Por que aplicar o Business Intelligence no meu negócio?

Por que aplicar o Business Intelligence no meu negócio?
Por que aplicar o Business Intelligence no meu negócio?

Confira os motivos para aplicar o Business Intelligence em seu negócio e como essa estratégia pode ser protagonista do seu sucesso! 

As empresas hoje processam uma grande quantidade de dados. 

Eles os assimilam dos clientes que conhecem, das campanhas de marketing e das vendas bem-sucedidas. Todos esses dados, porém, de nada servem se não forem traduzidos em decisões eficazes para a empresa.

Existe um processo para poder fazer tudo isso? 

Absolutamente sim. Estamos falando de Business Intelligence.  

É uma ferramenta fundamental dentro da empresa que todo empreendedor deve implementar para aproveitar ao máximo os dados que coleta ao longo do caminho. Leia este guia e saiba tudo sobre BI. 

O que é Business Intelligence?

O conceito de Business Intelligence nasceu na década de 1960 como um método de compartilhamento de informações.

A primeira definição de BI foi proposta em 1958 por Hans Peter Luhn, analista da IBM, para descrever as ferramentas capazes de satisfazer as necessidades dos gestores empresariais. 

Indo para o caminho mais moderno e funcional, o Business Intelligence é um sistema que permite coletar, agrupar, organizar e processar os ativos de dados de uma empresa.

Considere ser um conjunto de ferramentas de software que dão suporte às decisões de negócios por meio da transformação de dados em informações. Nos últimos anos, o Business Intelligence evoluiu para incluir mais processos e atividades que permitam a melhoria do desempenho. Entre estes estão:

  • análise e navegação de dados resumidos e detalhados;
  • mineração de dados;
  • processamento de relatórios;
  • métricas de desempenho e benchmarking;
  • análise estatística;
  • análise descritiva.

O Business Intelligence, ao coletar dados ao longo do tempo, retorna, portanto, uma imagem precisa do desempenho da sua empresa. Daí o principal objetivo da ferramenta: transformar os dados coletados em ações de melhoria. 

Como especialistas em SEO, podemos dizer que esse termo se difere de Data Science, conceito usado erroneamente como sinônimo, referindo-se ao uso de dados para fins preditivos para interceptar possíveis cenários futuros.

Como implementar o Business Intelligence: 5 dicas para o sucesso do seu negócio

Os avanços tecnológicos recentes deram às empresas acesso a uma enorme quantidade de informações e ressaltaram a importância da inteligência empresarial, também conhecida como business intelligence (BI). 

Agora, você sabe como implementar esta solução? Confira o guia a seguir: 

  1. Defina o objetivo final do seu projeto de BI

Acima de tudo, você deve definir um ou mais objetivos realistas para que o projeto seja um sucesso. Você deve questionar as motivações e os benefícios esperados. Esta reflexão antes da implementação de estratégias permite definir com clareza o enquadramento do projeto e, assim, saber que direção seguir e com quem. O objetivo é poupar tempo a uma equipe ou implementar uma estratégia de dados para toda a empresa, explorar dados que ainda não estão disponíveis ou automatizar a análise daqueles que já estão?

Este primeiro passo parece óbvio, mas como proceder? O importante é conhecer a realidade da sua empresa e a forma como as equipes de negócios trabalham para identificar os seus principais problemas relacionados aos dados. Seus objetivos fluirão naturalmente desses pensamentos.

  1. Identifique pessoas para envolver

Depois de definir seu escopo e objetivos, é hora de identificar os stakeholders (indivíduos ou grupos que têm interesse ou são afetados pelas atividades e decisões de uma organização). Aqueles que serão diretamente impactados pela implantação do projeto de BI. 

Alguns estarão envolvidos ocasionalmente, outros terão, no entanto, de ser integrados do início ao fim: estes são os utilizadores-chave, futuros utilizadores estratégicos do Business Intelligence.

Eles irão ajudá-lo na definição de necessidades e na continuação do projeto, apoiando-o, partilhando consigo as suas realidades, testando, fornecendo feedback e sendo um embaixador para o resto das equipes. A equipe de TI também pode estar no assunto.

O próximo passo é, portanto, naturalmente, recolher as necessidades destes utilizadores-chave. Não negligencie esta etapa, ela é de extrema importância! Liste e classifique tudo o que será enviado a você. Posteriormente, isso permitirá que você economize tempo na fase de especificação do projeto!

  1. Priorize as necessidades

Os objetivos foram definidos e as pessoas-chave foram identificadas. Agora é a hora de se perguntar por onde começar? Priorizar é essencial para garantir o bom andamento do seu projeto de BI. Sem isso, corre-se o risco de perder tempo e perder de vista os objetivos inicialmente traçados. Porém, tenha cuidado, definir a ordem das necessidades depende do contexto!

Muitas vezes é recomendado priorizar primeiro uma necessidade identificada como crítica, aquela que lhe poupará rapidamente tempo e, portanto, dinheiro! No entanto, antes de começar com esta necessidade, certifique-se de que as pessoas envolvidas estão prontas para participar e disponíveis. 

Caso contrário, a priorização não fará mais sentido. Priorize, sim! Mas dependendo da urgência, da disponibilidade e do progresso na definição das necessidades. É essencial estar ciente da realidade e do momento.

Sem uma necessidade de maior prioridade do que outra, aconselhamos que você comece com um problema relativamente simples para se orientar. Seja realista quanto à implementação do projeto e à sua capacidade de realizá-lo!

Dessa forma, você terá certeza de seguir em frente. Ser ambicioso demais pode desperdiçar muito tempo...

  1. Colete e agrupe seus dados

Agora que você já sabe o que tem que fazer, por que e com quem, é hora de definir o como! E para isso devemos voltar à base de qualquer projeto de BI: os dados !

Onde estão localizados e como posso integrá-los à plataforma de Business Intelligence? Somente as pessoas que gerenciam esses dados podem fornecer as informações necessárias. Portanto, recorra aos perfis certos, como nós da Consultoria WebPeak, temos o conhecimento, a articulação e a técnica. 

  1. Escolha o parceiro certo

Você já está bem avançado na sua reflexão e na definição do seu projeto... Agora, você deve escolher o prestador de serviço com quem irá implementá-lo e a seleção é essencial para o sucesso do projeto!

Primeiro, identifique algumas das soluções de BI no mercado que possam atender às suas necessidades. Diga-lhes os seus objetivos e as suas necessidades e não hesite em colocar-lhes todas as suas questões (abordagem, metodologia, apoio, etc.). As respostas deles serão decisivas na sua escolha. Também é imprescindível solicitar uma demonstração! Você verá concretamente se a plataforma atende ou não às suas expectativas!

Inclua seus usuários-chave nesta reflexão. Eles serão os primeiros que vão literalmente utilizar a plataforma, seus conselhos serão valiosos! E envolvê-los no processo apenas maximizará a adoção da plataforma futura.

Você respondeu a todas essas perguntas? Tudo que você precisa fazer é começar !

Saiba que quanto mais realista você for e estiver rodeado das pessoas certas, mais rápido e nas melhores condições o seu projeto ganhará vida!

Quais os benefícios do Business Intelligence?

A implementação bem-sucedida de uma estratégia de Business Intelligence (BI) garante ao seu negócio os seguintes benefícios:

  • Melhor acesso à informação

O Business Intelligence proporciona às empresas um acesso mais fácil e rápido às informações relevantes. Como, por exemplo, aos dados internos, como vendas, estoques e desempenho financeiro, assim como dados externos, como tendências de mercado e comportamento do consumidor. Com uma plataforma de BI, as empresas podem consolidar todos esses dados em um único local e acessá-los de forma rápida e intuitiva.

  • Melhor tomada de decisão

Com acesso a informações mais abrangentes e atualizadas, os líderes empresariais podem tomar decisões mais informadas e estratégicas. O Business Intelligence fornece análises detalhadas e relatórios personalizados que ajudam a identificar tendências, oportunidades de mercado e áreas de melhoria. 

  • Melhor produtividade da equipe

Uma das principais vantagens do Business Intelligence é sua capacidade de automatizar processos e eliminar tarefas manuais e repetitivas, As suas equipes podem, portanto, se concentrar em atividades mais estratégicas e de maior valor agregado. Além disso, o BI facilita a colaboração e o compartilhamento de informações entre os membros da equipe, melhorando a eficiência e a produtividade geral.

  • Melhora a satisfação do cliente

Ao entender melhor as necessidades e preferências dos clientes, as empresas podem oferecer produtos e serviços mais alinhados com suas expectativas, aumentando assim a satisfação do cliente. O Business Intelligence permite analisar o feedback dos clientes, acompanhar o desempenho dos produtos e identificar áreas de melhoria no atendimento ao cliente, resultando em uma experiência mais positiva para o cliente.

  • Melhor Comunicação entre departamentos

Uma plataforma de BI centralizada e integrada facilita a comunicação e a colaboração entre diferentes departamentos e equipes dentro da empresa. Dessa maneira, ajuda a quebrar isolamentos organizacionais e promover uma cultura de compartilhamento de informações. 

Com uma melhor comunicação entre os departamentos, as empresas podem alinhar seus esforços e trabalhar de forma mais integrada para alcançar seus objetivos comuns.

Tem mais alguma dúvida sobre esse e outros assuntos? Conte com a WebPeak Consultoria para implementar estratégias de Business Intelligence! Fale conosco e encontre as respostas que você precisa. 

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