Criar um site profissional em 5 passos simples

Ter um site profissional está entre as primeiras etapas de maior relevância de quem deseja sucesso. Logo, você deve investir na criação do site profissional.
Criar um site profissional em 5 passos simples

Ter um site profissional está entre as primeiras etapas de maior relevância no dia a dia de quem deseja ascender em sua carreira. Isso porque o site contém todas as informações, ou, pelo menos, a maioria delas, e visa auxiliar os clientes que têm o primeiro contato.

Nesse sentido, hoje trouxemos uma forma de como você pode criar um site profissional em 5 passos simples. Afinal, a criação dessa página será primordial para criar a sua presença no meio digital.

Hoje em dia, quem não é encontrado através das mídias sociais, dificilmente será contatado ou procurado para algum serviço. Logo, você deve investir em diversas estratégias de marketing, sendo uma delas a criação do site profissional.

5 passos para criar um site profissional de forma simples

Criar um site profissional não deve ser uma tarefa difícil, e sim prazerosa. Até porque esse site traz à tona toda a sua carreira e os principais dados. Portanto, inserir esse tipo de informação precisa ser algo que você gosta de fazer, tendo em vista que o site precisa ser atualizado com uma certa frequência.

Diante disso, confira a seguir 5 passos para criar o seu site profissional.

Registro do domínio

O primeiro passo para criar o seu site profissional é o registro do domínio, que nada mais é do que o nome do site, isto é, a identidade desta página. Por esse motivo, é de suma importância que você elabore um nome criativo, chamativo e profissional, transparecendo seriedade aos clientes.

No geral, podemos explicar o domínio como o nome da empresa/projeto com uma terminação logo em seguida. É comum ver que as pessoas optam por sufixos como .com.br ou o simples .com. No entanto, outros exemplos também podem ser citados, como o .edu, .net, .biz, .gov, .info e outros.

Destaca-se que, nesse momento, é interessante investir na compra de um domínio, ao invés de optar por plataformas com recursos gratuitos. A partir do momento que você usa a nomenclatura desse tipo de plataforma, você está transferindo a autoridade do seu site. Isso sem contar com um aspecto nada profissional.

Antes de escolher um domínio, confira algumas informações, como as que falaremos a seguir.

O domínio deve estar disponível

Antes de qualquer decisão, verifique se o domínio escolhido está disponível, pois hoje é possível encontrar diversos domínios registrados. Dessa maneira, escolha um domínio específico e que represente a empresa.

Domínio fácil, simples e curto

Além de estar disponível, o seu domínio precisa ser algo marcante, sendo simples, fácil e curto. Nenhum cliente vai lembrar do seu domínio se for algo estranho ou difícil de falar. Não confunda nomes diferenciados com difíceis de pronunciar ou lembrar.

Com isso, conclui-se que o domínio deve ter cerca de 2 a 3 palavras, mas preferencialmente 2, para ser fácil de memorizar.

Extensões de domínio

Além de contar com as extensões internacionais como o “.com”, atualmente é possível fazer o registro de domínios cujas terminações sejam genéricas como “.top”, “.site”, “.club”, “.online” e muitas outras.

Tanto as terminações internacionais, a exemplo de “.com”, quanto às extensões genéricas podem ser registradas caso você queira melhorar a segurança. Assim, ninguém mais vai usar o nome que você escolheu para seu domínio.

Contrate um serviço de hospedagem

Outro passo importante é a contratação de um serviço de hospedagem, que será responsável por armazenar o seu site, estando disponível para quem deseja visitá-lo. Uma empresa que oferece esse serviço com excelência é o Zoho.

Algumas empresas oferecem o registro do domínio e a hospedagem do site, o que costuma ter um valor mais acessível. Porém, existem alguns tipos de hospedagem que você deve estar atento.

Hospedagem compartilhada

Um único servidor é responsável por abrir os sites, logo, cada um tem a sua cota de memória e espaço em disco, por exemplo. O desempenho, nesse caso, é menor, mas o custo é acessível.

Hospedagem dedicada

Nesse caso, o seu site tem um servidor disponível apenas para você, com um custo mais alto, porém, maior segurança.

VPS

O Virtual Private Server, ou Servidor Virtual Privado, consiste no uso por parte de vários usuários de um único servidor, contudo, cada um isolado, o que não afeta tanto o desempenho do seu site.

Escolha um CMS

Agora sim você já pode começar a colocar a mão na massa, por isso, opte por um CMS (Content Management System). O CMS é um site que gerencia o conteúdo do seu site, podendo mudar a ordem de visualização do menu, publicar posts, melhorar o SEO do site e outros serviços.

Defina o seu template

O ideal é ter um template responsivo, que é aquele com capacidade de se adaptar às telas dos navegadores, tanto no computador como no celular. Isto é, o template vai se adequar com a ferramenta que você está utilizando para visualizar o site.

Algumas empresas já oferecem modelos, como a Zoho, o que torna esse processo criativo mais simples.

Crie o seu blog

Ao contrário do que muitos pensam, o blog não é um site à parte, e sim uma página específica para o seu conteúdo. Apesar de algumas pessoas preferirem um site próprio para o blog, é menos trabalhoso fazer o seu blog no próprio site, porém, em uma página distinta.

Mesmo diante dessas dicas, algumas pessoas ainda podem sentir dúvidas sobre como criar o seu site profissional. Por isso, conte com o auxílio do Zoho, criando sites da maneira que você desejar, com facilidade e muita qualidade. 

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