Gerar tráfego pode ser um desafio diário, e muitas empresas lidam com isso. Nesse sentido, o seu diferencial deve ser ter um bom CRO, afinal, a conversão com certeza é um passo primordial no marketing digital. Nesse sentido, você deve criar estratégias com foco nas taxas de conversão do site.
A priori, destacamos que nem todas as visitas são, de fato, importantes para o site, pois nem todas elas são convertidas. Por esse motivo é tão importante que você invista em uma boa estratégia de conversão e personalização.
O marketing digital está repleto de termos e siglas, e uma delas é o CRO, ou o Conversion Rate Optimization, com tradução literal de Conversão ou otimização da taxa de conversão.
Essa está entre as principais estratégias de marketing digital utilizada hoje em dia com o intuito de melhorar a conversão de um site. Assim, as técnicas são empregadas no aumento do número de visitas, executando a ação pretendida na página.
A título de contextualização, a conversão ocorre a partir do momento que o usuário cumpre com a ação esperada na página. E isso vai desde um download até a realização de uma compra.
No geral, a conversão pode ser entendida como um resultado da estratégia elaborada. Por outro lado, a taxa de conversão é uma fórmula cujo objetivo é calcular a porcentagem de usuários que realizaram essas ações esperadas.
Entender o conceito geral da conversão é muito importante, mas é essencial ter conhecimento dos 3 pilares da otimização de conversão. Vejamos, então, quais são eles a seguir.
O primeiro pilar da otimização de conversão é a experiência do usuário, tendo em vista que você deve compreender o comportamento do usuário ao acessar o site. Isto é, entenda se esse visitante encontra todas as informações relevantes, se o acesso está fácil ou se algo atrapalha a experiência.
Com isso, vemos como é importante investir em plataformas que disponibilizam a análise de métricas. Todos os dados que contribuam para entender o comportamento do usuário são válidos. Assim, utilize as informações coletadas para incentivar novas conversões.
As landing pages podem ser definidas como páginas de conversão, assim, o seu objetivo é apresentar uma oferta para os usuários. A premissa das landing pages é focar na oferta e utilizar uma linguagem objetiva, mas que seja persuasiva.
Nessas páginas, você deve ter uma atenção especial para a paleta de cores, tipografia e outros elementos que atraiam o usuário ao botão de CTA. A CTA, ou Call to Action, significa uma chamada para a ação. Isto é, esse é um botão que leva o usuário a outra página, aumentando a taxa de conversão.
Os testes A/B são feitos com o intuito de identificar o que está realmente funcionando para o seu site, o que gera conversão e o que precisa ser trocado.
Com esses testes, você cria duas versões da mesma página e entende, a partir das métricas, qual delas têm a melhor performance. Logo, esse é um pilar que também se preocupa com a experiência do usuário.
O CRO, para o marketing digital, possui diversos benefícios, então, conheça alguns deles abaixo.
Se as vendas estão aumentando, consequentemente a conversão também. Logo, o investimento em CRO vai melhorar a sua taxa de conversão, demonstrando resultados positivos do ponto de vista financeiro.
As estratégias do ponto de vista do CRO reduzem os custos de aquisição do cliente, o que melhora a conversão do usuário. Se essa taxa for muito alta, as metas serão atingidas em um tempo menor.
Por fim, com o CRO, você agrega autoridade à sua marca, mostrando a influência que a sua empresa tem em relação aos usuários, aumentando, ainda, o reconhecimento do negócio.
O Zoho PageSense é uma plataforma preparada para a personalização e otimização de conversão. Com essa ferramenta, você poderá analisar melhor as principais métricas do site e entender o comportamento dos visitantes. Esse é o tipo de informação que a sua empresa precisa para evoluir.
Além disso, o Zoho PageSense disponibiliza recursos que oferecem aos clientes uma experiência totalmente personalizada, a fim de aumentar a conversão.
O meio digital hoje oferece diversas formas de conversão, e com o Zoho você pode dominar as mais relevantes para a sua empresa. Assim, os seus principais recursos são:
- Análise do comportamento de visitantes, com os heatmaps, identificando todos os pontos relevantes;
- Otimização do site a fim de melhorar a conversão, podendo testar o que funciona ou deve ser substituído;
- Personalizar a experiência, de acordo com as necessidades de cada um deles;
- Engajamento dos visitantes, ao criar pesquisas e receber os feedbacks negativos e positivos;
- Monitoramento das principais métricas do site, criando um funil de vendas.
Mesmo diante dessas dicas, algumas pessoas ainda podem sentir dúvidas sobre personalizar e otimizar as conversões. Por isso, conte com o auxílio do Zoho para melhorar a conversão do seu negócio, com facilidade, automação e muita qualidade.