Confira estratégias eficazes para gerenciar o trabalho remoto em sua empresa e garantir a produtividade da equipe. Saiba mais!
O trabalho remoto é um modelo de trabalho em que os processos não acontecem presencialmente na empresa, mas sim nas quatro paredes dos próprios colaboradores.
Mesmo após a exigência de home office temporário devido ao coronavírus, muitas pessoas ainda seguem o modelo de trabalho flexível. O trabalho remoto traz muitas vantagens não só para os funcionários, mas também para os empregadores.
A seguir queremos ver mais de perto quais são as vantagens deste formato para as empresas. Gostaríamos que você lesse algumas dicas para a conquista de um trabalho bem-sucedido em casa, seja você um colaborador ou um gestor.
Adaptar o estilo de liderança é um verdadeiro desafio para muitas organizações e gestores. Muitas vezes, esses são hábitos e comportamentos que estão enraizados. Confira, a seguir, os principais desafios da gestão de um trabalho remoto:
É preciso haver um foco maior nos resultados. Simplesmente não é mais possível aos gestores monitorar a produtividade dos funcionários com base nas horas trabalhadas.
Os gestores devem, portanto, trabalhar com uma metodologia na qual façam acordos claros e prévios com sua equipe sobre os resultados esperados.
Dependendo da maturidade da tarefa do colaborador, apenas o objetivo ou a implementação desejada do projeto podem ser discutidos.
Ao chegar a um acordo sobre um prazo claro, os funcionários sabem quando e qual resultado pode ser esperado. O gestor deve então passar ao funcionário a confiança para alcançar esse resultado.
Quando você não trabalha mais no mesmo escritório, muita comunicação informal desaparece. “Você pode dar uma olhada nisso?” e “O que você acha desta solução?” não são comuns.
As ferramentas de conferência digital estabeleceram-se rapidamente, mas ainda representam uma barreira à comunicação informal. É por isso que é particularmente importante que os gestores formulem claramente as expectativas com antecedência.
Além disso, é importante como gestor ter um diálogo estruturado com os membros da equipe. Claro que se trata do ambiente informal, mas também do progresso em direção aos objetivos definidos e aos possíveis obstáculos.
Um dos maiores desafios do trabalho remoto (totalmente) é a falta de tempo para iniciar novos projetos.
Na prática, foi demonstrado que muitas equipes (em parte devido à mudança no estilo de liderança) concentram-se totalmente nos “negócios em curso”. Como resultado, projetos inovadores implementados anteriormente permaneceram na prateleira.
Uma solução para esse problema é trabalhar com áreas de resultados claras. Isso pode ser feito tanto no nível organizacional quanto no nível da equipe. Um método é dividir todos os itens do balanço da empresa em áreas de lucro.
Em uma escala menor, é claro que também é possível atribuir a responsabilidade por um canal específico a um funcionário de uma equipe. Mesmo que todos trabalhem juntos em projetos.
Ao responsabilizar uma pessoa por algo, você a incentiva a fazer sugestões de melhoria. Frequentemente vemos organizações criando descrições modernas de funções e cargos e incluindo as áreas de resultados dentro delas, essa atitude mantém o foco ao longo do ano.
O quarto desafio, mas de forma alguma o último (somente aqui), é monitorar o envolvimento dos funcionários. Muitos de vocês pensarão: isso também era um desafio antes que os funcionários trabalhassem principalmente em casa. Isso mesmo.
Porém, a perda de interação social e a mera capacidade de ver o funcionário aumentaram significativamente esse problema. Por um lado, mais funcionários se sentirão menos comprometidos com a empresa porque falarão e verão menos os colegas.
Por outro lado, tornou-se ainda mais difícil para os gestores reconhecerem desde o início que um funcionário está com dificuldades e pode estar menos comprometido.
Portanto, as organizações precisam de pensar no desenvolvimento de um sistema a nível organizacional para monitorizar o envolvimento e fornecer aos gestores formas de comunicar com as suas equipes e funcionários individuais sobre o seu envolvimento.
O trabalho remoto é uma tendência cada vez mais presente no cenário empresarial moderno. Veja, então, quais são os benefícios e entenda as vantagens para as empresas e colaboradores:
Uma das maiores vantagens do trabalho remoto para os colaboradores é a flexibilidade de horários. Sem a necessidade de se deslocar para o escritório, os funcionários podem ajustar sua jornada de trabalho de acordo com suas necessidades pessoais, o que resulta em uma melhor conciliação entre vida profissional e pessoal. Como resultado, também pode levar a um aumento da satisfação no trabalho e da motivação dos colaboradores.
O estresse relacionado ao deslocamento diário para o trabalho pode ser reduzido com o trabalho remoto. Evitar o trânsito caótico, o transporte público lotado e os atrasos no caminho para o escritório pode contribuir para um ambiente de trabalho mais tranquilo e produtivo.
O trabalho remoto elimina a necessidade de deslocamento diário para o escritório, o que significa que os colaboradores economizam tempo e dinheiro que seriam gastos em transporte.
Além disso, para os gestores, os custos associados ao deslocamento, como combustível, estacionamento ou passes de transporte público, são reduzidos ou eliminados completamente.
Com o trabalho remoto, as empresas não estão mais limitadas à contratação de talentos apenas em sua área geográfica. Dessa maneira, as organizações podem acessar um leque de talentos, incluindo profissionais qualificados que vivem em outras cidades, estados ou até países. Sua equipe pode ter uma configuração mais diversificada e com habilidades complementares.
Contrariamente ao que muitos podem pensar, o trabalho remoto pode, na verdade, aumentar a produtividade dos colaboradores. Sem as distrações do escritório, como reuniões improdutivas, interrupções constantes de colegas ou barulho ambiente, os funcionários muitas vezes conseguem se concentrar melhor em suas tarefas e produzir resultados de alta qualidade em menos tempo.
A flexibilidade oferecida pelo trabalho remoto pode levar a uma redução na rotatividade de funcionários. Colaboradores que têm a opção de trabalhar remotamente muitas vezes se sentem mais valorizados e engajados, o que pode aumentar a sua lealdade à empresa e reduzir a taxa de rotatividade.
O trabalho remoto pode ajudar as empresas a se adaptarem melhor a situações de crise, como pandemias e desastres naturais. Com uma infraestrutura já estabelecida, as organizações podem continuar operando de forma eficaz, mesmo quando as circunstâncias impedem o acesso ao escritório físico.
Pronto, agora que você está convencido dos benefícios do trabalho remoto, provavelmente está se perguntando como pode implementá-lo na sua empresa.
Quais são os melhores métodos para encontrar bons funcionários para trabalhar remotamente? Como você pode gerenciar melhor seus funcionários remotos? Que dicas e truques você pode usar para garantir que seus funcionários estejam totalmente engajados?
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Os métodos de home office e de trabalho móvel trazem vantagens do trabalho remoto para os empregadores, não apenas para os funcionários!
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