O tema ‘Vendas’ é um dos assuntos mais procurados, e claro que tem os seus motivos. Uma das atividades fundamentais de qualquer negócio é a venda, isso se não for a atividade principal.
Para que as empresas e os empreendedores consigam manter as portas abertas e o negócio em direção ao sucesso, é preciso vender.
Mas para que o processo de vendas seja feita da forma correta é necessário muita atenção na gestão comercial do seu negócio. Só dessa forma será possível estruturar suas ações da forma correta.
Não basta só propor mudanças, antes é necessário entender onde elas são necessárias. Por esse motivo, é fundamental identificar os possíveis problemas e começar a fazer os questionamentos certos:
Descubra inicialmente o que pode melhorar em seu processo de gestão.
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Todo negócio precisa ter metas e um objetivo alcançável. Isso também reflete em cada setor, cada departamento precisa ter as suas metas. No departamento comercial ter metas é fundamental.
Coloque na ponta do lápis todos os resultados que você deseja alcançar e direcione a equipe para chegar até as metas estabelecidas.
Manter a comunicação em dia é uma das ações mais importantes dentro do setor comercial. Ter um diálogo aberto é fundamental para otimizar a gestão comercial.
Não basta só falar, você também precisa saber ouvir o que os seus colaboradores têm a dizer e valorize as suas opiniões. Entenda qual o momento certo para fazer cobranças e também ofereça respostas práticas para as reivindicações dos seus colaboradores.
Um bom gestor deve se preocupar muito mais com a sua equipe do que com resultados brutos. Mas é válido ressaltar que, isso não quer dizer que você vai abrir mão do lucro, ao contrário, quando você se dedica ao capital humano, os resultados são muito melhores.
Com isso em mente, esteja sempre um passo à frente, coloque-se no lugar dos seus vendedores e saiba ser um grande líder, ao invés de ficar apenas observando do seu posto cobrando o que você mesmo não é capaz de fazer.
Todos os departamento da sua empresa precisam ter as condições adequadas para realizar as metas traçadas inicialmente. De nada adianta ficar cobrando constantemente resultados se as ferramentas de trabalho estão defasadas.
Isso também é válido nas condições do ambiente, como ventilação, iluminação, conforto e refeições, e as circunstâncias externas como transportes, formas de pagamento e tudo o que possibilita que o seu colaborador realize as atividades com excelência.
Além disso, disponibilizar sistemas e softwares ágeis, e que centralizem as informações, otimiza o tempo da equipe.
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Toda vez que um colaborador aprende um novo conceito ou atividade, consequentemente irá valorizar o seu currículo e isso o deixará mais motivado para trabalhar. Otimizar a gestão comercial também passa pela satisfação do colaborador.
Por esse motivo, treine sua equipe e deixe-a preparada para a rotina de trabalho.
Só estipular metas não é suficiente, é preciso reunir à equipe e definir toda a estratégia de vendas. Isso significa organizar desde a manufatura até a logística de entrega dos produtos, além da prospecção de novos clientes, abertura de cadastros e campanhas específicas para aumentar as negociações.
Estratégias de automação de marketing com o devido foco reduzirão esse atrito e te trarão melhores resultados, ajudando você a continuar cultivando o relacionamento com os clientes bem depois que eles são repassados para as Vendas e o negócio é ganho.
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O gestor comercial precisa sempre ter à mão o controle do seu estoque. O monitoramento tem a função de saber a quantidade exata de produtos e a sua rotatividade por período. Isso evita grande capital parado em épocas de queda nas vendas, ou o contrário, a falta de produtos muito procurados.
Uma boa forma de fazer um controle de estoque do jeito correto, é usar um módulo de estoque disponível em sistemas integrados de ERP.
Você até pode ter fornecedores excelentes, ainda assim, não pode abrir mão de manter uma pesquisa de preço no mercado. Estar atento te ajuda a entender como está a economia e consegue solidificar a empresa.
Procure analisar também os preços que vocês estão cobrando e saiba se adequar à realidade. Compare os valores cobrados e pagos e esteja sempre atento ao que pode enxugar no orçamento.
Sua cadeia de suprimentos não pode falhar, ou então tudo vai virar uma verdadeira bola de neve. Mesmo com o estoque em dia, mantenha uma gestão dos pedidos de compra a médio e longo prazo. Mantenha sempre organizado e armazene todos os históricos de negociações, pois essas informações podem ser muito úteis.
Esses são os 10 passos para uma Gestão Comercial de sucesso.
Esperamos ter ajudado.
Até breve!
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