Guia completo: o que é design thinking e como aplicar para desenvolver produtos e serviços. Aprenda técnicas para o seu processo de criação!
Design thinking é uma metodologia interativa e centrada no cliente para resolver problemas complexos e criar novas ideias.
Através desse método, você pode desenvolver uma solução superior do ponto de vista do cliente, ponderando eficiência econômica, viabilidade e conveniência.
Neste artigo, descrevemos os fundamentos do design thinking e guiamos você pelas principais dúvidas sobre o método de design thinking.
Design Thinking tem esse nome devido à forma como os designers trabalham. Eles seguem um processo intuitivo que se baseia essencialmente na observação e num elevado nível de foco no utilizador.
O método de criação e resolução de problemas foi criado pelo professor de Stanford Larry Leifer, pelo cientista da computação Terry Winograd (treinador de Larry Page) e David Kelley (fundador da agência de inovação IDEO).
A primeira conferência oficial ocorreu em 1991 sob o nome “Design Thinking Research Symposia”. Desde 2007, o Instituto Hasso Plattner apoia a pesquisa e implementação do design thinking na School of Design Thinking (HPI D-School).
Sabe quando você tem um problema difícil de resolver, como uma tarefa complicada para entregar a um cliente ou até mesmo uma ideia para um projeto que você quer desenvolver? O design thinking ajuda a encontrar soluções criativas para esses desafios.
O design thinking é usado em muitas áreas. Com a sua abordagem aberta, criativa mas ao mesmo tempo sistemática, oferece um modelo de processo estruturado para diferentes questões e áreas problemáticas.
Estas vão desde a questão de saber por que os pacientes não tomam os seus medicamentos de forma consistente até ao desenvolvimento de novos serviços e à reestruturação de organizações.
Para negócios em fase de digitalização, o design thinking pode ser aplicado para o desenvolvimento de produtos, serviços e até modelos de negócios.
A partir de inovações para criar soluções que atendam às demandas dessas áreas em constante evolução tecnológica, essa metodologia valoriza a experimentação e o aprendizado contínuo.
O design thinking é composto por 5 etapas: empatia, definição, ideação, prototipagem e teste. Diante disso, promove a colaboração, a criatividade e a inteligência coletiva. É uma abordagem interativa à gestão da inovação focada nas necessidades do usuário.
Confira, a seguir, 5 razões investir nessa metodologia de criação e resolução:
Para superar os crescentes desafios empresariais e garantir a sustentabilidade anual, as empresas devem reagir rapidamente aos desafios que enfrentam e identificar oportunidades de negócio que estimulem o seu crescimento e melhorem a experiência do cliente.
O design thinking é uma das abordagens preferidas para ajudar sua organização a enfrentar esses desafios complexos e multidimensionais.
A nível interno, permite que seus funcionários estejam em sintonia e alinhados com seus objetivos de negócio e entendam melhor seu impacto em seus clientes e colegas, o que ajuda a aumentar sua motivação e engajamento no trabalho.
Ao compreender como o seu trabalho impacta diretamente os clientes, eles se sentem mais investidos em suas tarefas e mais motivados para realizá-las com qualidade, dinamismo e profissionalismo.
O design thinking ajuda sua organização a identificar oportunidades de crescimento aumentando o nível de conhecimento de seus clientes e do mercado. Por exemplo, através de uma entrevista estruturada com o usuário ou uma pesquisa, sua empresa é capaz de consultar e pesquisar rapidamente seus clientes-alvo para entender suas necessidades prioritárias.
A persona, o mapa de empatia e a jornada do usuário são outras ferramentas úteis e relevantes para mapear o comportamento e as necessidades dos seus clientes.
O design thinking pode ajudar sua empresa a rever seu modelo de negócios, desenvolver uma estratégia de negócios e até mesmo projetar novos produtos ou serviços que visem resolver problemas existentes.
Ao focar na colaboração interdisciplinar, na criatividade e na inteligência coletiva, esse método promove e acelera a resolução de problemas ao ser centrado no ser humano e ao promover os pontos fortes e a experiência de todos os colaboradores que possuem a tarefa de desenvolver inovações (em serviços e/ou produtos).
As empresas devem criar soluções que resolvam os problemas dos seus consumidores. O design thinking ajuda você a fazer isso reunindo todas as habilidades e ferramentas necessárias para criar soluções inovadoras que atendam às necessidades de seus clientes.
Sendo um processo interativo, a metodologia aqui permite que o seu negócio melhore e adapte constantemente as suas soluções de forma a satisfazer continuamente os seus clientes-alvo.
O design thinking é uma metodologia comprovada, estruturada e flexível baseada em um profundo conhecimento dos usuários finais e no gerenciamento de riscos em todas as etapas de desenvolvimento de suas soluções inovadoras.
Esta abordagem permite a exploração, descoberta e identificação das necessidades prioritárias de negócio dos seus clientes, assim como a geração de um conjunto de ideias de novidades para satisfazer essas necessidades.
Assim, você consegue fornecer opções de soluções aos seus clientes. Ao minimizar a ambiguidade e a incerteza, você pode propor e testar protótipos com confiança para resolver problemas do mundo real que seus clientes enfrentam, antes de investir pesadamente no desenvolvimento de seus novos produtos ou serviços.
E também pode aumentar a taxa de sucesso. O sucesso das suas inovações não acontece da noite para o dia. Suas ideias e soluções devem ser refinadas de uma interação para outra, permitindo vários ciclos de prototipagem e testes.
Ao reservar um tempo para analisar o que funciona e o que não funciona, o design thinking pode ajudá-lo a testar ideias com rigor e a pensar profundamente sobre cada componente de uma solução inovadora.
A inovação não precisa ser arriscada quando adotamos uma metodologia comprovada, trabalhando em estreita colaboração com nossos clientes.
A maioria dos projetos falha porque não envolve os usuários finais na criação da solução e não passou por um rigoroso processo de testes.
O design thinking garante que as melhores soluções sejam colocadas em produção após diversas fases de testes, enquanto aquelas que não tiveram o sucesso esperado nos testes permanecem no processo de design.
A prototipagem e os testes rápidos reduzem o nível de risco, falhando rapidamente quando necessário e adaptando-se rapidamente com base no feedback do usuário obtido em cada interação.
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