Olá, leitores! Neste conteúdo quero destacar os principais benefícios em adotar um CRM. Suas principais funções estão em torno de:
Mas você realmente sabe os benefícios dos sistemas CRM para sua empresa?
Leia também: O que é um CRM
CRM’s auxiliam os chefes de vendas, desde uma pequena empresa até uma consolidada e reconhecida no mercado. Essas pessoas, responsáveis pelo setor de vendas, conseguem acompanhar transações e marcar as oportunidades que podem exigir um retorno adicional. São muitos os pontos positivos na incorporação do CRM em um processo de venda da empresa.
Além de gerenciar o atendimento aos clientes, armazenar documentos e informações em um único lugar, os sistemas de CRM permitem que você compare o rendimento das vendas e analise essas referências para então aprimorar seu negócio, ganhando destaque e relevância no mercado.
O CRM irá priorizar o consumidor, ou seja, o coloca enquanto foco dos processos de um negócio, antecipando-se e mapeando as principais necessidades.
A melhora no relacionamento com os clientes é uma das principais vantagens da utilização de um CRM. Você irá obter uma melhor experiência e alcançará a satisfação do cliente. Ao utilizar esta estratégia todas as negociações que envolvem manutenção, comercialização e venda de seus produtos, passam a ser realizadas de modo organizado e convidativo. Você irá potencializar a gestão estratégica de vendas do seu negócios. Além disso, é possível melhorar os serviços aos clientes através de uma melhor compreensão dos seus problemas.
O resultado será o aumento de fidelidade. O sistema cria na equipe de vendedores a importância de receber e registrar feedbacks frequentes, e os dados podem ser usados para definir planos de ação, dessa forma, fortalecer sua empresa.
A partir da coleta de dados pelo sistema CRM, você irá conseguir dar aos vendedores as informações sobre todo o histórico de vendas, inclusive o ticket médio, que nada mais é que a média de gastos em cada compra. Esta última informação é bastante utilizada para melhorar as negociações e aumentar as vendas para cada cliente interessado em produtos ou serviços de sua empresa.
De modo rápido, antes de abordar um cliente, o vendedor pode analisar quais são os itens mais comprados por ele, e assim ele ganha tempo para ofertar novos produtos se necessário.
Certa vez um pintor espanhol considerado um dos gênios do século disse:
“Algumas pessoas sonham com o sucesso. Enquanto isso outras acordam e trabalham duro para isso.”
Outra boa solução de CRM está na construção de uma melhor comunicação dentro do departamento de vendas. A divisão de dados entre os diferentes profissionais do comercial e até com outros departamentos, nesse sentido, faz com que todos conheçam melhor o público-alvo, e tudo o que uma empresa de sucesso possui é uma equipe sincronizada.
Para que diversas ligações telefônicas para o pessoal de suporte?
O vendedor nesse caso só irá precisar ir até o sistema e acessar as informações sobre um determinado cliente, por exemplo. O sistema passa a ser uma ferramenta eficiente de comunicação interna, que garante que todos estejam alinhados e dispostos a trazer melhores resultados.
O CRM é inclusive uma excelente ferramenta para promover a integração da equipe comercial com o marketing. São duas áreas que quando se conversam dão super certo. Os analistas de marketing podem buscar dados e cruzá-los para entender o comportamento do cliente, verificar quais são os produtos que têm mais aceitação, entre outros. As ações conjuntas ao possuir dados sempre atualizados e fiéis, transformam o potencial em algo muito maior. Marketing e Vendas caminham juntas e podem realizar ações conjuntas de propaganda, eventos, entre muitas outras.
Um bom software de CRM também é uma ferramenta gerencial que garante ao líder do comercial insumos para verificar produtividade, força de venda, entre outros indicadores essenciais. Em poucos cliques, consegue-se gerar relatórios do desempenho de cada vendedor ou da equipe como um todo. É otimizado tempo e dinheiro.
A grande vantagem é que isso melhora o poder de decisão, ajuda no desenvolvimento de planos de ação, estipular metas e cobrar resultados. A partir de um bom CRM, o gestor de vendas possui uma visão panorâmica da área onde quer que ele esteja, independentemente se os vendedores pararem suas atividades para enviar relatórios.
Isso significa que um sistema de CRM significa que os representantes podem ser mais produtivos, vender mais e obter referências. Munido com essas estatísticas, você pode mudar algumas percepções sobre o CRM, ainda há tempo.
Para concluir, os sistemas de CRM colaboram para:
1. Acesso importante às informações e aos dados dos clientes, gerando assim leads;
2. O uso de um CRM ajuda a gerar e aumentar as vendas;
3. Muitas empresas não têm nenhum processo de nurturing de leads de vendas, ou seja, quem faz isso é o CRM;
4. Ao envolver um cliente utilizando CRM, uma empresa garante que esse cliente entre na probabilidade de gastar 20-40% a mais na próxima vez em que fizer uma compra com essa empresa específica. Está comprovado que um CRM desdobra em uma experiência positiva para o cliente;
5. Grande parte dos clientes que tiveram uma experiência positiva indicarão essa empresa a familiares e amigos (divulgação de lead qualificado);
6. Empresas testemunharam um aumento na produtividade de venda ao usar aplicativos móveis de CRM;
7. Aumentam a receita de representantes de vendas;
8. Colaboram para que empresas obtenham melhorias na taxa de conversão de mais de 300%;
9. Ajudam empresas a obter um aumento na taxa de retenção de clientes de 27%.
Com todas essas vantagens, adotar um CRM é mais que geradora de benefícios, é essencial para a consolidação de sua empresa.
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Abraços!
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