnologia Zoho, investindo em facilidade e automação com muita qualidade.
Felizmente, ferramentas de automação de marketing existem para tornar o marketing mais fácil para você e toda sua empresa. Quando você automatiza os processos, você pode ocupar seu tempo e atenção em outros esforços que aumentarão o sucesso do seu negócio.
Gostou das dicas? Então é hora de começar a automatizar os processos de marketing da sua empresa.
Até breve!
Solicite um orçamento