Marketing Ops: do mapeamento até a execução dos processos

Marketing Ops: do mapeamento até a execução dos processos
Marketing Ops: do mapeamento até a execução dos processos

Saiba como o Marketing Ops pode melhorar os processos de sua equipe: desde o mapeamento até a execução. Garanta o sucesso do seu marketing! 

Marketing Ops, ou Operações de Marketing em português, está no ritmo correto das inovações e soluções para a atual situação corporativa global.

A competitividade do mercado atual está acirrada. Nesse contexto, manter-se atualizado é muito importante para oferecer qualidade e se destacar. A situação não é diferente para o setor de marketing, onde a otimização do trabalho é essencial. 

E quem são os protagonistas dessa otimização? O time de Marketing Ops! Neste guia completo, saiba todas as informações sobre esse método de operar equipes de marketing. 

O que é Marketing Ops?

Marketing Ops, abreviação para Marketing Operations, é uma função em ascensão dentro das equipes de marketing. Os profissionais são encarregados de incentivar o desempenho do restante da equipe através de soluções tecnológicas, ferramentas e automação. 

A partir do uso de dados e informações para melhorar o setor de recursos humanos e financeiros do departamento, se conquista decisões seguras e eficazes.

Com a crescente transformação digital e as demandas cada vez mais exigentes dos consumidores, a atualização constante se torna imprescindível. Nesse sentido, técnicas analíticas tornam-se aliadas para aumentar a produtividade das equipes de marketing.

Os pilares do Marketing Ops

Para você compreender melhor o significado de Marketing Ops, é essencial conhecer seus pilares:

  • Tecnologia como diferencial competitivo: uso de tecnologia para se destacar no mercado; 
  • Fluxos e processos de trabalho ágeis e otimizados: otimização dos processos de trabalho para maior eficiência.
  • Cultura de testar e aprender: valorização da experimentação e aprendizado contínuo.
  • Dados como base para métricas de sucesso: uso de dados para avaliação de desempenho e definição de métricas.

No cenário atual, onde a cultura data-driven ganha destaque, o Marketing Ops é responsável por fornecer os recursos necessários para capacitar a equipe.

Por exemplo, se uma estratégia de Inbound Marketing não está gerando os resultados esperados, o Marketing Ops entra em ação, fornecendo soluções para uma melhor gestão dos dados e oferecendo suporte para aprimorar a estratégia.

As responsabilidades do Marketing Operations incluem:

  • Mensuração e análise da performance de Marketing: avaliação do desempenho das estratégias de marketing;
  • Planejamento estratégico de curto, médio e longo prazos: desenvolvimento de planos estratégicos para alcançar metas específicas.
  • Definição de orçamento para diferentes campanhas e estratégias: distribuição de recursos financeiros de forma estratégica.
  • Desenvolvimento de projetos a partir do planejamento: implementação das estratégias definidas.

Se você ainda está pensando a respeito da importância das operações de marketing, confira as estatísticas, que comprovam muito mais do que palavras. 

Vale a pena implementar ferramentas tecnológicas para as Marketing Ops?

A pesquisa, traduzida como "O Estado de Operações de Marketing de 2021" examina o papel fundamental das operações de marketing no cenário empresarial atual, destacando as pressões enfrentadas pelos profissionais de marketing para obter ROI e impacto nos negócios, especialmente em meio a desafios como a pandemia global e turbulências políticas e econômicas. 

O relatório destaca a importância das equipes de operações de marketing, responsáveis pela tecnologia, dados e processos que permitem que as organizações funcionem efetivamente e otimizem o ROI do marketing. De acordo com o relatório The CMO Survey, as Marketing Ops são uma prioridade para os CMOs, com 65% enfrentando desafios para simplificar dados operacionais em insights. 

Enquanto 70% têm uma equipe de operações de marketing dedicada, 73% afirmam que as operações de marketing são responsáveis tanto pela tecnologia de marketing quanto pelo acompanhamento do desempenho das campanhas. Além disso, 95% dos entrevistados afirmam que os profissionais de operações de marketing são diferentes dos outros funcionários de marketing.

Para os CMOs, Chief Marketing Officers (líderes de equipes de marketing), o investimento em soluções de Marketing Ops é uma prioridade em 2021, com 89% planejando aumentar seus gastos. 

As áreas de investimento prioritárias incluem a melhoria da integração do martech stack (51%) e a automação de funções de marketing (50%). No entanto, apenas 10% estão completamente satisfeitos com seu martech stack atual.

Esses insights têm implicações para as operações de marketing, que lida com o mapeamento e execução dos processos de marketing. Para otimizar o ROI do marketing, as equipes precisam enfrentar desafios como simplificar dados operacionais, melhorar a integração do martech stack e promover a colaboração entre departamentos. 

Além disso, eles devem reconhecer a importância de investir em soluções tecnológicas adequadas e garantir que suas equipes tenham as habilidades para lidar com as demandas ‘voláteis’ do atual mercado.

Se beneficie do Marketing Ops Com a Consultoria de Marketing! 

Os benefícios do Marketing Ops, como o aumento da produtividade da equipe, a melhoria da eficiência das campanhas de marketing e a redução de desperdícios de recursos, a partir do uso adequado de ferramentas, resultam no maior retorno sobre o investimento (ROI) em marketing. Isso sim é o sucesso de suas estratégias, não é mesmo? 

  1. Soluções integradas 

Além de contar com uma equipe de operação de marketing qualificada, é fundamental investir em ferramentas adequadas. Soluções integradas, como as oferecidas pela WebPeak Consultoria, permitem centralizar todas as atividades de marketing, vendas e atendimento ao cliente em uma única plataforma. 

Prepara-se para otimizar o seu fluxo de trabalho e melhorar a comunicação entre suas equipes. A experiência integrada ao cliente em toda a jornada de compra faz toda a diferença no atual mercado. 

  1. Estratégias adequadas para ficar à frente da concorrência

É inegável a importância do Marketing Ops num mercado altamente competitivo, como o que estamos condicionados a presenciar. Porém, muitas empresas ainda se deparam com desafios na implementação e integração de suas tecnologias de marketing. 

Não se preocupe mais! A consultoria de marketing é uma orientação especializada desde o planejamento até a execução e análise dos resultados das estratégias de marketing. 

A WebPeak Consultoria trabalha em estreita colaboração com você para entender as necessidades do seu negócio e desenvolver soluções que gerem resultados imediatos e fortaleçam as capacidades internas da sua empresa. 

  1. Solução para todo tipo de empresa

Ao confiar em nossa Consultoria de Marketing, você pode esperar otimização de processos para potencializar seus resultados. E tudo bem se sua empresa ainda opera no formato tradicional, podemos realizar estudos detalhados para identificar áreas de melhoria e apresentar soluções de rápida aplicação.

Juntos, podemos alcançar resultados extraordinários e posicionar sua empresa para o sucesso contínuo nas áreas de marketing (lembre-se: em constante evolução). 

Entre em contato e contrate este serviço! 

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