O que ainda não te contaram sobre Marketing Automation

Descubra tudo que ainda não te contaram sobre Marketing Automation!
O que ainda não te contaram sobre Marketing Automation

Cada vez mais as empresas têm buscado saber mais sobre a automação de marketing, que na verdade está relacionada com o uso de software para automatizar atividades de marketing.

Vários departamentos de marketing implantaram formas para automatizar tarefas repetitivas, como email marketing, postagem em mídias sociais e até campanhas publicitárias. Tudo isso está bem além de uma questão apenas de eficiência, mas também proporcionam uma experiência mais personalizada aos seus clientes. A tecnologia da automação de marketing facilita essas tarefas.

Nesse artigo vamos tratar dois pontos importantes que nunca te contaram sobre Marketing Automation.

Como deve ser feito o Marketing Automation?

Para começar, a automação de marketing é uma combinação de software e estratégia. Sendo assim, o marketing automation deve permitir que você alcance clientes potenciais com conteúdo útil e altamente personalizado possibilitando a conversão de clientes potenciais em clientes satisfeitos.

Tente imaginar à automação de marketing eficaz como cultivar um jardim. É necessário ter um solo fértil, maduro para o crescimento, assim como vai ser preciso sementes para semear. Sem contar todas as coisas básicas como água e luz para nutrir essas sementes em uma planta exuberante e florescente. Aplicando uma boa automação de marketing fica bem mais fácil cultivar leads, o suficiente para produzir clientes pagantes e fidelizá-los na sequência.

Contudo, isso ainda não é o suficiente. Os clientes não são apenas o resultado de uma automação de marketing bem-sucedida, essas pessoas tem opiniões e hábitos de compra bem relativos. Seus clientes precisam ser o centro de tudo o que você faz, e quando se trata de automação de marketing deve é necessário continuar a desempenhar um papel importante no seu relacionamento com eles.

É por esse motivo que as estratégias de automação de marketing mais assertivas não consideram os clientes uma reflexão tardia no final de um funil tradicional. Pelo contrário, os clientes precisam estar no centro de estratégias mais eficientes garantindo o impulso necessário para as ações e reduzindo os pontos de atrito do cliente.

Estratégias de automação de marketing com o devido foco reduzirão esse atrito e te trarão melhores resultados, ajudando você a continuar cultivando o relacionamento com os clientes bem depois que eles são repassados ​​para as vendas e o negócio é ganho.

Erros que muitas empresas ainda cometem no Marketing Automation

Justamente com o crescimento e a popularidade da automação de marketing, houve um ruído nesse processo de que o software de automação de marketing pode ser uma solução para qualquer desaceleração do crescimento do marketing, o que inclui também a necessidade de gerar novos leads.

Esse infelizmente é um equívoco que deixa diversos profissionais de marketing com ferramentas sofisticadas para automatizar o meio de seu funil, mas nenhuma solução para gerar novos leads e estimular se posicionarem no mercado.

Acaba se tornando comum os profissionais de marketing optarem por comprar listas de endereços de e-mail para nutrir, em vez de gerar leads de entrada. Essa obviamente é uma solução rápida, mas quando falamos de solução a longo prazo, o cenário pode ser bem diferente e difícil para manter um relacionamento saudável e de longo prazo com seus clientes.

Outro ponto para destacar é que diversos profissionais de marketing também continuam enxergando a automação de marketing no contexto de um funil, ao invés de centralizar em um volante. Gere um lead, coloque-o em uma fila de e-mail automatizada e passe todos os indicadores. Isso cria uma experiência desarticulada para clientes em potencial e clientes à medida que eles passam de Marketing, Vendas, Atendimento ao Cliente.

No final das contas, ao invés de criar uma experiência contextual e eficiente com base nas necessidades de cada indivíduo, a automação de marketing se tornando uma forma de forçar as pessoas a entrar em um funil com pontos de contato arbitrários e conteúdo irrelevante.

Quando a automação de marketing opera em um ciclo como esse, são introduzidos pontos de atrito que paralisam e sobrecarregam o que poderia ter sido produtivo, o relacionamento com os clientes a longo prazo.

Dessa forma o indicado é não praticar o marketing automation dessa forma para conseguir fidelizar os clientes.

Gostou das dicas? Para mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando. 

Até breve!

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