O email marketing é uma das estratégias mais acessíveis e eficazes para impulsionar seu ROI. Descubra como ele pode ajudá-lo a manter contato com clientes em potencial e gerar mais receita para sua empresa neste artigo!
Entre os principais benefícios do email marketing estão:
#1 Excelente relação custo-benefício
O email marketing é uma ótima opção para quem deseja alcançar mais pessoas por menos dinheiro. Comparado a outras estratégias de promoção, ele apresenta baixo custo e incrível potencial de retorno sobre o investimento.
#2 Capacidade de aumentar a consciência de marca
O email marketing permite que você alcance clientes e potenciais clientes diretamente em suas caixas de entrada, e todos os e-mails enviados lembram os destinatários de sua empresa e marca.
Mesmo que os clientes em potencial não entrem em contato com você, o email marketing permite que você permaneça no radar deles. Então, quando eles precisarem de seus produtos ou serviços, estarão mais propensos a escolher sua empresa.
Além disso, as pessoas que acompanham e gostam do seu conteúdo também estarão mais propensas a recomendar sua empresa a amigos e familiares.
#3 Facilidade de medir os resultados
Plataformas de email marketing, como MailChimp, facilitam o rastreamento e a análise de métricas importantes como as taxas de abertura, devolução e clique.
Esses dados podem fornecer informações importantes sobre os comportamentos e interesses dos destinatários. Por exemplo, você pode determinar qual conteúdo funciona melhor com clientes em potencial, quais dias têm as taxas de abertura mais altas, entre outras coisas.
Dessa forma, você consegue ajustar as suas campanhas com base nas descobertas e obter os melhores resultados possíveis.
Agora que você já sabe os benefícios do email marketing, que tal conhecer as estratégias que irão ajudá-lo a aproveitar ao máximo suas campanhas?
Nem todos os seus clientes querem a mesma coisa. A segmentação pode aumentar a relevância da sua mensagem e otimizar seus esforços de marketing.
Você pode dividir sua lista de acordo com várias características, incluindo:
Assim, você melhora a qualidade da sua comunicação e os resultados da campanha em uma só tacada.
Falando de relevância, você também pode personalizar seus e-mails para torná-los mais atraentes para consumidores individuais.
Você pode começar com algo simples, como incluir o primeiro nome do destinatário na saudação do seu email marketing. E ah, não se esqueça de testar seus e-mails para evitar chamar o cliente pelo nome errado (e denunciar sua automação :x).
Se você quiser levar a personalização para o próximo nível, é possível configurar o disparo de e-mails automatizados motivados por algum evento.
Por exemplo, se alguém comprar um sofá no seu site, você poderá enviar um e-mail com itens relacionados que complementam a compra, como almofadas ou até mesmo uma manta.
Estudos indicam que a personalização do email marketing aumenta as taxas de cliques em até 14% e as conversões em 10%. Então, se você quiser aumentar o ROI de seus e-mails, a personalização é uma ótima opção!
Seus e-mails estão chegando de forma consistente às caixas de entrada dos destinatários ou ficam presos por filtros de lixo eletrônico e spam?
Para que seu email marketing sobreviva no caminho até o cliente, você precisa criar conteúdo relevante e evitar o uso de palavras-chave de spam.
Você também deve sempre incluir um botão de cancelamento de inscrição na parte inferior de seus e-mails. Se as pessoas não conseguirem cancelar a inscrição com facilidade, elas provavelmente denunciarão seus e-mails como spam.
Enquanto as manhãs de segunda-feira podem ser um bom momento para enviar email marketing para algumas empresas, as tardes de quinta-feira podem funcionar melhor para outros negócios.
Os dias que você envia seus e-mails podem ter um grande impacto nas taxas de engajamento. Afinal, você quer que as pessoas abram e leiam seus e-mails.
Para determinar os melhores dias e horários para enviar email marketing, você pode acompanhar o desempenho dos envios anteriores e avaliar os resultados. Algumas ferramentas de automação trazem sugestões baseadas nessas análises.
Se você tem um e-commerce internacional, também é importante pensar nos fusos horários dos seus destinatários.
Hoje em dia, mais de 50% dos e-mails são abertos em dispositivos móveis - e esse percentual continuará crescendo.
Isso significa que você precisa ter certeza de que seus e-mails ficarão ótimos nos smartphones e tablets, além das tradicionais telas de computador.
Se seus e-mails não renderizarem bem em dispositivos móveis, os destinatários provavelmente os excluirão ou cancelarão a inscrição de seus e-mails.
A linha de assunto é essencial para fazer com que as pessoas abram seu email marketing. As melhores frases são concisas e pessoais, usam verbos fortes e dão aos leitores uma ideia precisa do que podem esperar encontrar dentro do email.
Você também pode usar o assunto para transmitir um senso de urgência. Por exemplo, "Não perca nossos descontos exclusivos".
Se você deseja aumentar a venda de um determinado produto ou incentivar os leitores a se inscreverem no próximo seminário on-line, os CTAs são uma ótima maneira de estimular o envolvimento e fazer com que seus inscritos tomem ações em seu site.
Lembre-se: antes de conseguir o que você quer, os usuários precisam saber exatamente o que é isso. A inclusão de CTAs cumpre esse papel no email marketing ao direcionar o leitor para onde quer que você queira.
Adicionar vídeos ao email marketing também é uma ótima maneira de aumentar o envolvimento. Isso dá aos leitores um visual que eles podem associar ao conteúdo e os incentiva a clicar nos links.
Curioso como os vídeos podem ajudar a impulsionar seu ROI? Um estudo realizado em 2017 revelou que incluir miniaturas de vídeos no email aumenta os cliques em até 22%!
Embora o email marketing seja uma ferramenta incrível para impulsionar o ROI, muitas empresas não sabem medi-lo corretamente.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2018, cerca de 70% das marcas não conseguem medir seu ROI adequadamente. E essa é uma estatística da qual você definitivamente não quer fazer parte.
Com isso em mente, aqui estão duas dicas bônus para impulsionar seu ROI via email marketing:
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