Qual a função de um CRM operacional? Leia este guia completo e tome sua decisão. Entenda como esse software impacta positivamente nas suas vendas!
Quando vale a pena investir no CRM operacional? Se esse assunto é novo ou confuso para você, olha só: o software de gerenciamento de relacionamento com o cliente, mais conhecido como CRM, é aquela ferramenta que faz toda a diferença nas operações modernas.
Mas, preste atenção, pois nem todos os CRMs são iguais. O CRM operacional, por exemplo, é especialmente bom para dar aquele suporte completo às equipes de atendimento ao cliente, marketing e vendas.
A implementação dessa solução gera um impacto tão grande, não somente no aumento de vendas, como também nas melhorias de toda área de comunicação interna e na experiência do cliente.
Esse tipo de CRM é ideal para empresas de médio a grande porte porque ele cobre várias funções ao mesmo tempo. Quer saber mais sobre o tema?
Então, nesse guia, vamos apresentar tudo sobre um sistema de CRM operacional de sucesso: os benefícios que ele traz, os recursos que ele oferece e muito mais.
Vamos nessa!
Você já deve ter ouvido falar sobre CRM (Customer Relationship Management), certo?
É aquele sistema que ajuda a gerenciar o relacionamento com clientes. Mas hoje vamos falar sobre um tipo de solução que impacta precisamente sua operação: o (próprio) CRM operacional.
Existem alguns tipos de software de CRM que se concentram exclusivamente em usos únicos, como análise, serviços ou gerenciamento de vendas. O CRM operacional é um sistema centralizado que dá suporte às funções de vendas, marketing e atendimento ao cliente dentro de uma empresa.
Com a sua tecnologia de processos, ele armazena informações sobre clientes, leads e funcionários usando uma interface compartilhada. Diferente de outros tipos de software de gestão, que podem focar mais em análises ou na colaboração interna, o modelo operacional é voltado para o trabalho na área comercial do dia a dia.
Em vez de focar em um aspecto do negócio, as plataformas de CRM operacionais unem todas essas funções de negócios em um sistema.
As organizações têm mais controle de seus processos com uma plataforma centralizada para dar suporte a serviços de atendimento ao cliente, marketing e vendas. Uma plataforma de CRM operacional usa um banco de dados compartilhado para armazenar informações sobre leads, clientes e funcionários.
As empresas podem armazenar com segurança dados sobre as atividades da organização com clientes em potencial e clientes, ao mesmo tempo em que simplificam tarefas mundanas e rudimentares.
Por exemplo, os dados de interação com o cliente são registrados automaticamente após cada interação, e essas informações podem ser usadas para personalizar e-mails automatizados que atendam às necessidades do cliente.
Os aplicativos de CRM operacional podem incluir uma solução VoIP integrada para auxiliar ainda mais nos esforços de divulgação. Entender a importância do software de gerenciamento de relacionamento com o cliente operacional e seus principais recursos pode ajudar as empresas a encontrar a plataforma que funciona para elas.
Saber reconhecer alguns sinais de que é hora de considerar um CRM operacional para o seu negócio é muito importante.Confira alguns alertas:
Se você tem uma equipe de vendas que trabalha remotamente, um CRM operacional pode ser um divisor de águas. Ele permite que todos tenham acesso às mesmas informações, independentemente de onde estejam. Com esse recurso, você melhora a comunicação e alinha as informações entre os integrantes de sua equipe. É a melhor saída para ter uma equipe satisfeita e na direção correta dos esforços conjuntos.
Sabe quando um cliente liga e você precisa passar a ligação por vários departamentos até encontrar alguém que possa ajudar? Isso é um sinal claro de que a comunicação interna precisa melhorar. Com um CRM operacional, todas as informações sobre o cliente estão disponíveis em um único lugar. A sua equipe irá agradecer pela facilidade na vida de todos.
Manter o controle de todas as tarefas e chamadas pode ser um desafio, especialmente se você está gerenciando muitos leads e clientes. O CRM operacional pode enviar lembretes automáticos para garantir que você nunca perca uma ligação importante ou esqueça de acompanhar um lead.
Falar sobre as funcionalidades desse tipo de CRM resultou nos seus benefícios. Entre eles, na capacidade de potencializar sua força de vendas remota. Com acesso a todas as informações necessárias, seus vendedores podem trabalhar de maneira objetiva para fechar mais negócios.
Através do sistema de gestão de relacionamento com o cliente, o colaborador tem fácil acesso a dados de qualquer lugar. Portanto, poderá atualizar informações em tempo real e colaborar com a equipe, tudo através do CRM.
O Zoho CRM possui todas funcionalidades que uma empresa moderna precisa para melhorar a comunicação com o cliente:
A transformação resultante desse software é impressionante. Se você está percebendo sinais de que é hora de melhorar suas operações de vendas, marketing e atendimento ao cliente, talvez seja o momento de considerar a implementação de um CRM operacional.
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