A publicidade on-line tanto no Google quanto Facebook vem crescendo muito nos últimos anos, o foco e a flexibilidade estão entre principais benefícios desse meio.
Muitos anunciantes vêem o Google Adwords e o Facebook Ads em pólos opostos. A longa rivalidade das duas empresas, muitas vezes dramatizada pelos meios de comunicação de tecnologia, foi tomada como prova irrefutável de que as duas plataformas estavam em concorrência direta entre si, e que era necessário para empresas de todos os tamanhos para tomar uma decisão difícil sobre o qual plataforma era melhor para as suas necessidades.
Essa falsa dicotomia criou um cenário confuso e até mesmo enganoso para os recém-chegados na publicidade online. Neste post você encontrará as vantagens e desvantagens de ambas as plataformas, e por que você considerar o uso de ambas como parte de sua estratégia mais ampla de marketing digital.
O Google AdWords é o sistema de publicidade do Google em que os anunciantes fazem lances em determinadas palavras-chave, para que os seus anúncios apareçam nos resultados de pesquisa do Google.
Nessa ferramenta, preferida de muitos profissionais, é possível divulgar todos os tipos de anúncio a partir de duas redes: a rede de pesquisa e a rede de display.
Na rede de pesquisa que são os resultados de busca do próprio site Google, os anúncios são em formato de texto. Para definir o posicionamento dos anúncios é feito um leilão.
A rede de display é composta pelos sites que participam do programa de afiliados da Google, o Google Adsense que são milhares de sites na internet. Através da rede e display você pode fazer anúncios de diversos tamanhos e inclusive anúncios gráficos. Você pode também anunciar no YouTube com anúncios de vídeo, texto ou gráficos.
A segmentação dos resultados na rede de pesquisa são por meio de palavras-chave ou termos pesquisados. Já na rede de display os resultados são por tipos e segmentos de negócios, sempre relacionado as palavras que contém o site onde os anúncios são exibidos.
- Ferramenta de medição detalhada, o que torna a sua campanha bem mais fácil de se controlar;
- Grande audiência potencial;
- Afluxo imediato de tráfego;
- Controle total sobre seu orçamento diário e o custo máximo por clique;
- Retorno imediato sobre o investimento (Você pode facilmente definir um custo por conversão e entender em que ponto o seu lucro é feito);
- Opções de segmentação, incluindo regiões, hora do dia, dias da semana, e sites específicos (se estiver usando Rede de Display);
- Opções de publicidade diferentes, incluindo Rede de Display, Rede de Pesquisa e Remarketing;
- Visando aqueles que já têm um interesse e, portanto, são mais propensos a converter em vendas.
- Se a sua campanha for criada e gerida de forma incorreta, pode ser extremamente caro;
- Configuração e gerenciamento pode ser muito demorado;
- Espaço limitado no seu anúncio;
- A menos que você utilize outras formas de publicidade do Google, como o Google Shopping e publicidade no YouTube, você não pode incluir imagens ou vídeos para vender produtos e serviços;
- Dependendo de sua indústria, o custo por clique (CPC) pode ser substancial;
- Dependendo do seu mercado-alvo, a maioria do grande público potencial pode vir a ser irrelevante.
São anúncios criados por uma empresa no Facebook, que é servido aos usuários do Facebook com base na atividade do usuário, informações demográficas, informações utilização de um dispositivo, publicidade e marketing informações fornecidas pelo parceiro, e atividade fora do Facebook.
Os anúncios no Facebook tem texto e foto e podem direcionar para seu site ou fanpage. Se a sua opção for para divulgar a fanpage da marca, é possível promover através de histórias patrocinadas, posts patrocinados e a opção curtir.
Obviamente, o melhor lugar para promover a fanpage é dentro do próprio Facebook, quando as pessoas estão logadas e vivendo a experiência da rede social.
A segmentação o grande diferencial no Facebook. Você pode segmentar o seu público de forma muitas formas desde estado, cidade, sexo, idade até interesses pessoais, profissões e etc. Diferente das palavras-chave do Google Adwords, o Facebook Ads baseia seus anúncios em perfis e interesses locais.
- Campanhas são fáceis de rastrear;
- Afluxo imediato de tráfego;
- Controle total sobre seu orçamento diário e o CPC máximo;
- Retorno imediato sobre o investimento;
- Mais opções de segmentação, incluindo, cidades, regiões, idade, gostos/interesses, faixa de renda e outros dados demográficos;
- Mais fácil de configurar do que o Google AdWords;
- Você pode usar imagens e vídeos para captar o interesse de seu mercado alvo, ajudando você a vender seus produtos e serviços;
- CPC é relativamente barato, dependendo de sua indústria.
- Se criada e gerida de forma incorreta, pode ser caro, mas menos do que o Google AdWords;
- Dependendo do seu mercado-alvo, a maioria do grande público potencial pode ser irrelevante (por exemplo, se os seus produtos ou serviços são locais);
- Não há opção para segmentar seus anúncios em determinados momentos durante o dia ou em determinados dias da semana, a menos que você escolhe outro tipo de orçamento;
- Só é adequado àqueles que operam em mercados B2C;
- Alcançar as pessoas muito cedo no ciclo de compra poderia potencialmente reduzir a sua taxa de conversão.
Ambas são plataformas de publicidade incrivelmente poderosas que atendem a praticamente todos os tipos de negócios. Ao avaliar os pontos fortes de cada um e suas potenciais aplicações, também é evidente que as duas plataformas devem ser vistas de forma complementar, ao invés de opostas.
A melhor escolha depende do objetivo da empresa que anuncia. Se o objetivo é vender, o Google Adwords sai na frente. A taxa de conversão é mais alta, atinge-se mais pessoas e principalmente, atinge-se um usuário que pesquisa sobre o assunto e por isso, está mais propenso a efetuar a compra.
Além de impulsionar suas vendas, você terá um número maior no volume de acessos e cliques em seus anúncios, pois o alcance é infinitamente maior que o Facebook Ads, já que o acesso que parte por meio de pesquisa e palavras-chave direcionará melhor seu público, captando a intenção de compra dos consumidores.
Mas se o objetivo da empresa é a construção ou consolidação de uma marca, criar um relacionamento, fidelizar clientes, o melhor é usar Facebook Ads. Nesse caso, o retorno sobre o investimento é mais difícil de calcular, mas a longo prazo as redes sociais são ótimas ferramentas.
O fato de o Facebook se tratar de uma rede social e de relacionamento pode ter um diferencial e força maior para certos tipos de anunciantes, quando são feitas campanhas com a intenção de serem focos de engajamento com sua marca e a fidelização de clientes, por exemplo.
As duas plataformas compartilham algumas semelhanças e têm evoluído independentemente. Aproveitar ambos é uma estratégia de publicidade extraordinariamente eficaz.
É importante não ficar fechado aos conceitos de cada modalidade de anúncio. Os anúncios no Facebook também podem ser voltados para fora da rede social, como por exemplo, para uma Landing Page onde os consumidores podem adquirir seus produtos.
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