Aprenda a lidar com a gestão de atendimento para o seu sucesso. Entenda a importância dessa prática nos dias atuais, leia este guia e saiba mais!
A gestão de atendimento é fundamental para garantir a satisfação dos clientes e o sucesso de qualquer negócio. Um atendimento de qualidade pode ser o diferencial competitivo que coloca sua empresa à frente no mercado, como? Através da fidelização de clientes e de uma reputação bem falada.
No entanto, gerir um setor de atendimento requer planejamento estratégico, ferramentas adequadas e uma equipe bem treinada. Até porque, para alcançar o sucesso você precisa estar dentro das inovações indispensáveis para se destacar, isso inclui o helpdesk.
Vamos apresentar a importância da gestão de atendimento para as empresas e estratégias para melhorias. Confira também as tecnologias surpreendentes à sua disposição, como o Zoho Desk.
A gestão de atendimento é um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer negócio. Atender bem os clientes melhora a imagem da empresa, contribui para aumentar a satisfação e fidelização, o que pode impulsionar o crescimento do negócio.
Para pequenas empresas, isso é ainda mais importante, pois a excelência de um atendimento pode ser o que faltava para um grande destaque em um mercado competitivo.
A maneira como sua empresa lida com as interações com o cliente, tanto antes quanto após a prestação do serviço, pode definir a percepção do cliente em relação à sua marca e seu compromisso com a qualidade. Para qualquer tipo de negócio, atender é vital para manter os clientes existentes e atrair novos por meio de recomendações boca a boca.
A gestão de atendimento ao cliente envolve a organização de todos os pontos de contato entre o cliente e a empresa. Desde o primeiro contato do cliente até o suporte contínuo durante o uso do produto ou serviço. Um sistema de help desk, recomendado inclusive pela Forbes, como o Zoho Desk, é capaz de automatizar tarefas manuais, facilitando o dia a dia dos agentes de suporte, que podem se concentrar em resolver problemas mais críticos e proporcionar uma experiência completa (e altamente eficiente) ao seu cliente.
É uma solução tão completa que simplifica a entrega de serviços por meio de automações, atribui e encaminha tickets (de tarefas, etc) e é capaz de monitorar métricas de desempenho.
Gerenciar o atendimento de forma eficiente garante uma melhor retenção de clientes, que é muito mais econômica do que adquirir novos. Empresas que investem em um atendimento de qualidade têm mais chances de gerar recomendações espontâneas e fidelizar sua base de clientes.
Se você ainda não está convencido de que você precisa dar atenção a esse setor, responda a si mesmo: você sabe o que os clientes esperam de um portal de suporte?
Para te ajudar nessa reflexão, saiba que os clientes modernos são mais exigentes e esperam um nível alto de eficiência e rapidez no atendimento. Clientes buscam conveniência e flexibilidade, o que significa que sua empresa precisa estar disponível em diversos canais, como e-mail, chat, telefone e redes sociais. Confira dicas para qualquer empresa que queira fazer a gestão de atendimento com eficiência:
Investir em softwares especializados, como o Zoho Desk, é uma das maneiras mais eficientes de otimizar a gestão de atendimento. Graças à evolução tecnológica, hoje existem recursos que podem ajudar sua empresa a gerenciar melhor o relacionamento com os clientes. Um exemplo prático são os chatbots de IA, que têm se mostrado muito eficazes para atender às demandas dos clientes de forma rápida e eficiente.
Os chatbots podem lidar com solicitações simples e automatizadas, liberando sua equipe para resolver questões mais complexas. Eles não só aumentam a eficiência do atendimento, mas também permitem uma disponibilidade 24 horas, o que melhora o engajamento com o cliente e garante uma experiência contínua.
Como o Zoho Desk, você tem a sua disposição a integração de chatbots e outras ferramentas de automação, o que resulta em um atendimento mais ágil e, consequentemente, uma boa reputação à sua marca.
Escalabilidade é outro ponto forte da Zoho. Softwares como o Zoho Desk são capazes de crescer junto com seu negócio, mantendo a operação eficiente mesmo com o aumento do volume de clientes. Integrar o helpdesk Zoho com o Zoho CRM, por exemplo, pode personalizar o atendimento e permitir uma visão 360º do cliente, e assim, facilitar o processo de gestão de atendimento.
A personalização no atendimento ao cliente é um elemento-chave na gestão de atendimento. Clientes que se sentem bem atendidos e com serviços adaptados às suas necessidades tendem a ser mais fieis e promover a empresa para amigos e familiares. Personalizar o atendimento é ir além do básico e adaptar os serviços ao perfil de cada cliente.
Você pode personalizar seu atendimento ao utilizar dados de preferências e histórico de interações, algo que pode ser facilmente integrado com ferramentas como o Zoho CRM e o Zoho Desk.
Com isso, sua equipe vê o histórico completo de cada cliente, serviços customizados e proativos. Por exemplo, ao chamar o cliente pelo nome ou oferecer sugestões de produtos com base em compras anteriores, você gera um impacto positivo na experiência do usuário.
E conte também com o Zoho Analytics, que pode ser integrado ao Zoho Desk, e ajuda a mapear preferências e necessidades. Essa personalização pode incluir a oferta de conteúdo relevante, como blogs e artigos, ou a criação de campanhas com base nos dados dos clientes. Com o feedback constante dos clientes, é possível ajustar e aprimorar continuamente o atendimento, criando um ciclo de melhoria contínua na gestão.
Para melhorar cada vez mais sua operação, a integração de sistemas é que há de mais recomendável. O Zoho Desk, por exemplo, disponibiliza integrações com ferramentas como Twilio, Jira, Slack, Microsoft Teams, entre outras. Dessa forma, diferentes áreas do seu negócio podem ficar alinhadas e conectadas, o que é fundamental para oferecer um suporte diferenciado (de tudo o que ele tem acesso) ao cliente.
A integração com Apps Zoho, como o Zoho Assist, o Zoho Bug Tracker, e diversas outras ferramentas, faz com que a gestão de atendimento se torne mais organizada. Outro exemplo é a integração com o Zoho Analytics, que já mencionamos anteriormente, mas permite gerar relatórios avançados para análise do desempenho do atendimento.
Ao investir nessas integrações e na automação de processos, sua empresa estará mais bem equipada para atender às demandas dos clientes.
A WebPeak Consultoria é especialista em implementar e integrar essas soluções de forma personalizada. Você terá suporte completo na configuração de integração com aplicativos essenciais (como os já apresentados anteriormente), ou muitos outros como o Zoho Projects (para incluir a voz do cliente no desenvolvimento de novos produtos) ou o Zoho SalesIQ (que converte conversas em tickets de suporte).
Dessa forma, você tem um panorama completo e em tempo real das operações, podendo agir proativamente e ajustar processos o mais rápido possível. Quer você esteja começando a implementar um sistema de atendimento ou procurando formas de melhorar o que já existe, o Zoho Desk é o primeiro passo para otimizar sua gestão de atendimento.
Agora que você conhece essas dicas, que tal experimentar essas soluções? Aproveite a consultoria e conheça novas maneiras de oferecer um serviço diferente de tudo que há no mercado.
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