Para que uma empresa consiga crescer, captar clientes deve ser a primeira coisa a se pensar, por se tratar de uma tarefa básica e fundamental.
Ainda que com o tempo você consiga conquistar um público fiel, é difícil subir os degraus necessários para o sucesso sem ampliar o número de consumidores.
A logística de tudo isso é bem simples, quanto mais clientes, maior será o número de receitas. Só existe um pequeno desafio, que também é a busca constante de empreendedores para saber como chegar lá.
Existem diversos fatores para que você consiga alcançar o resultado esperado, mas existe um ponto fundamental para colocar em prática: é necessário ter hábitos assertivos para colocar todos os procedimentos em ação.
Com isso em mente, desenvolvemos esse artigo que vai te ajudar a ser mais objetivo e realizado através de hábitos de sucesso. Ao longo do artigo, daremos algumas dicas e falar sobre estratégias valiosas para quem procura aumentar a sua carteira de clientes.
Ficou interessado? Então é só conferir.
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A captação de clientes é uma estratégia fundamental que está sendo cada vez mais utilizada, que vale para empresas de diferentes portes e segmentos. O objetivo é um só: atrair novos consumidores. Sendo assim, o gestor e sua equipe devem sempre desenvolver uma série de táticas que promovam a marca e atraiam o público.
Uma empresa pode até conseguir sobreviver e se manter no mercado cultivando um público fiel ao longo dos anos, mas isso não é suficiente para quem é visionário e quer ir bem mais além de tudo isso.
Por esse motivo, se o empreendedor decidir estacionar, ele dificilmente vai dar aquele salto de crescimento se não ajustar essa sua política e procurar evoluir sempre que possível.
É válido ressaltar que não há nada de errado em consolidar um grupo de clientes assíduos, muito pelo contrário, esse é um sinal claro de que você entrega um bom resultado e trata bem esse público.
Segundo as palavras de especialista em marketing Philip Kotler, manter um cliente custa até cinco vezes menos do que conquistar um novo. Essa é uma verdade, pois é extremamente importante nutrir um bom relacionamento com seus clientes e fidelizá-los, porém, tende a não ser suficiente.
Se formos pensar um cenário de crise, no qual consumidores até então leais deixem de comprar na sua loja durante um determinado período, o que você fará em seguida?
Como você sempre conta com os mesmos clientes para o seu faturamento, essa mudança vai impactar sobremaneira no seu lucro. Em outras palavras, já passou da hora de buscar novos horizontes, não é mesmo?
Como podemos observar, o segredo da longevidade e do crescimento sustentável de uma empresa é manter um público fiel e buscar captar clientes novos.
Ainda não sabe como fazer isso? Confira as dicas a seguir.
Para começar o processo de captação de clientes, é preciso definir o perfil desses consumidores. Com base no seu público já fidelizado, é possível analisar e identificar um comportamento padrão, capaz de ajudar a encontrar outras pessoas com as mesmas ou características.
Em relação à faixa etária, quem compra mais? Os jovens ou os mais velhos? O gênero é uma informação determinante? E a classe social? O público mora nas redondezas ou costuma se deslocar até o seu negócio?
Todas as informações são fundamentais para conseguir identificar qual o perfil do seu cliente.
Inclusive, vale conhecer os hábitos de compra desses clientes, saber com que frequência consomem e o que é decisivo para essas pessoas na hora de fechar uma compra.
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Como já mencionado antes, ter um público fiel está longe de ser algo ruim. Eles podem até representar um ponto de apoio e canal específico para conquista de novos clientes.
Quando o cliente se sente bem tratado pela empresa é gerado um sentimento de valorização, e esse sentimento vai refletir na divulgação para as pessoas mais próximas.
Basicamente ele se tornará um promotor da marca, responsável por falar bem dela por onde passa, sem a necessidade de ser pago por isso. Isso acaba dando origem a uma reação em cadeia, que é popularmente conhecido como propaganda boca a boca.
Apesar de ser uma estratégia antiga, ela não é obsoleta e segue como um tipo de publicidade que ainda funciona perfeitamente para qualquer empresa, ainda mais com o avanço da tecnologia e plataformas de avaliações.
Não é porque alguém consome há muito tempo na concorrência que você não consiga reverter à situação e trazê-la para sua empresa.
Na verdade, o que você acha de investir nessa oportunidade e mostrar quantos benefícios a mais você pode oferecer? Na maioria das vezes, a compra em um mesmo local repetidamente não passa de um hábito, comodidade, e isso pode ser facilmente mudado com a atitude certa.
Para isso você precisa saber como seu concorrente atua, para que possa fazer melhor e conseguir chegar nesse público de forma sutil, mas assertiva.
Os vendedores que estão há mais tempo no mercado têm um histórico profissional que, muitas vezes, conta com diversas empresas em seu currículo.
Pode ser uma excelente oportunidade entrar em contato com algum desses profissionais para conseguir uma boa indicação para o seu negócio atual.
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Essas são as nossas dicas para você conseguir captar clientes e destacar a importância de manter a fidelização dos consumidores. Para mais conteúdos como este, basta continuar nos acompanhando.
Até breve!
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