Já definiu o OKR de marketing da sua empresa para 2024?

Saiba o que é e qual a importância de definir OKR de marketing (objetivos e resultados-chave) para sua empresa em 2024. Saiba como criar um plano!
Já definiu o OKR de marketing da sua empresa para 2024?

Saiba o que é e qual a importância de definir OKR de marketing (objetivos e resultados-chave) para sua empresa em 2024. Saiba como criar um plano!

Toda empresa está sempre buscando maneiras de melhorar o desempenho. Existem várias maneiras de conseguir isso. Um deles é o método OKR de marketing, que também é utilizado pelo Google, Uber, Spotify e Airbnb. 

Os OKRs são uma ferramenta de definição de metas e liderança para empresas de todos os setores. Neste artigo você entenderá o que significa OKRs, como você pode criá-los da melhor forma e evitar erros. 

O que é OKR de marketing?

Você já ouviu falar sobre OKR de marketing? Essa sigla significa "Objectives and Key Results", traduzindo para o português como "Objetivos e Resultados-Chave". 

A metodologia, que surgiu nos anos 70 através do trabalho de Andy Grove da Intel, é uma maneira de definir e acompanhar metas quantificáveis em empresas com eficiência, especialmente no Vale do Silício.

No marketing e nas vendas, os OKRs são uma ferramenta valiosa para estabelecer objetivos mensuráveis e trabalhar em direção a eles. Eles podem envolver diversas metas,  desde melhorar taxas e aumentar o tráfego até fortalecer a imagem da empresa e captar leads.

Ao adotar os OKRs, as equipes de marketing conseguem priorizar suas atividades com precisão, sem o desperdício de recursos em estratégias que não geram valor. 

O senso de propósito e alinhamento estratégico prevalece com essa metodologia. Facilita o monitoramento constante e ajustes necessários para garantir a satisfação do cliente.

OKR de marketing contribui também para aumentar o engajamento da equipe, pois fornece um plano de ação claro e direcionado para alcançar as metas estabelecidas.

Se sua empresa ainda não adotou os OKRs para 2024, é hora de considerar como essa metodologia pode impactar o seu planejamento de marketing.

Qual a diferença entre OKR de marketing e KPI?

O termo OKR é composto pelas duas palavras “Objetivos” e “Resultados Chave” e descreve um método para definir e gerenciar metas. 

Para um determinado período de tempo, geralmente um trimestre, são definidas diversas metas (objetivos) que contêm propostas de valor. 

A concretização destas propostas de valor é demonstrada por dois a cinco resultados-chave mensuráveis. OKR pode ser visto como uma forma de gerenciamento de resultados. Portanto, as metas não são definidas com base no trabalho que está por trás delas, mas no efeito que o valor agregado tem para um cliente, por exemplo.

Embora os objetivos globais devam ser definidos de forma qualitativa e ambiciosa, os principais resultados associados devem, acima de tudo, ser mensuráveis. Os OKRs podem ser definidos em todos os níveis da organização: para toda a empresa, para um departamento ou para funcionários individuais. 

Por exemplo, para uma maior fidelização de clientes ao produto como objetivo, um resultado positivo num inquérito ao cliente no final do mês poderia ser um resultado-chave correspondente.

Semelhanças e diferenças entre OKR de marketing e KPIs

Num primeiro momento, os dois conceitos parecem muito semelhantes. Tanto KPIs quanto OKRs são usados ​​para gerenciamento de metas, tornam mensurável o alcance de metas nas empresas e podem ser definidos para diferentes níveis e funções da empresa. 

No entanto, existe uma diferença fundamental entre OKR de marketing e indicadores de desempenho (KPIs). Para compreender isto, é útil diferenciar entre indicadores avançados e indicadores de desempenho.

Os indicadores de desempenho determinam o resultado desejado de um processo e correspondem aos KPIs. Um exemplo de indicador e, portanto, de KPI é um aumento de 10% na participação de mercado. 

Os indicadores de desempenho são adequados para avaliação retrospectiva, mas não para orientação. Um exemplo: se eu medir apenas a rotatividade de funcionários, não estou impedindo que os colaboradores saiam da empresa. Ou seja, são úteis para avaliar o que aconteceu no passado, mas não são eficazes para orientar ações futuras.

Os indicadores principais medem os valores-alvo que levam ao cumprimento de uma meta e correspondem aos resultados-chave de um objetivo. Portanto, posso medir a influência de novas oportunidades de formação na satisfação dos colaboradores, a fim de evitar que saiam. 

Os KPIs antecedentes também medem se acrescentamos valor e, através de múltiplas opções de medição no ciclo, dão-nos informações sobre se precisamos de fazer uma correção de rumo. 

Como a metodologia OKR beneficia o Marketing Digital?

No marketing online, não se pode deixar de ter objetivos claros para alcançar o sucesso e em meio a todos os concorrentes. Mas o que exatamente são “objetivos”?

As metas são estados claramente definidos e mensuráveis ​​que os funcionários, equipes ou empresas desejam alcançar. Eles servem como diretrizes e guias para o sucesso. Porque todas as ações podem ser determinadas com base nos objetivos traçados para, em última instância, alcançá-los.

Além disso, os objetivos proporcionam a oportunidade de controle porque objetivos claros e mensuráveis ​​proporcionam um quadro para avaliar o progresso e garantir que as atividades seguem o caminho pretendido.

Esse controle cria espaço para adaptação de estratégias e recursos. Todas estas etapas devem levar ao sucesso, uma vez que objetivos claros constituem a base de todas as atividades de marketing online.

OKR de marketing, por ser uma estrutura de gestão usada para definir e acompanhar metas e seus resultados mensuráveis ​​nas organizações, promove a transparência, o foco e o alinhamento dos membros da equipe e dos funcionários em relação aos objetivos de negócios compartilhados, o que pode melhorar o desempenho e a agilidade da empresa. 

O grande sucesso do Google nos estágios iniciais é atribuído ao uso de Objetivos e Resultados Chave (OKRs), por exemplo.

Com o método OKR, a definição colaborativa de metas é muito importante porque as equipes definem suas metas em conjunto e também conhecem as das outras equipes. Todos os objetivos da estrutura devem estar no contexto dos objetivos da empresa. Uma iteração dos OKRs leva de 3 a 6 meses, o que facilita a divisão do ano em trimestres.

As metas podem ser ajustadas regularmente e de maneira orientada para o sucesso. Os OKRs contribuem assim para a orientação de longo prazo da empresa com perspectivas de médio prazo.

Vários elementos são de grande importância para a implementação do método OKR, como as reuniões semanais; atualização dos níveis de confiança, ou seja indica o quão certa a equipe ou os funcionários individuais estão de que a meta será alcançada; representante semanal de status de sexta-feira; e retrospectivo, que é uma reflexão regular ao final de um ciclo de planejamento que dura 3 meses. 

No retrospectivo do seu OKR de marketing, as equipes analisam seus sucessos e desafios, identificam aprendizados e depois tentam melhorar sua forma de trabalhar. A retrospectiva possibilita uma forma ágil de trabalhar.

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