
Entenda as diferenças entre Growth Hacking e Marketing Digital: eles não são sinônimos! Conheça as principais estratégias de crescimento. Leia agora!
Quando o assunto é ter sucesso no mercado digital, é comum ouvirmos os termos Growth Hacking e Marketing Digital sendo usados com a mesma finalidade. Contudo, os dois conceitos têm diferenças, embora complementares, e quando trabalhados em conjunto, podem levar um negócio a voos ainda mais altos.
Leia este artigo e saiba diferenciar as estratégias digitais e garanta o sucesso da sua empresa no mercado.
Growth Hacking, também conhecido como Marketing de Crescimento, é uma combinação entre habilidades de análise de dados, marketing e tecnologia.
O objetivo, nesse caso, é identificar necessidades e gargalos da empresa, criar hipóteses de solução, executar experimentos e avaliar resultados.
Ao contrário de modelos mais tradicionais, ele é focado em alcançar resultados rápidos e a longo prazo, com uso de recursos com base em estratégias inteligentes.
Para aplicar o Growth Hacking, é essencial incorporar essa mentalidade ao DNA da organização. Existem seis etapas fundamentais para iniciar o desenvolvimento dessa mentalidade de crescimento acelerado:
O Growth Hacking é portanto a adoção de uma mentalidade de experimentação e inovação. A partir disso, as organizações podem identificar oportunidades de crescimento e, dessa maneira, implementar soluções de melhoria.
Através de um ciclo contínuo de hipóteses, testes e aprendizado, o Growth Hacking capacita as empresas a alcançarem resultados extraordinários, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação.
Enquanto isso, o Marketing Digital tradicional se baseia em estratégias estabelecidas para promover produtos ou serviços após sua criação. Apesar de também compartilhar objetivos comuns com o Growth Hacking, como a aquisição e retenção de clientes, o marketing tende a focar mais nas estratégias convencionais de promoção e publicidade.
Ou seja, ao contrário do marketing, o Growth Hacking busca o crescimento através da experimentação e da inovação em todas as etapas do processo, não apenas após o produto estar pronto.
A verdadeira magia acontece quando esses dois mundos se encontram. O Marketing Digital oferece uma base ‘’firme’ ’de estratégias testadas e comprovadas, enquanto o Growth Hacking traz a inovação e a experimentação para o jogo.
Ao combinar as duas fundamentações, as empresas podem não apenas alcançar, mas também superar suas metas de crescimento.
Para iniciar uma experiência de Growth Hacking, é fundamental identificar as necessidades específicas do negócio e estabelecer objetivos claros.
A partir daí, o processo envolve o levantamento de ideias, o desenvolvimento de experimentos, a implementação de testes e a análise constante dos resultados.
Essa mentalidade baseada em dados e aprendizado contínuo permite ajustes rápidos e eficazes ao longo do caminho.
Alguns exemplos de ferramentas para o sucesso são o Google Analytics e o Zoho Marketing Automation. Mas no geral, aquelas ferramentas que facilitam a coleta e análise de dados, a realização de testes e a implementação de experimentos.
Unir essas duas soluções é muito mais recompensador. Portanto, em vez de escolher entre Growth Hacking e Marketing Digital, por que não acreditar no potencial da combinação entre os dois? Fica aqui a nossa recomendação!
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