Estratégias de vendas: guia de bolso

Estratégias de vendas: guia de bolso
Estratégias de vendas: guia de bolso

Confira as melhores estratégias de vendas neste guia de bolso. Aprenda técnicas para impulsionar suas vendas e aumentar seus lucros. Confira agora!

Qual é o caminho que uma pessoa percorre desde o interesse por determinado produto ou serviço até se tornar seu consumidor? Neste guia completo, explicaremos em que consiste as estratégias de vendas, quais são suas principais etapas e quais ferramentas você deve utilizar para progredir nesse objetivo. 

5 estratégias de vendas fundamentais para o seu negócio

Os tempos que vivemos têm mostrado que não é mais necessário depender de um local físico para trabalhar. A comodidade de poder realizar tarefas em qualquer ambiente, de forma flexível e, acima de tudo, ágil, faz da tecnologia a chave.

Encontrar a forma de trabalhar mais adequada e produtiva leva a considerar a utilização de ferramentas de vendas mais eficazes, desde que sigam estratégias de vendas focadas na satisfação das necessidades dos clientes.

Aqui estão as principais ferramentas que você pode escolher para melhorar suas estratégias de vendas:

  1. CRM ou automação de vendas

O conceito de CRM refere-se à gestão do relacionamento com o cliente, esse processo engloba toda a tecnologia na administração e análise das interações com o cliente.

A escolha de uma plataforma ou software permitirá utilizar a tecnologia para gerenciar e executar o plano de vendas e registrar o processo de interações com prospects, fornecedores e clientes.

Com o Zoho CRM, por exemplo, você pode antecipar as necessidades da empresa, personalizar o relacionamento com cada um dos seus prospects, aumentar as vendas e otimizar a rentabilidade em geral.

O melhor de tudo é que permite uma gestão integral de todas as áreas da empresa com base no seu objetivo de vendas, abordando as áreas relacionadas com marketing, atendimento ao cliente e vendas.

Conhecida como uma plataformas mais completas do mercado. Em termos gerais, com o Zoho CRM você pode:

  • Receber notificações sobre o status das campanhas de email marketing, definir lembretes e personalizar emails; 
  • Criar modelos para vários tipos de e-mail;
  • Manter um registro automático das interações;
  • Unificar as atividades de vendas em um só lugar;
  • Agendar reuniões, cabendo ao lead escolher o horário;
  • Usar a tecnologia para focar no fechamento de negócios e não na atualização manual de dados.
  1. Para atrair prospects e clientes

É verdade que a aquisição de clientes começa com a geração de leads. Entende-se por lead o usuário ou pessoa que manifesta interesse nos produtos ou serviços oferecidos e assim concorda em compartilhar seus dados de contato, sendo portanto considerado um prospect qualificado e, consequentemente, um futuro cliente.

Algumas ferramentas que podem ser consideradas para atrair clientes no início do processo de vendas são aquelas voltadas para identificar pessoas e empresas que visitam o seu site. A partir dos dados gera-se uma base de contatos sobre a qual o departamento comercial pode começar a trabalhar. 

  1. Produtividade e gestão

À medida que os prospects qualificados avançam no processo de vendas, é fundamental realizar um acompanhamento cuidadoso para aumentar as chances de fechamento da venda.

Nas etapas seguintes do funil, o Google Met é um excelente exemplo de ferramenta para agendamento de reuniões. Utilize recursos capazes de oferecer lead a opção de escolher o dia e horário do encontro. Assim, você direciona o cliente em potencial para escolher o horário mais adequado de acordo com a disponibilidade do usuário, isso minimiza o desinteresse.

A este respeito, o Zoho CRM tem integração com email, o que permite manter um histórico das comunicações ordenado de forma centralizada e de fácil acesso.

  1. Software de comunicação

Nada mais claro do que hoje as reuniões remotas são muito eficazes desde que sejam aplicadas técnicas de vendas. Eles provaram ser um recurso de impacto para conversar com leads, contribuindo para economizar tempo e evitar viagens desnecessárias, principalmente com prospects não qualificados.

Você pode compartilhar uma tela para complementar sua proposta, gravar a sessão em seus arquivos e manter um registro de chamadas em mãos. O importante nesse sentido é priorizar as ligações de vendas do dia e registrá-las automaticamente no CRM.

Para essa tarefa, também conte com o Zoho CRM! 

  1. Configurações de alerta

Essas são ferramentas responsáveis ​​por avisar sobre o reconhecimento do comportamento de alguns eventos, o desempenho dos processos que você precisa monitorar. Por exemplo, a publicação de novos conteúdos, ou quando consegue que alguém subscreva a sua newsletter, ou quando as ferramentas são atualizadas automaticamente, permitindo-lhe reagir no momento certo.

Graças a plataformas como Google Alert, você pode configurar ‘’comandos’’ quando um lead entra na página de um produto. Eles também permitem configurar integrações e automatizar tarefas.

Com tudo o que foi apresentado, é verdade que o processo de vendas representa o principal desafio para todas as empresas do mundo, pois as vendas são o motor que garante a sustentabilidade e a permanência de uma empresa no mercado. 

Qual a importância do CRM para as estratégias de vendas?

CRM, ou Customer Relationship Management, é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que deseje cultivar relacionamentos duradouros com seus clientes. 

Não se trata apenas de armazenar informações sobre contatos, mas sim de utilizar esses dados para entender melhor as necessidades e preferências de cada cliente individualmente.

Com uma equipe utilizando essa solução, se tem acesso a um banco de dados detalhado que contém informações básicas de contato, histórico de compras, interações anteriores, preferências de produtos e até mesmo detalhes pessoais relevantes. 

Um sistema CRM oferece isso. Com essas informações em mãos, as equipes de vendas podem criar estratégias de vendas altamente personalizadas que ressoam com cada cliente de forma única.

A personalização é fundamental no mundo das vendas. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e esperam uma experiência de compra sob medida para suas necessidades e interesses específicos. O uso do CRM também oferece insights valiosos para melhorar a comunicação entre empresa e cliente.

Ao conhecer melhor seus clientes, as empresas podem segmentá-los com mais precisão e direcionar suas mensagens e ofertas de acordo com suas preferências individuais.

Conte a WebPeak Consultoria e o Zoho CRM

O Zoho CRM é uma solução que oferece recursos integrados para a gestão de relacionamento com o cliente, fornecendo às empresas as ferramentas necessárias para fortalecer suas conexões com os clientes. 

Com mais de 60 softwares para empresas fáceis de usar, a Zoho simplifica processos e ajuda as empresas a alcançarem seu máximo potencial. Um de seus principais diferenciais é a capacidade de criar fluxos de trabalho otimizados, projetados para reduzir a entrada manual de dados, eliminar redundâncias e acelerar processos. 

É o que garante uma base de dados mais precisa. Além disso,  oferece uma solução multicanal para o relacionamento com o cliente, com interações instantâneas em diversos pontos de contato, como site, e-mail e redes sociais. 

Ao optar pelo Zoho CRM, as empresas podem personalizar e automatizar diversas jornadas de leads, transformando-os em clientes com o poder da tecnologia. Conte com a WebPeak Consultoria para a implementação correta dessa e de outras soluções de vendas! 

Entre em contato e saiba mais.

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