O business intelligence, ou o BI, tem como objetivo combinar a análise empresarial, visualização de dados, mineração de dados e ferramentas de dados. Ao vermos na prática, o business intelligence pode ser moderno, ao possuir uma visão mais abrangente de dados e utilizá-los em mudanças positivas, como a redução da ineficiência.
Destaca-se que o termo business intelligence vem sendo popularizado por conta da sua eficácia nas empresas. Porém, ele surgiu em 1960, com a finalidade de compartilhar informações nas organizações. Desde então, essa prática se moderniza, utilizando as tecnologias mais avançadas.
Com o tempo, o BI evoluiu bastante, e hoje inclui alguns processos, bem como atividades, que melhoram o desempenho. Vejamos alguns desses exemplos:
· Mineração de dados: aqui se utilizam os bancos de dados, estatísticas e aprendizado de máquina a fim de revelar as principais tendências em conjuntos de dados grandes;
· Gerar relatórios: a partir do compartilhamento de análises de dados com as partes interessadas, é possível que todos tirem suas conclusões, o que auxilia na tomada de decisões;
· Benchmarking e métricas de desempenho: nesse caso, os dados são comparados, considerando o desempenho atual e histórico. Isso é feito para acompanhar o desempenho no que se refere às metas, no geral, com o uso de painéis personalizados;
· Análise descritiva: ao utilizar a análise de dados passados, você pode descobrir o que aconteceu e melhorar;
· Consultas: nesse caso, você pode fazer perguntas específicas aos dados, assim, o BI vai extrair as respostas dos conjuntos de dados;
· Análise visual: ocorre a partir da exploração de dados através de histórias visuais que comunicam informações de acordo com a necessidade;
· Preparação de dados: é o processo para compilar diversas fontes de dados, identificar as dimensões/medidas e prepará-las para a análise de dados.
A priori, é interessante citar que o Zoho Analytics se trata de uma plataforma completa e moderna de BI e análise de autoatendimento. Por esse motivo, ele permite que você faça a conexão dos dados, além de prepará-los e analisá-los. Ao final, você poderá descobrir insights óculos, melhorando a performance do negócio.
Sendo assim, com o Zoho Analytics, é possível transformar, com agilidade, dados em insights. Isso porque a plataforma permite que você transforme os dados brutos do relatório em insights. Com isso, fica mais fácil acompanhar as métricas do negócio e consultar as tendências a longo prazo.
O Zoho Analytics combina diversos recursos que te auxiliam, como os seguintes:
- Você pode se conectar e combinar os dados das mais diversas fontes, a exemplo de feeds e arquivos, apps comerciais, apps personalizados e banco de dados (locais ou na nuvem);
- Preparação de dados para serem analisados, com o auxílio do módulo de preparação e gerenciamento de dados de autoatendimento;
- Melhore a sua análise com IA, conversando com o nosso assistente inteligente, gerando insights automatizados com apenas um clique e prevendo as tendências no futuro. É possível, ainda, fazer análises hipotéticas e cognitivas;
- Analise os seus dados criando relatórios e painéis interativos, com a interface simples de usar da Zoho. Além disso, você também conta com uma enorme variedade de widgets, gráficos e tabelas dinâmicas;
- Compartilhar insights como histórias com todos;
- Por fim, o BI integrado, que é um modelo com pouco ou nenhum código, a fim de construir análises de forma rápida.
- Análise de negócios unificada: auxilia na reunião de dados organizacionais por meio de integrações predefinidas entre aplicativos de negócios. Facilita também a obtenção de insights de relatórios que se misturam com as funções de negócios
- Opções flexíveis de implementação: o serviço em nuvem proprietário da Zoho está disponível 24 horas por dia. Como alternativa, você pode optar por ambientes on-premise ou de nuvem pública.
- Baixo TCO: com as políticas de preços, você encontra valores simples e transparentes. Nosso custo, no que se refere ao licenciamento, personalização, treinamento e suporte, é o menor entre os concorrentes do mercado.
- Segurança e governança: os recursos de segurança do Zoho e a estrutura de governança de nível empresarial, testados e certificados em relação ao tempo, garantem o gerenciamento e administração contínuos de dados.
Mesmo diante dessas dicas, algumas pessoas ainda podem ter dúvidas sobre BI e análise de autoatendimento. Por isso, conte com o auxílio do Zoho para preparar e analisar os seus dados, com facilidade, automação e muita qualidade.
Solicite um orçamento