Depois que inventaram o e-mail a única correspondência que recebemos são de cobrança, não é mesmo?
Fato é que, o e-mail é uma grande ferramenta nas mãos de quem sabe usar, dentro do mundo corporativo é lei possuir uma conta de e-mail, e limpar a caixa de entrada faz parte de uma rotina importantíssima. Um e-mail importante não lido, e isso pode trazer grandes complicações.
Levando a relevância dos e-mails em consideração logo iremos perceber a força que eles possuem, e que podem ser utilizados em favor dos negócios de forma geral.
Não apenas em empresas, mas hoje para fazer qualquer coisa na internet é necessário uma conta de e-mail, seja para preencher um formulário, realizar um cadastro ou inscrição, poder fazer login dentro de sites ou redes sociais, até mesmo para configurar celulares é preciso ter uma conta registrada para backups.
Agora se todas essas pessoas possuem acesso a contas de e-mails, por que não seria uma boa opção investir em e-mail marketing?
Provavelmente você já ouviu falar sobre isso em algum momento, e existem aqueles céticos que não acreditam no poder do e-mail marketing, mas ele ainda é muito eficaz, e se feito da forma correta não vai para spam, mas converte muitos leads.
Para você que está adentrando no empreendedorismo, ou até mesmo você que já ouviu falar, mas pretende se aprofundar no assunto, esse artigo vai responder essa pergunta e te ajudar a tirar o melhor proveito possível do e-mail marketing.
Bem, de forma simplificada o e-mail marketing nada mais é do que uma forma de comunicação entre a empresa e seus consumidores e potenciais clientes.
Em algum momento você já deve ter recebido algum tipo de email marketing na sua caixa de entrada, alguns exemplos são:
Antigamente, antes do surgimento do e-mail marketing era comum o envio das correspondências mais conhecidas como “mala direta”, onde as pessoas teriam acesso as propagandas de uma empresa ou marca.
Como tudo passa pelo processo de adaptação, no início do e-mail marketing, já que a maioria das pessoas recebiam essas propagandas em suas casas, teve uma certa recusa, sendo considerados e-mails invasivos.
Hoje com a evolução no meio digital, e como tudo praticamente é resolvido através da internet, o e-mail marketing passou a ter mais visibilidade e relevância, e tenho certeza que você praticamente não recebe, ou nunca mais viu uma mala direta, pois perderam a força no mercado.
Embora as redes sociais tenham dado um show nos resultados do marketing nos últimos tempos, o e-mail marketing também é uma excelente opção para quem coleta informações importantes dos seus consumidores e quer aumentar a relevância da sua marca.
Logo abaixo você verá os motivos para começar a pôr em prática o e-mail marketing já:
Conforme uma pesquisa realizada pela Radicati, a tendência é que os usuários de e-mail chegue a 2,9 bilhões até 2019. É muito número para um meio de comunicação não é mesmo?
Na verdade esse número representa um pouco mais de um terço da população mundial. Nosso endereço de e-mail está ligado a praticamente todas as ações que realizamos em outros canais.
Todas as vezes que criamos um login em um site, ou até mesmo realizar alguma compra online, utilizamos o endereço de e-mail. Por isso ele é tão importante no dia a dia.
Quando você faz algum tipo de post em uma rede social sobre seu negócio, como o Facebook, nem todas as pessoas que seguem sua página verão sua mensagem. Isso acontece porque os algoritmos da rede é que determinam quais mensagens são mais relevantes para cada usuário.
Por esse motivo, o alcance de posts em redes sociais acabam não sendo previsíveis. Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas realmente irão visualizar seu post.
Já quando se trata de e-mail marketing, o mesmo não acontece. Uma das grandes vantagens desse canal é seu alcance previsível. Isso significa que se você selecionar 300 endereços de email para enviar sua mensagem, todos os 300 receberão seu email na caixa de entrada.
Para quem trabalha no marketing de uma empresa o e-mail é uma ótima ferramenta, pois possibilita uma infinidade de formas e mensagens a serem enviadas, é como se fosse uma tela em branco. Para ficar ainda melhor, não existem limites de caracteres, e podem conter tanto imagens como GIFs.
A produção de um e-mail pode conter templates e incluir elementos gráficos, assim como pode ser elaborado apenas com texto, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos.
Com o e-mail marketing você pode comunicar mensagens curtas, incluir diversos links para páginas da web, ou contar uma história relevante. Deixe a criatividade tomar conta, sem perder a postura profissional.
Não é difícil dar início a uma estratégia de email marketing, você precisa de apenas 3 coisas básicas: um domínio, uma ferramenta de email marketing e uma pessoa para executar a estratégia.
Tenha cuidado ao escolher uma ferramenta de email marketing, é essencial que ela seja adequada e atenda as suas necessidades. Existem diversas opções no mercado e você poderá fazer uma pesquisa de qual se adequa melhor ao seu negócio, além de ter opções de ferramentas gratuitas como o Mailchimp.
Independente da ferramenta que você escolher, o investimento não será muito alto. Por conta disso, o e-mail acaba sendo um canal de marketing digital que apresenta melhor retorno financeiro. Não é necessário investir muito inicialmente, e ainda assim tem a possibilidade de gerar um grande volume de receita.
Não deixe de usufruir todos os benefícios que você pode conseguir utilizando o e-mail marketing. É uma forma simples e eficaz de se comunicar com seus consumidores e potenciais clientes, e seria um erro não utilizar essa ferramenta.
Embora algumas empresas não acreditem na força do e-mail marketing sua eficácia é real e vale a pena investir nesse canal para alcançar o maior número de pessoas possíveis, posicionando sua marca e dando visibilidade a sua empresa.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado, para ler mais sobre o assunto, e saber tudo sobre marketing digital basta continuar nos acompanhando. E para receber conteúdos exclusivos, assine nossa newsletter.
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