Ter um site profissional está entre as primeiras etapas de maior relevância no dia a dia de quem deseja ascender em sua carreira. Isso porque o site contém todas as informações, ou, pelo menos, a maioria delas, e visa auxiliar os clientes que têm o primeiro contato.
Nesse sentido, hoje trouxemos uma forma de como você pode criar um site profissional em 5 passos simples. Afinal, a criação dessa página será primordial para criar a sua presença no meio digital.
Hoje em dia, quem não é encontrado através das mídias sociais, dificilmente será contatado ou procurado para algum serviço. Logo, você deve investir em diversas estratégias de marketing, sendo uma delas a criação do site profissional.
Criar um site profissional não deve ser uma tarefa difícil, e sim prazerosa. Até porque esse site traz à tona toda a sua carreira e os principais dados. Portanto, inserir esse tipo de informação precisa ser algo que você gosta de fazer, tendo em vista que o site precisa ser atualizado com uma certa frequência.
Diante disso, confira a seguir 5 passos para criar o seu site profissional.
O primeiro passo para criar o seu site profissional é o registro do domínio, que nada mais é do que o nome do site, isto é, a identidade desta página. Por esse motivo, é de suma importância que você elabore um nome criativo, chamativo e profissional, transparecendo seriedade aos clientes.
No geral, podemos explicar o domínio como o nome da empresa/projeto com uma terminação logo em seguida. É comum ver que as pessoas optam por sufixos como .com.br ou o simples .com. No entanto, outros exemplos também podem ser citados, como o .edu, .net, .biz, .gov, .info e outros.
Destaca-se que, nesse momento, é interessante investir na compra de um domínio, ao invés de optar por plataformas com recursos gratuitos. A partir do momento que você usa a nomenclatura desse tipo de plataforma, você está transferindo a autoridade do seu site. Isso sem contar com um aspecto nada profissional.
Antes de escolher um domínio, confira algumas informações, como as que falaremos a seguir.
Antes de qualquer decisão, verifique se o domínio escolhido está disponível, pois hoje é possível encontrar diversos domínios registrados. Dessa maneira, escolha um domínio específico e que represente a empresa.
Além de estar disponível, o seu domínio precisa ser algo marcante, sendo simples, fácil e curto. Nenhum cliente vai lembrar do seu domínio se for algo estranho ou difícil de falar. Não confunda nomes diferenciados com difíceis de pronunciar ou lembrar.
Com isso, conclui-se que o domínio deve ter cerca de 2 a 3 palavras, mas preferencialmente 2, para ser fácil de memorizar.
Além de contar com as extensões internacionais como o “.com”, atualmente é possível fazer o registro de domínios cujas terminações sejam genéricas como “.top”, “.site”, “.club”, “.online” e muitas outras.
Tanto as terminações internacionais, a exemplo de “.com”, quanto às extensões genéricas podem ser registradas caso você queira melhorar a segurança. Assim, ninguém mais vai usar o nome que você escolheu para seu domínio.
Outro passo importante é a contratação de um serviço de hospedagem, que será responsável por armazenar o seu site, estando disponível para quem deseja visitá-lo. Uma empresa que oferece esse serviço com excelência é o Zoho.
Algumas empresas oferecem o registro do domínio e a hospedagem do site, o que costuma ter um valor mais acessível. Porém, existem alguns tipos de hospedagem que você deve estar atento.
Um único servidor é responsável por abrir os sites, logo, cada um tem a sua cota de memória e espaço em disco, por exemplo. O desempenho, nesse caso, é menor, mas o custo é acessível.
Nesse caso, o seu site tem um servidor disponível apenas para você, com um custo mais alto, porém, maior segurança.
O Virtual Private Server, ou Servidor Virtual Privado, consiste no uso por parte de vários usuários de um único servidor, contudo, cada um isolado, o que não afeta tanto o desempenho do seu site.
Agora sim você já pode começar a colocar a mão na massa, por isso, opte por um CMS (Content Management System). O CMS é um site que gerencia o conteúdo do seu site, podendo mudar a ordem de visualização do menu, publicar posts, melhorar o SEO do site e outros serviços.
O ideal é ter um template responsivo, que é aquele com capacidade de se adaptar às telas dos navegadores, tanto no computador como no celular. Isto é, o template vai se adequar com a ferramenta que você está utilizando para visualizar o site.
Algumas empresas já oferecem modelos, como a Zoho, o que torna esse processo criativo mais simples.
Ao contrário do que muitos pensam, o blog não é um site à parte, e sim uma página específica para o seu conteúdo. Apesar de algumas pessoas preferirem um site próprio para o blog, é menos trabalhoso fazer o seu blog no próprio site, porém, em uma página distinta.
Mesmo diante dessas dicas, algumas pessoas ainda podem sentir dúvidas sobre como criar o seu site profissional. Por isso, conte com o auxílio do Zoho, criando sites da maneira que você desejar, com facilidade e muita qualidade.
Solicite um orçamento