Growth Hacking e Marketing Digital são sinônimos?

Growth Hacking e Marketing Digital são sinônimos?
Growth Hacking e Marketing Digital são sinônimos?

Entenda as diferenças entre Growth Hacking e Marketing Digital: eles não são sinônimos! Conheça as principais estratégias de crescimento. Leia agora!

Quando o assunto é ter sucesso no mercado digital, é comum ouvirmos os termos Growth Hacking e Marketing Digital sendo usados com a mesma finalidade. Contudo, os dois conceitos têm diferenças, embora complementares, e quando trabalhados em conjunto, podem levar um negócio a voos ainda mais altos.

Leia este artigo e saiba diferenciar as estratégias digitais e garanta o sucesso da sua empresa no mercado. 

O que é Growth Hacking?

Growth Hacking, também conhecido como Marketing de Crescimento, é uma combinação entre habilidades de análise de dados, marketing e tecnologia. 

O objetivo, nesse caso, é identificar necessidades e gargalos da empresa, criar hipóteses de solução, executar experimentos e avaliar resultados. 

Ao contrário de modelos mais tradicionais, ele é focado em alcançar resultados rápidos e a longo prazo, com uso de recursos com base em estratégias inteligentes.

Como aplicar o Growth Hacking? 

Para aplicar o Growth Hacking, é essencial incorporar essa mentalidade ao DNA da organização. Existem seis etapas fundamentais para iniciar o desenvolvimento dessa mentalidade de crescimento acelerado:

  • Identificação da demanda: este é o ponto de partida, onde a equipe identifica lacunas ou áreas estratégicas que precisam de atenção. Com isso, pode envolver a análise de indicadores-chave para identificar possíveis gargalos.
  • Criação de hipóteses: com base nos problemas identificados, a equipe gera hipóteses sobre possíveis soluções. É importante definir métricas específicas para avaliar o impacto das soluções propostas.
  • Modelagem da solução: nesta etapa, a equipe organiza a solução proposta, detalhando a hipótese, as métricas a serem avaliadas, os profissionais envolvidos, as ferramentas a serem utilizadas e as atividades do experimento.
  • Teste: aqui, as hipóteses são colocadas em prática. Um líder de projeto é essencial para garantir que o experimento seja conduzido com qualidade e dedicação.
  • Avaliação de resultados: mesmo que os resultados não sejam os esperados, é fundamental aprender com o processo. Avaliar se as hipóteses foram confirmadas e identificar o que deu errado é crucial para o aprendizado contínuo.
  • Implementação ou descarte: se as hipóteses foram confirmadas, o próximo passo é entender como escalar os resultados obtidos. O crescimento está diretamente ligado à capacidade de replicar e automatizar processos comprovados.

O Growth Hacking é portanto a adoção de uma mentalidade de experimentação e inovação. A partir disso, as organizações podem identificar oportunidades de crescimento e, dessa maneira, implementar soluções de melhoria. 

Através de um ciclo contínuo de hipóteses, testes e aprendizado, o Growth Hacking capacita as empresas a alcançarem resultados extraordinários, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação.

Quais as diferenças entre Growth Hacking e Marketing Digital? 

Enquanto isso, o Marketing Digital tradicional se baseia em estratégias estabelecidas para promover produtos ou serviços após sua criação. Apesar de também compartilhar objetivos comuns com o Growth Hacking, como a aquisição e retenção de clientes, o marketing tende a focar mais nas estratégias convencionais de promoção e publicidade.

Ou seja, ao contrário do marketing, o Growth Hacking busca o crescimento através da experimentação e da inovação em todas as etapas do processo, não apenas após o produto estar pronto.

A verdadeira magia acontece quando esses dois mundos se encontram. O Marketing Digital oferece uma base ‘’firme’ ’de estratégias testadas e comprovadas, enquanto o Growth Hacking traz a inovação e a experimentação para o jogo. 

Ao combinar as duas fundamentações, as empresas podem não apenas alcançar, mas também superar suas metas de crescimento.

Onde começa a implementação de Growth Hacking?

Para iniciar uma experiência de Growth Hacking, é fundamental identificar as necessidades específicas do negócio e estabelecer objetivos claros. 

A partir daí, o processo envolve o levantamento de ideias, o desenvolvimento de experimentos, a implementação de testes e a análise constante dos resultados. 

Essa mentalidade baseada em dados e aprendizado contínuo permite ajustes rápidos e eficazes ao longo do caminho.

Alguns exemplos de ferramentas para o sucesso são o Google Analytics e o Zoho Marketing Automation. Mas no geral, aquelas ferramentas que facilitam a coleta e análise de dados, a realização de testes e a implementação de experimentos. 

Unir essas duas soluções é muito mais recompensador. Portanto, em vez de escolher entre Growth Hacking e Marketing Digital, por que não acreditar no potencial da combinação entre os dois? Fica aqui a nossa recomendação! 

Entenda a importância da Consultoria de Marketing para o Growth Hacking estratégico 

Combinar esforços em marketing com consultoria especializada pode ser a chave para impulsionar seu negócio rumo ao sucesso. 

Você pode ter à sua disposição uma equipe de especialistas dedicados a avaliar, planejar e implementar estratégias de marketing sob medida para suas necessidades específicas. É exatamente isso que a WebPeak Consultoria oferece.

A consultoria de marketing não se limita apenas a fornecer conselhos teóricos. Ela também envolve o direcionamento do seu negócio a solução certa, serviços completos, desde a avaliação dos canais de aquisição até o desenvolvimento de estratégias de palavras-chave. 

Com a orientação certa, sua empresa pode otimizar processos, identificar áreas de melhoria e alcançar resultados extraordinários. E não se trata apenas de teoria. Nossos números falam por si só. 

Com uma metodologia comprovada por empresas líderes em diversos mercados, desde 2015 a WebPeak ajuda clientes a aumentar a presença orgânica em mais de 240%, alcançar uma taxa de satisfação de clientes de 99% e gerenciar um orçamento mensal de mais de 1,1 milhão de reais.

Fale conosco e garanta um crescimento sustentável no ambiente digital! 

Melhores resultados para seu negócio?
Entre em contato com nossa equipe e receba um orçamento personalizado.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Empresas que confiam em nosso trabalho

Solicite um orçamento

Fale com nossa equipe

Aumente os resultados
da sua empresa

Nosso time entrará em contato em até 24 horas