Inovação digital no e-commerce: principais tendências

Entenda quais são as principais tendências que vão impulsionar a inovação digital no e-commerce. Saiba o que fazer para se destacar no mercado.
Inovação digital no e-commerce: principais tendências

A evolução tecnológica revolucionou a forma como as empresas conduziam seus negócios, e o marketing digital, é claro, não ficou por fora disso. Nos últimos anos, a inovação digital vem transformando o mercado, impulsionando a experiência do consumidor e abrindo portas para oportunidades até então inimagináveis. 

Não à toa o mercado tradicional vem sendo complementado pelo mercado online, ou pelo e-commerce, como preferir. E é fato consumado: as tendências do mercado eletrônico só têm a aumentar. 

Neste artigo, você ficará por dentro de tudo o que precisa sobre a inovação digital no e-commerce e o que pode esperar desse setor nos próximos anos. Confira!

O que esperar da inovação digital no e-commerce nos próximos anos?

Depois da pandemia, os hábitos de consumo da sociedade mudaram, afinal, o mercado digital cresce exponencialmente a fim de se adequar e atender às novas necessidades dos consumidores. O que antes era feito em loja física, agora é facilmente resolvido por um celular no conforto de casa. E se você acha que para por aí está muito enganado!

A verdade é que o comércio eletrônico (ou e-commerce, como preferir) só está começando e deve crescer em até 55,3% nos próximos anos, segundo o relatório Global Payments Reports, divulgado pela World Pay From FIS. Só no Brasil, segundo o levantamento, as vendas do e-commerce podem avançar em 95% até 2025.

O que se pode esperar desse setor é um mercado cada vez mais aquecido e, por essa razão, as empresas devem aproveitar a inovação digital para melhorar a agilidade nas tomadas de decisão. O e-commerce deve, acima de tudo, investir em logísticas eficientes, no atendimento personalizado ao cliente e na funcionalidade dos sites, além de oferecer serviços de assinatura. 

Atentar-se ao mercado e estudar as melhores estratégias para impulsionar o comércio eletrônico é o primeiro passo a ser dado para manter a sua empresa em evidência. No entanto, para aqueles que querem estar a par das principais tendências do mercado  digital, veja a seguir tudo o que precisa sobre as tendências que vão impulsionar ainda mais o e-commerce:

Principais tendências que vão impulsionar a inovação digital no e-commerce

Se sua empresa quer se destacar no mercado, é hora de acompanhar as transformações digitais que giram em torno dos e-commerces e manter a sua marca a um passo à frente dos concorrentes. Então, para te ajudar na empreitada, listamos 4 tendências que prometem impulsionar as vendas dos e-commerces no futuro: 

  1. Foco na experiência dos clientes

Você que é empresário ou profissional do marketing digital também é cliente. Tem coisa melhor do que ser bem tratado por uma empresa? Qual o sentimento que fica quando se é bem atendido? É esse sentimento que deve ser passado para os seus clientes, uma vez que cliente satisfeito é cliente fiel. 

Neste caso, o foco não é só ser competitivo, é muito mais do que isso. Os comércios eletrônicos precisam privilegiar a experiência do consumidor, isto é, os consumidores precisam encontrar o que estão buscando, encontrar as respostas e as informações que procuram. Essa jornada também inclui o relacionamento com o cliente pós-experiência. 

  1. Omnichannel em alta

Omnichannel se refere à abordagem integrada que as empresas estão adotando para fornecer uma experiência consistente e contínua aos clientes, independentemente do canal ou dispositivo que eles escolham para interagir e/ou fazer compras. 

No que diz respeito à inovação digital no e-commerce, a estratégia reconhece a interconexão entre os canais online e off-line e visa criar uma jornada fluida e conveniente para os consumidores. 

  1. E-commerce nas redes sociais

É fato que as redes sociais, como o Instagram, Facebook e até o TikTok, são verdadeiros aliados na decisão de compra dos consumidores. Por isso, na hora de desenvolver um planejamento ou campanhas de marketing, é essencial pensar na criação de conteúdo dentro dessas plataformas. O varejo como mídia é uma tendência que fica cada vez mais forte. Aproveite!

  1. Ofereça novos serviços e soluções aos seus clientes:

Mais do que aumentar sua visibilidade online com a oferta de produtos, você pode investir na inovação digital agregando praticidade, qualidade, eficiência e soluções para os seus clientes. Se você trabalha com a venda de máquinas e equipamentos industriais, que tal oferecer serviços de manutenção aos seus clientes? Fica a dica!

Depois de ler tudo isso, dá até vontade de colocar a mão na massa, né? E se você quer aumentar a visibilidade do seu e-commerce, alavancar suas vendas e sair à frente dos seus concorrentes, a WebPeak existe para isso!

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