Relatório de vendas: quando e como começar a produzir? Confira a importância de realizar essa atividade diariamente; simplifique essa tarefa com Zoho Bigin!
Gerenciar um negócio sem análise de vendas é como dirigir no escuro, sem postes de luz para iluminar as vias. Para muitas empresas, a prática comum é gerar relatórios apenas uma vez por ano, talvez porque não consideram essas análises como uma prioridade ou acreditam que a periodicidade anual é suficiente.
O problema com essa postura é que, ao detectar um problema apenas uma vez por ano, você pode ter perdido oportunidades ou até mesmo maiores impactos na receita. O relatório de vendas pode ser a melhor escolha para esse desafio.
Relatórios diários trazem insights em tempo real, são importantes para você identificar as dificuldades e lacunas no processo de vendas e ajudar sua equipe a enfrentar desafios de forma proativa. Através desse simples recurso, você pode ter uma visão mais clara do desempenho e, consequentemente, fazer os ajustes com mais precisão.
Entendemos que criar relatórios pode parecer uma tarefa árdua e muitas vezes não está diretamente associada às vendas propriamente ditas. Então é natural que a equipe de vendas prefira se concentrar mais em fechar negócios do que em elaborar relatórios.
Mas, felizmente não tem desculpa para não fazer. Uma ferramenta de relacionamento com o cliente pode fazer a diferença. No final deste artigo, confira a nossa recomendação para automatizar a criação de relatórios. Antes disso, tire suas dúvidas sobre relatório de vendas, quando e porque começar.
Acompanhe a leitura!
A competitividade do mercado tornou as ferramentas de geração de relatório de vendas fundamentais nas operações de empresas modernas. Através desse recurso, é possível identificar o desempenho de vendas e, assim, administrar o seu sucesso.
Uma das maiores vantagens de um relatório de vendas bem elaborado é a capacidade de fornecer respostas visuais dos dados. Em vez de simplesmente apresentar números brutos, os relatórios de vendas eficazes usam gráficos, tabelas e paineis para representar visualmente as informações.
Compreender com facilidades os dados economiza tempo, incentiva sua equipe a compreender os dados ao invés de interromper o processo criativo com tarefas repetitivas.
A sua equipe ficará a seu favor, afinal quem não gosta de reconhecimento (?), ao ter total capacidade de identificar tendências e padrões que poderiam passar despercebidos em uma análise puramente numérica.
As representações visuais de um relatório de vendas ajuda a equipe a transformar dados complexos em informações compreensíveis. Por exemplo, um gráfico de barras pode rapidamente revelar quais produtos estão vendendo mais, enquanto um mapa de calor pode destacar quais regiões estão contribuindo mais para as receitas.
A tomada de decisão não precisa ser uma etapa cruel, chega de achismos! A capacidade de tomar decisões orientadas por dados é uma das maiores vantagens de acompanhar esses relatórios.
Com dados precisos, você poderá ajustar estratégias de vendas e marketing para melhorar o desempenho e alcançar metas. Além, é claro, da prevenção de problemas, suas análises regulares podem detectar sinais precoces de problemas, o seu negócio poderá se preparar para medidas corretivas antes que esses problemas se agravem.
Dito isso, vamos a mais um exemplo: se um relatório revela uma queda na taxa de conversão de leads para clientes, a empresa pode investigar o que está causando essa queda e ajustar suas abordagens de vendas ou marketing de acordo.
Precisamos falar de maneiras de simplificar a geração de relatório de vendas.
Pois então não se preocupe, existe um sistema que centraliza todos os dados da sua organização de forma simples: o Zoho Bigin é exatamente isso! A organização das informações de clientes e vendas é realizada, ele também integra de maneira fluida com o Zoho Analytics. Essa integração é um divisor de águas quando falamos de relatórios.
Por que isso acontece? Bem, os dados que você coleta e organiza no Bigin podem ser visualizados, analisados e transformados em relatórios interativos e altamente personalizados no Zoho Analytics.
É realmente incrível, você tem um painel de controle avançado que mostra de forma clara o desempenho das suas vendas e das suas estratégias de negócios. O Zoho Analytics organiza esses dados e fornece análises profundas, com gráficos, tabelas e relatórios que podem ser ajustados de acordo com as suas necessidades.
E o melhor? Essa integração permite a sincronização automática dos dados. Isso mesmo, você não precisa se preocupar em atualizar os relatórios manualmente!
O Zoho Bigin não é apenas sobre relatórios. Veja alguns dos recursos que fazem essa solução ir além, ou seja, a escolha perfeita para o seu negócio:
Essas são razões suficientes para você tomar uma decisão. Não deixe de acompanhar as inovações para posicionar-se de maneira competitiva no mercado. Conte com a WebPeak Consultoria para implementar soluções Zoho e muito mais.
O Zoho Bigin é uma ferramenta de CRM que pode realmente fazer a diferença na forma como você lida com relatório de vendas. A sua integração com o Zoho Analytics transforma dados brutos em insights, enquanto a automação é expert!
A automação é uma escolha inteligente para o seu negócio, pois reduz o tempo gasto com tarefas manuais e diminui as chances de erros. Além disso, seus recursos de gerenciamento de pipeline e comunicação integrada ajudam a manter sua equipe organizada e focada nos objetivos de vendas.
E para garantir que você tenha o melhor suporte na implementação, a WebPeak Consultoria está aqui para ajudar. Como parceiro oficial (Premium Partner) da Zoho, você terá o apoio de uma equipe especializada (que entende bem do assunto).
Entre em contato e tire todas suas dúvidas!
Solicite um orçamento